Buscar

Estudo Transversal V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal V (17603)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512739) ( peso.:10,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	Por meio da Gestão do Conhecimento, a organização amplia sua visão sobre o papel das pessoas na criação de estratégias competitivas mais consistentes, pois o conhecimento é diretamente ligado às pessoas e consiste em ativos individuais e coletivos com foco em alcançar resultados positivos na organização. Portanto, o conhecimento é um ativo valioso, resultado da combinação de dados, informações e conhecimento que podem ser usados para auxiliar a tomada de decisão. Angeloni (2003) nos diz que precisamos qualificar as decisões competitivas a serem tomadas, enfrentar o desafio de transformar dados em informação e informação em conhecimento. Sobre as diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.
	 a)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.
	 b)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	 c)
	(1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	 d)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.
	2.
	Cada vez mais, a infraestrutura tecnológica se faz presente nos processos de negócios, fortalecendo os ambientes organizacionais e as competências dos colaboradores. Desse modo, na implementação da gestão do conhecimento organizacional, existe um conjunto de ferramentas tecnológicas com o objetivo de oferecer maior acesso ao conhecimento, fortalecendo os canais de comunicação e eliminando suas distâncias. Com relação às principais ferramentas utilizadas para as práticas da gestão do conhecimento destacam-se os "Portais Corporativos". Sobre a definição de Portais Corporativos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Útil em organizações que utilizam variados tipos de sistemas, com diferentes tecnologias e fornecedores, sendo imprescindível o atendimento a requisitos como escalabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.
	 b)
	Ferramenta para tornar mais prática a relação do usuário com os dispositivos móveis como forma de manipulação e acessibilidade às funcionalidades de sistemas, convertendo a informação textual em áudio para o usuário.
	 c)
	São programas que demonstram um comportamento inteligente similar ao de uma pessoa que é especialista em um assunto na solução de um problema, a fim de tratar problemas pouco estruturados através de técnicas computacionais.
	 d)
	É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesses em um único local, como suporte à tomada de decisão, na qual seus empregados compartilham experiências em fóruns, chats, registram documentações etc.
	3.
	Todos os colaboradores de uma organização e, de forma especial, sua alta administração, vêm utilizando com mais frequência o conhecimento voltado aos conceitos práticos de que há organizações que utilizam aprendizagem com feedback loop, ciclos de conversão do conhecimento tácito e explícito, entre outros. Sobre os benefícios da gestão do conhecimento em uma organização, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Eliminar a realização de atividades burocráticas e de baixo valor, a fim de reduzir custos e retrabalhos.
	 b)
	Desenvolver novas capacidades entre os funcionários, tornando-os mais inovadores e competitivos.
	 c)
	Minimizar a colaboração entre os funcionários e seu acesso às fontes de informações e de aprendizagem.
	  d)
	Construir processos organizacionais que possam proteger os ativos da informação e do conhecimento existente na empresa.
	4.
	A tecnologia da informação é gerada e explicitada devido ao conhecimento das pessoas, e tem sido cada vez mais intensamente empregada como instrumento para os mais diversos fins. É utilizada por indivíduos e organizações para acompanhar a velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo, para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos, além de servir como suporte à análise de mercados e tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com competidores. Sobre as ferramentas descritas por Terra (2004) que possibilitam a prática de gestão de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: TERRA, José C. Cyrineu. Perspectiva prática da implantação da Gestão do Conhecimento na era do conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004.
	 a)
	Software de Inteligência Competitiva: trata de oferecer informações de tomada de decisão sobre o ambiente da organização, utilizando técnicas da computação ubíqua, ontologias e web semânticas.
	 b)
	Business Intelligence (BI): permite manipular grandes quantidades de dados operacionais por meio de ferramentas de mineração de dados, como o Data Mining e Data Warehouse.
	 c)
	Sistemas para a Construção de bases inteligentes de conhecimento: permite a partilha de informações de forma estática com foco em estratégias internas da organização.
	  d)
	Groupware: permite que grupos de pessoas possam trabalhar em conjunto mesmo havendo a distância, aumentando a colaboração e a comunicação interpessoal.
	5.
