Buscar

No período imperial

Prévia do material em texto

No período imperial, ocorreram muitas revoltas, e cada uma deu sua contribuição para que ocorressem mudanças no plano político do império.
De acordo com o texto estudado, quais foram as principais revoltas?
Escolha uma:
a. Revolta Praieira, dos Canudos, Farroupilha, Chibata, Balaiada. 
b. Revolta da Chibata, Cabanada, Balaiada, Canudos, Farroupilha. 
c. Cabanada, Sabinada, Balaiada, Revolta Praieira, Revolta Farroupilha. 
d. Balaiada, Cabanada, Contestado, Sabinada, Farroupilha. 
e. Revolta da Armada, dos Canudos, do Contestado, da Vacina, da Chibata. 
Assinale a afirmação correta sobre a política no Segundo Reinado no Brasil.
Escolha uma:
Escolha uma:
a. A política imigratória, o abolicionismo e a separação entre a Igreja e o Estado fortaleceram a monarquia e suas bases sociais, na década de 1870. 
b. Tratava-se de um Estado centralizado, política e administrativamente, sem condições de promover a expansão das forças produtivas no país. 
c. O imperador se opunha ao sistema eleitoral e exercia os poderes Moderador e Executivo, monopolizando os elementos centrais do sistema político e jurídico. 
d. O surgimento do Partido Republicano, em 1870, institucionalizou uma proposta federalista que já existia em momentos anteriores. 
e. Teve como centro econômico as regiões norte e nordeste do Brasil. 
Qual foi o motivo para que fosse decretada a tarifa Alves Branco em 1844?
Escolha uma:
a. Era elevar o imposto sobre importação, forçando os consumidores brasileiros a procurar similares nacionais. 
b. Criação de  um  novo imposto para alavancar a elite agrária do Brasil pois o café se transformou e se consolidou como o principal produto brasileiro para exportação, provocando um grande crescimento econômico. 
c. Era efetivar a intervenção brasileira na região do rio da Prata, mais especificamente em assuntos internos argentinos e uruguaios, para garantir seus interesses. E incidente ficou conhecido como Questão Cisplatina. 
d. Era diminuir a importação de produtos oriundas da Inglaterra, foram sobretaxados os produtos em até 60%, ocasionado o rompimento de relações diplomáticas entre os dois países, ficando conhecido também como Questão Christie. 
e. Era elevar todos os impostos cobrados da população, para alavancar a indústria brasileira, para que a mesma fosse competitiva frente aos produtos importados. 
Analisando a tabela sobre a economia do Segundo Reinado podemos CONCLUIR que:
Escolha uma:
a. o Brasil deixou de ser um país monocultor e diversificou sua pauta de exportação sendo o café o principal produto exportado. 
b. a diversificação da agricultura de exportação foi um dos fatores que contribuiu para o grande desenvolvimento  industrial brasileiro no final do século XIX. 
c. a segunda fase da Revolução Industrial ocorrida a partir de 1850 contribuiu para que o algodão tornasse o produto mais exportado. 
d. o fim do tráfico negreiro ocorrido a partir de 1850 contribuiu para queda das exportações de café devido a falta de mão de obra. 
e. a entrada maciça de imigrantes ingleses, ocorrida na segunda metade do século XIX, fez com que a Erva-mate tornasse o principal produto agrícola brasileiro. 
“O mercado interno brasileiro não consumia, principalmente porque a produção do café era feita em larga escala. Portanto, o Brasil dependia do mercado externo. Os Estados Unidos tornaram-se o principal consumidor do café brasileiro, além da Alemanha e Escandinávia. Porém, mesmo que a produção fosse tão volumosa, as técnicas para o trabalho nos cafezais ainda eram simples e o sistema de transporte era precário”
Nesse sentido, responda qual foi a solução tomada para escoar a produção de todo o café que seria exportado.
Escolha uma:
a. A construção de novas rodovias, como por exemplo, a Via Anchieta, que leva todos os produtos diretamente ao porto de Santos. 
b. A compra de novos navios que levaria toda a produção  para os países importadores, fazendo com que além do lucro com a venda do café, teria também um grande lucro com o transporte por meio dos fretes cobrados. 
c. A construção de estradas de ferro, financiadas por uma Companhia Inglesa, a São Paulo Railway Co. Limited. 
d. Desenvolvimento do  transporte fluvial considerando que muitos rios do Estado de São Paulo são navegáveis e desembocam no mar de Santos. 
e. A inovação em atrelar vários carros de boi para maximizar o transporte das sacas de café, com pontos de paradas específicos para troca e alimentação dos animais e seus condutores. 
A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:
I - o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.
II - a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.
III - o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.
IV - a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e III são corretas. 
b. II e IV são corretas. 
c. I e III são corretas. 
d. III e IV são corretas. 
e. I e II são corretas. 
Qual a primeira teoria levantada para explicar os motivos que levaram à guerra do Paraguai?
Escolha uma:
a. A guerra do Paraguai foi provocada pelo Brasil e Argentina sob influência da Inglaterra, pois a mesma via nesse país um obstáculo para seus interesses. 
b. O conflito iniciou por motivos diplomáticos com a Bolívia. Nessa época já existiam grandes plantações de coca no sul do país, e o norte do Paraguai não aceitava o contrabando que passava por suas terras ao norte. 
c. Os Estados Unidos foram os principais interessados e aniquilar o Paraguai, no intuito de aumentar seu  território em terras descontínuas e com isso ter ação direta na América do Sul. 
d. O Brasil foi o grande causador do conflito, por motivos territoriais. Como outrora havia perdido as terras conquistadas onde hoje é o Uruguai, o Brasil decidiu invadir o Paraguai e anexar totalmente ao Brasil, o território vizinho. 
e. Foi provocada pelo Uruguai, por motivo de posse de novos  territórios. Como o Uruguai possui um território pequeno tentou anexar parte do território paraguaio para a expansão de sua agricultura.  
Observe o cartum a seguir, que faz referência à proclamação da República no Brasil
Considere as seguintes afirmações, referentes a elementos do cartum.
 
