Buscar

Ação microbicida do álcool etílico e isopropílico

Prévia do material em texto

Ação microbicida do álcool etílico e isopropílico
Os álcoois etílicos e isopropílicos são considerados desinfetantes de nível intermediário, o que os tornam úteis como antissépticos de pele e na limpeza de superfícies e instrumentos. Como desinfetante de superfícies com matéria orgânica esses álcoois não são muito efetivos, pois a matéria pode funcionar como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos (VENTURELLI et al., 1999).
Tais álcoois caracterizam-se como desinfetantes e antissépticos, mas não possuem propriedade esterilizante. Apresentam atividade contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (vírus causadores da influenza, das hepatites B e C, e da SIDA), fungos e microbactérias. Esses dois álcoois não apresentam ação contra esporos e vírus não envelopados (vírus da hepatite A e Rinovírus) (SANTOS et al., [20--?]).
Em geral o álcool etílico funciona melhor contra vírus, enquanto que o isopropílico é considerado mais eficaz contra bactérias. A atividade ocorre devido à remoção de lipídios e desnaturação de proteínas, inclusive dos envelopes de alguns vírus (SANTOS et al.,

Continue navegando