Buscar

Temas Contemporâneos em Educação AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- “Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
A - Marchesi e Palacios (2004). CORRETA
B - Freire Luciano (2008).
C - Angelo e Mandulão (2006).
D - Marsiglia e Freire (2006).
E - Angelo e Luciano (2006).
2- De acordo com nossos estudos sobre os povos ciganos (p. 74 a 83), eles permitiram conhecer os pré-requisitos necessários para ser um líder cigano. Em relação a esses requisitos, assinale a alternativa correta:
A - Fazer as regras, dividir as tarefas e criar as leis do grupo, são alguns pré-requisitos para ser um líder cigano.
B - Os ciganos não possuem um único líder, pois as comunidades ciganas são lideradas pelo chamado conselho dos anciãos. Para fazer parte desse conselho o único pré-requisito é ter idade superior a 60 anos.
C - São alguns pré-requisitos para ser um líder cigano: possuir carteira de identidade, para alugar terrenos; participar de feiras ou montar um circo; ser capaz de manter negociações entre o Poder Público e a comunidade; resolver os problemas internos da comunidade.CORRETA
D - São pré-requisitos para ser líder cigano: conhecer as rezas, correntes de orações, garrafadas de ervas, chás e simpatias e realiza rituais de cura para seus problemas de saúde bem como de seus liderados.
E - O único pré-requisito para ser um líder cigano é preservar a cultura poligâmica do grupo.
3-Apresenta-se no material didático uma divisão histórica das mulheres em três grupos, sendo que apenas a um deles era permitido pensar. Assinale a alternativa que apresenta esse grupo.
A - Esposas.
B - Concubinas. CORRETA
C - Cozinheiras.
D - Médicas.
E - Professoras.
4- Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado. De acordo com o conteúdo estudado no Capítulo 2, do livro didático desta disciplina, dentre as ações da escola enquanto espaço de convívio social, encontra-se a de estar em constante formação sobre:
A - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
B - as questões relacionadas exclusivamente à inclusão escolar.
C - os aspectos culturais de sua comunidade, somente.
D - a nova Base Nacional Comum Curricular.
E - as temáticas como: diversidade cultural, questões étnico-raciais, questões de gênero e inclusão, entre outras mais. CORRETA
5- Considerando o exposto acima, analise as assertivas.
I. O Brasil é um país, formado por diferentes culturas e etnias. Contudo, historicamente observa-se que a representatividade dos diferentes povos ainda é pouco disseminada.
II. A falta de conhecimento sobre a história cultural do país, contribui na difusão das ações discriminatórias, racistas, sexistas e preconceituosas.
III. Pela colonização europeia, o Brasil, reforçou por vários anos na educação escolar a cultura desses povos como produção historicamente acumulada. Nesse sentido, a representatividade de povos indígenas e negros, foi introduzida tendo em vista suas características culturais e. identidade.
IV. As etnias indígenas vivenciam as consequências de um processo histórico de discriminação e preconceito. Essas marcas se apresentam até hoje, pela estereotipação do índio.
Considerando as assertivas, é correto apenas o que se afirma em:
A - I, II e IV.
 B - II e IV.
C - I, II e III.
D - I, II, III e IV.
E - I, II, IV. CORRETA
6- Segundo Cury, em artigo publicado na Escola de Gestores do MEC, “a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil”. Disponível em:. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Considerando as informações apresentadas pelo texto, avalie as afirmações a seguir.
I O termo cidadania, usado no texto, explica o papel do cidadão quanto às tomadas de decisões individuais e/ou coletivas, caracterizando desse modo, umas das formas de exercer e reivindicar seus direitos.
II Um dos princípios da cidadania é excluir toda e qualquer pessoa que seja dependente, seja social ou econômica.
III Cabe aos cidadãos organizarem-se em grupos sociais, objetivando pleitear melhorias e qualidade na educação, para terem acesso aos mesmos direitos das classes privilegiadas bem como permitir sua entrada no cenário político nacional. Está correto o que se afirma em:
A - Está correta I, apenas
B - Está correta II, apenas
C - Estão corretas I e II, apenas
D - Estão corretas I e III, apenas
E - Estão corretas I, II e III CORRETA
7- Outro conteúdo importante para entendermos o multiculturalismo diz respeito à inclusão. Esse assunto é abordado em nosso livro didático– Inclusão: ensinando e aprendendo na diversidade. Sobre o conceito das necessidades especiais educativas, no Brasil, é correto afirmar que:
A - Abrange apenas as crianças e jovens com deficiência intelectual, seja ela leve, moderada ou severa.
B - Diz respeito, somente, às necessidades educativas dos surdos, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de LIBRAS.
C - Foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997), abrangendo todas as crianças e jovens com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. CORRETA
D - Foi adotado desde 1960 e abrange crianças e jovens, cujas necessidades envolvam dificuldades de aprendizagem.
E - Diz respeito às crianças e jovens com deficiência visual ou cegueira, estabelecendo sua inclusão nas classes regulares de ensino.
8- Segundo Rubim (apud CORNELL; THURSCHWELL, 1987, p. 171), Homens e mulheres são, evidentemente, diferentes. Mas não são tão diferentes como dia e noite, terra e céu, yin e yang, vida e morte. De fato, do ponto de vista da natureza, homens e mulheres estão mais pertos um do outro do que qualquer outra coisa – por exemplo, montanhas, cangurus, ou palmas de coqueiro. A ideia de que homens e mulheres são mais diferentes um do outro do que qualquer outra coisa deve provir de algum lugar que não seja a natureza. Considerando a explicação de Rubim, analise as sentenças a seguir e assinale a verdadeira.
9- 
A - A luta por igualdade de direitos pelas mulheres vem por quebrar um paradigma institucionalizado socialmente, pelos homens, destinando afazeres específicos para mulheres e outros para homens. CORRETA
B - Com o advento das mulheres ao mercado de trabalho e a vida política, vem transformando o modo de viver das mulheres. Hoje observamos que mundialmente todas as mulheres tem seus direitos resguardados.
C - A luta pela identidade de gênero, vem contribuindo para a definição de estereótipos entre homens e mulheres.
D - O sexíssimo praticado socialmente, vem ressignificando a compreensão e valorização que não há diferenças entre homens e mulheres.
E - A família é um dos principais lugares, onde se fortalecem relações de diferenciação entre homens e mulheres. A mulher considerada frágil, e o homem, um guerreiro. As relações sexistas são inexistentes em nossa sociedade.
9- “As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolidacomo força emergente?
A - 1983.
B - 1989.
C - 1975.
D - 1980.
E - 1978. CORRETA
10- De acordo com o livro texto desta disciplina, historicamente a mulher sempre foi tratada de forma subalterna, tendo seu espaço reduzido quase que exclusivamente ao ambiente doméstico. Tal realidade começa a mudar a partir do século XX, devido ao afastamento dos homens dos seus empregos, que foram ocupados pelas mulheres devido:
I. A peste que assolou a Europa.
II. À conscientização da sociedade do valor da mulher.
III. Á interferência da igreja.
IV. Ás duas grandes guerras. É correto apenas o que se afirma em:
A - Somente na alternativa II.
B - Somente na alternativa IV. CORRETA
C - Somente na alternativa I.
D - Somente na alternativa I e III.
E -
Somente na alternativa II e III.

Continue navegando