I - A figura feminina empunhando a bandeira representa a nova república brasileira, instaurada através do golpe militar de 15 de novembro.
II - A bandeira representada na imagem constituiria a versão preliminar da atual, que seria acrescida da divisa positivista.
III - Em segundo plano, montado a cavalo, aparece a figura do suposto "proclamador" da República, o marechal Floriano Peixoto.
 
Quais estão corretas?
Escolha uma:
a. Apenas II. 
b. I, II e III. 
c. Apenas I e III. 
d. Apenas II e III. 
e. Apenas I e II. 
Quais foram as causas que determinaram o fim do período imperial no Brasil?
Escolha uma:
a. Quedas na exportação de cana-de-açúcar, constantes desavenças com a corte portuguesa, tuberculose de Dom Pedro I, a não abolição da escravatura por oposição da Princesa Isabel. 
b. Vontade de Dom Pedro II para que fosse instaurada a República no Brasil, doença de sua filha Isabel que estava em Portugal, O Brasil não possuía o luxo necessário para a família imperial e insatisfação da corte. 
c.Conde D’Eu, Guerra do Paraguai, Crise econômica, insatisfação militar e civil e a saúde do imperador. 
d. Grandes massacres dos índios nativos, Invasões holandesas e francesas, fim as exportações de café para os Estados Unidos e a morte de Dom João VI. 
e. Abolição da escravatura, queda na produção de fumo no Pará, tentativas de invasão por Napoleão Bonaparte e ambição de Dom Pedro II em se tornar o primeiro presidente do Brasil. 
Sobre o contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se inclui:
Escolha uma:
a. oposição de grupos médios urbanos e fazendeiros do oeste paulista, defensores de maior autonomia administrativa. 
b. o alto grau de consciência e participação das massas urbanas em todo o processo da proclamação da República. 
c. ascensão do exército após a Guerra do Paraguai, passando a exigir um papel na vida política do país. 
d. a perda de prestígio do governo imperial junto ao clero, após a questão religiosa. 
e. a insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea. 
No contexto histórico, assinale a alternativa que demonstra o que foi a proclamação da República no Brasil.
Escolha uma:
a. Foi a vitória da Monarquia, pois o Imperador desejava continuar seu Império a partir da proclamação da República, O Imperador já tinha longos anos de experiência em gestão governamental, o povo adorava Dom Pedro II e suas ações que desenvolveram o Brasil, foi imposta em 1924, por Julio Prestes. 
b. Foi a vitória do povo brasileiro, A República era um desejo da Monarquia, grupos que estavam contentes se uniram, ocorreu em 08 de maio de 1888 em Salvador na Bahia, por Solano Lopes.  
c. Foi a vitória dos republicanos, a República era um desejo do Imperador que unia, no mesmo ideal, grupos que estavam descontentes com o Império, ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, ela foi imposta em São Paulo por Dom Pedro II. 
d. Foi a vitória da Monarquia, a República era um desejo do Imperador  que unia, no mesmo ideal, grupos que estavam contentes com o Império, ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, ela foi imposta no Rio de Janeiro por Dom Pedro I. 
e. Foi a vitória dos republicanos, a República era um desejo coletivo que unia, no mesmo ideal, grupos que estavam descontentes com o Império, ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, ela foi imposta no Rio de Janeiro por Marechal Deodoro da Fonseca. 
Foi a vitória dos republicanos. A República era um desejo coletivo que unia, no mesmo ideal, grupos que estavam descontentes com o Império:Setores do exércitoCamadas médias urbanasSetores do clero (igreja)Fazendeiros do Oeste Paulista

Continue navegando