Buscar

Prova de Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Educação Ambiental, Diversidade, Libras e Políticas de Inclusão
Quanto à LIBRAS – A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela legislação brasileira em 2002, firmando-se como uma língua brasileira. Não se trata de uma forma de expressão ou um dialeto, mas sim de uma língua oficial, assim como o português. Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada.
Assim, o português é uma língua falada e a Libras é uma língua sinalizada.
Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:
I. Segundo o IBGE, existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva.
II. Em 1880 durante o II Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, que aconteceu em Milão (Itália), que o método de ensino mais adequado aos surdos seria a oralização.
III. “Deficiência auditiva” é referente ao aspecto clínico.
IV. É incorreto chamar quem não escuta de surdo, o correto é surdo-mudo;
V. É incorreto chamar quem ouve de ouvinte.
É verdadeiro o que se afirma em:
R:  I, II, III e IV
O povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Todos esses povos trouxeram em sua bagagem memórias e elementos representativos de diferentes culturas e civilizações. Podemos dizer que o Brasil é uma rica combinação desses ingredientes, que contribuíram para formar a identidade, a cultura e a história do brasileiro como povo (MUNANGA; GOMES, 2006). No entanto, grande parte dos brasileiros não tem ideia dessas origens, e desconhece as tradições que estes povos e de outros que ajudaram a formar a nação brasileira.
Assinale a seguir a alternativa que apresenta o que este desconhecimento, referente a formação da nação brasileira, tem promovido:
Preconceito e estimulado as desigualdades sociais, e indica ausência de democracia racial, cultural e política.
No tocante à Educação enquanto promotora da cidadania é correto afirmar que o ensino deve ser dialético e interligado a todos os aspectos da vida coletiva. Assim sendo, o trabalho não deve ser visto apenas como forma de subsistência, mas de mola impulsionadora do progresso social, fruto dos saberes individuais, do esforço físico e mental.
Diante dessa afirmativa e de acordo com os estudos das videoaulas e do livro-base, é importante afirmar que:
I. Todo o conhecimento obtido deve ser aplicado a uma atuação prática e abrangente.
II. As discussões e saberes devem extrapolar os limites da sala de aula, sendo reproduzidos em casa e nas relações sociais como um todo;
III. A educação não compreende somente a transmissão do conhecimento, mas sua aplicação no cotidiano e na mudança de comportamentos;
IV. O aluno deve ser colocado num papel ativo, dinâmico e coparticipante do processo educativo.
V. A educação deve ser pautada em valores éticos e morais inquestionáveis para ser bem-sucedida em sua missão de educar.
Diante das afirmativas acima, é possível destacar o que está correto em:
R: as alternativas I, II, III e IV
As discussões sobre a Educação Ambiental no Brasil começaram a partir da década de 1970. As conferências até então exerceram pressão até nos países mais resistentes. Por isso, costuma-se afirmar que a inserção da EA no contexto nacional aconteceu muito mais pela força de pressões internacionais do que por movimentos sociais de cunho ambiental nacionalmente consolidados (LOUREIRO, 2004).
Tendo em vista essa afirmação, podemos considerar que:
I. A Educação Ambiental começa a ter importância a partir da Rio 92, que trouxe para a realidade do país um panorama do que acontecia internacionalmente.
II. O Governo Militar foi um dos principais incentivadores da Educação Ambiental no país durante o período de 1964/1984;
III. Não há nenhum registro de EA na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96)
IV. A multidisciplinaridade é um dos elementos-chave para a aplicação da Educação Ambiental.
As alternativas corretas são:
R: As alternativas I e IV.
O termo sustentabilidade, tão utilizado atualmente, surgiu na década de 1980. Nas conferências realizadas neste período, foi estabelecida a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, o qual é definido por: “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002).
Contudo, a palavra sustentabilidade é ampla e a Organização das Nações Unidas (ONU) define três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo.
Dessa forma marque a alternativa correta que apresenta os três pilares.
R: Ambiental, econômico e social.