	Quando se pensa em um Sistema de Gestão do Conhecimento, é comum associar as diversas ferramentas tecnológicas. Isso se deve ao fato de que a Gestão do Conhecimento é um modelo de gestão apoiado pela tecnologia da informação e indivíduos. Entre as principais ferramentas tecnológicas e estruturais utilizadas na implementação de GC organizacional, podemos citar: Portais Corporativos, sistemas gestores de conteúdo, Comunidade de Prática, Ensino a Distância e Sistemas Tutores Inteligentes. No que se refere aos Sistemas Tutores Inteligentes, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os Sistemas Tutores Inteligentes se caracterizam por representarem separadamente os recursos utilizados ao ensino com a forma pedagógica de aprendizado, facilitando o processo de comunicação entre professor e aluno.
	 b)
	A principal função dos Sistemas Tutores Inteligentes é adaptar as informações disponíveis nos sistemas educacionais aos fatores cognitivos dos indivíduos, a fim de atender de forma correta seu estilo, interesse e necessidades.
	 c)
	Os Sistemas de Tutores Inteligente se destacam no contexto de educação a distância por oferecerem feedback automatizado aos alunos em caso de dúvida, sem a intervenção do professor.
	 d)
	Os Sistemas Tutores Inteligentes utilizam a Inteligência Artificial e de alta complexidade, exigindo muita experiência dos seus usuários devido às dificuldades de iteratividades neles existentes.
	6.
	Segundo Gomese Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
	 a)
	Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças; subsidiar o processo de tomada de decisão; avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas; e subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
	 b)
	Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
	 c)
	Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
	 d)
	Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
	7.
	As organizações precisam criar ambientes de troca, que favoreçam e estimulem as pessoas a demonstrar o que sabem, fazendo com que queiram compartilhar informações. O tempo em que reter informações era garantia de mais poder e estabilidade nas empresas já se foi. Sobre os conceitos do compartilhamento do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Se o funcionário não compartilha conhecimento ele acaba tendo maior reconhecimento nas organizações, pois demonstra ser alguém de maior confiança e centralizador do conhecimento.
	 b)
	Compartilhar conhecimento pode contribuir para novos projetos e no crescimento profissional. Quando uma pessoa compartilha conhecimento, ela se expõe e os outros a enxergam, logo, sua carreira pode ter um salto muito maior do que se não compartilhasse nada.
	 c)
	Com as mudanças em algumas corporações, compartilhar conhecimento passou a ser um princípio fundamental para reduzir a perca da produtividade e tempo e ainda estimular a ação de novos projetos.
	 d)
	A educação corporativa deverá garantir esta cultura de inovação através da disseminação do conhecimento.
	8.
	O conhecimento é um ativo extremamente importante nas organizações e inúmeras são as definições de Gestão do Conhecimento. Segundo Runte (2011), são vários os aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento: papel da alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto dos sistemas de informação e mensuração de resultados, alianças estratégicas, entre outros. Esta abordagem reflete a compreensão de que a Gestão do Conhecimento implica, necessariamente, na coordenação sistêmica de esforços em vários planos: organizacional e individual; estratégico e operacional e normas formais e informais. Sobre as definições da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: RUNTE, Glória Irene Braz da Cunha. Gestão do Conhecimento: os desafios da implantação de um modelo integra o caso ANS. Dissertação de mestrado em Administração Pública. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/9063/1422899.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
	 a)
	Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os demais campos relacionados à Gestão do Conhecimento.
	  b)
	A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.
	 c)
	Segundo os gurus da área de Gestão de Conhecimento, Nonaka e Takeuchi, os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica, denominada de Espiral do Conhecimento.
	 d)
	A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia a dia de muitos executivos.
	9.
	A capacidade de aprendizagem corporativa é traduzida por capacidade de criação de Conhecimento Organizacional. Organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização. No que tange à gestão do conhecimento educacional organizacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste em permitir maiores chances de tomada de decisão, otimizando o tempo de manutenção e retrabalho nas atividades.
	 b)
	Representa as tarefas realizadas de forma individual, estabelecendo a cultura de aquisição e compartilhamento dos saberes com vista a melhores resultados corporativos.
	 c)
	É imprescindível para normalizar as práticas de gestão organizacional formalizando sua forma de aquisição e compartilhamento do conhecimento com vista aos processos educativos.
	 d)
	É imprescindível para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecimento da cultura de aquisição e compartilhamento do conhecimento com vista a melhores resultados educativos.
	10.
	A evolução tecnológica que envolve as organizações e as pessoas atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela internet. No que tange à importância e uso da gestão do conhecimento e tecnologia da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Sistemas de Informação só podem ser úteis na medida em que os dados, informações e bases de conhecimento que os alimentam sejam confiáveis, relevantes e atualizados.
	 b)
	As tecnologias da informação e comunicação são grandes aliadas à prática da gestão do conhecimento, armazenando aquilo que pode ser o conhecimento produzido por uma organização.
	 c)
	Precisamos da tecnologia da informação para que possamos nos comunicar melhor e obter maior qualidade no compartilhamento de informação de forma segura e ágil.
	 d)
	A tecnologia da informação, além de armazenar informações, poderá ser utilizada para indicar as habilidades específicas das pessoas (atenção, percepção, memória) para a solução de problemas.
Bottom of Form

Continue navegando