Buscar

Arte contemporânea

Prévia do material em texto

Arte contemporânea 
Leticia Novaes 1º EDIEM 
O que é Arte Contemporânea ?
É uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, trás expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, ou seja, te fazem pensar no que o autor quis transmitir ao fazer aquela obra e não só comtempla -lá pela sua estética. 
 Essa tendência trouxe uma nova mentalidade no mundo artístico, rompendo com alguns aspectos da arte moderna e conservando outros como o desejo pelas invenções e experimentações artísticas 
A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final.
Quando a Arte contemporânea surgiu ?
Não se sabe ao certo mais dizem que foi em meados da segunda metade do século XX, após a 2º guerra Mundial.
No período do pós-guerra o sentimento era de reconstruir o que havia sido destruído, e aproveitar o momento, meio que comemorar/agradecer porque estavam vivos;Foi nesse período que os artistas passaram a enxergar novos meios de se expressa artisticamente se manifestando através da musica, da dança, das esculturas, da moda, do teatro...
Características da Arte Contemporânea 
Arte contemporânea traz mistura de estilos artísticos, obras interativas, obras questionam a definição de arte, aproximação com a cultura popular, uso de diferentes materiais para a produção das obras, lugares diferentes como paredes de ruas em vez de telas... 
Artistas Comtemporâneos 
Eduardo Kobra - Veio da periferia de São Paulo e tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas do mundo tendo feito obras em 5 continentes.
Uma de suas obras mais famosas é “O Beijo”,executada em 2012 no High Line, em Nova York; É uma releitura da fotografia feita pelo jornalista Alfred Eisenstaedt em 13 de agosto de 1945, quando o povo saia as ruas para comemorar o fim da segunda Guerra Mundial.
 
Sua Arte Urbana começou a ganhar visibilidade, participou do projeto Muro das Memória, onde produzia fotos antigas de são Paulo nos muros da cidade em tons de sépia ou preto e branco , trazendo um estilo de grafite diverso daquele que se espalhava pela cidade. Kobra se tornou um pesquisador de imagens históricas e muitas vezes elas foram estampadas em muros gigantescos pelo mundo isso acabou servido para resgatar a importância de lugares e fortalecer a sensação de pertencimento de seus habitantes .
 
 - Muro das Memórias, Av. Sumaré 
 (Obra já coberta)
Jean-Michel Basquiat - nasceu no dia 22 de dezembro de 1960, no bairro do Brooklin, em Nova Iorque, aos trés anos de idade Jean já traçava caricaturas e copiava figuras que então povoavam os desenhos que ele gostava de assistir na TV. Já aos seis anos o tinha como um de seus programas culturais preferidos visitar o Museu de Arte Moderna, MOMA, chegando até mesmo a adquirir uma identificação de sócio-mirim. Quando tinha 17 anos de idade, ele e Al Diaz, um amigo, começaram a grafitar em edificações desabitadas de Manhattan. Ambos deixavam sempre uma marca nas imagens por eles criadas – ‘SAMO’ ou ‘SAMO shit’, abreviação da expressão "same old shit", traduzida como ‘a mesma merda de sempre’.
Ele se torna famoso, inicialmente, por seus grafites, na sua própria terra natal, depois se destaca como artista neo-expressionista. O artista se tornou mais célebre em 1980, quando integrou uma mostra coletiva – The Times Square Show - financiada por uma empresa denominada ‘Colab’. Um ano depois, sua trajetória profissional foi alavancada mundialmente de uma vez por todas, graças a uma crítica positiva escrita por René Ricard, um nome de grande destaque nos meios culturais da época. 
Jean morreu de overdose em 1988, no próprio estúdio. Sua vida foi levada às telas postumamente, sob a direção de seu amigo Schnabel, protagonizado por Jeffrey Wright. Suas obras ainda causam profunda impressão em artistas contemporâneos e, não raro, são negociadas em leilões de arte por preços muito elevados.

Continue navegando