A busca pela identidade da Cultura implica falar sobre costumes, valores, ideias e comportamentos, adotados por uma sociedade ou um grupo específico. Strobel (2008) define que a cultura surda é o jeito de o sujeito Surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, o que compreende a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizando assim a identidade surda.
Analisando as definições sobre a identidade surda, indique a correta:
 Identidade surda incompleta: é o surdo que não se aceita, pelo sentimento de inferioridade em relação aos ouvintes.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento criado em 2017 e que dispõe sobre as competências necessárias para os alunos em cada etapa de formação. Seu texto é composto pelas necessidades do contexto social e econômico atual, embasado em conhecimentos sólidos e que visam uma formação eficiente. Ela traz a necessidade dos alunos de pensar por si próprios, articulando habilidades críticas e criativas para questões diversas. Resolver problemas sociais, questionar situações, resolver conflitos e encontrar soluções para questões variadas são algumas dessas competências. Diante disso, marque (v) para verdadeiro e (F) para as alternativas abaixo dentro da proposta da BNCC:
( ) A formação do aluno tem um aspecto muito mais vasto do que meramente a aprendizagem de um ofício ou obtenção de um diploma.
( ) A percepção de que somos todos cidadãos de um mesmo mundo e que todas as nossas ações irão impactar a sociedade e meio ambiente é a essência da questão.
( ) Saber como atuar de maneira calma e cautelosa é a necessidade básica da formação do aluno, incentivando inclusive o aluno ao exercício de relaxamento.
R: V- V- F.
A educação ambiental tem como objetivo gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, quanto à proteção dos elementos naturais. O desenvolvimento sustentável deve estar aliado à educação ambiental, a família, a escola e a sociedade em geral.
A partir do século XX passou a se discutir mais sobre o impacto da sociedade no meio ambiente, e a necessidade de um pensamento global começou a traçar caminhos.
Analise as informações sobre as principais conferências mundiais relacionadas ao meio ambiente:
I. A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, foi o primeiro evento mundial para discutir o meio ambiente e suas relações com o ser humano. Realizada em Estocolmo, na Suécia, estabeleceu princípios para questões ambientais internacionais, incluindo direitos humanos, gestão de recursos naturais, prevenção da poluição e relação entre ambiente e desenvolvimento.
II. A Carta de Belgrado assinada por 65 países, afirma que a questão ambiental não pode ser relacionada à pobreza, à exploração, à fome e a outros aspectos. As preocupações devem estar voltadas somente as grandes indústrias geradoras de poluições e a exploração de recursos minerais.
III. A Conferência de Cúpula da Terra (Rio 92), inseriu a questão de acordos e protocolos a serem seguidos pelos países participantes, dando origem a Agenda 21, homologada 10 anos depois na Cúpula de Johannesburgo. A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.IV. A Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática é, atualmente, um dos mais importantes eventos ambientais do mundo. Um dos maiores avanços proporcionados pela COP foi a criação do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que sela um acordo de redução de emissão de gases poluentes para a camada de ozônio.
Está correto o que se afirma em:
 R: As afirmativas I, III e IV estão corretas.
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, 2008). A ideia de Educação Especial como uma proposta pedagógica dá lugar à ideia de disponibilização de recursos e serviços, como evidenciado na redação do Decreto 6.571/2008. Diante desse decreto descrito no contexto, a expressão “educação especial” foi substituída por:
Atendimento educacional especializado.
“A educação não é a chave para a transformação, mas é indispensável. A educação sozinha não faz, mas sem ela também não é feita a cidadania” (FREIRE, 1995, p.74). No que se refere à educação e cidadania é correto o que se afirma em:
I) A educação deve formar alunos críticos, capazes de produzir conhecimento e raciocínio próprios, representando um cidadão ativo dentro da sociedade.
II) O educador é um agente neutro no processo de educação e aprendizagem, devendo promover os saberes curriculares fundamentais aos alunos.
III) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a necessidade dos alunos desenvolverem a capacidade de pensar de forma autônoma e articular os saberes de forma crítica.
IV) O direito à educação é garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do adolescente, cabendo ao Estado, em conjunto com a família e a sociedade como um todo, busquem efetivar a educação de qualidade.
R: I, III e IV.

Continue navegando