Buscar

passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte através da Membrana Plasmática: Biologia Celular Enem & Encceja
Osmose, Fagocitose, Bomba de Cálcio e Bomba de Potássio. Revise Biologia Enem para mandar bem nas questões sobre transporte passivo, transporte ativo e transporte em bloco na membrana plasmática.
A membrana plasmática é uma estrutura semipermeável da céula, ou seja, com permeabilidade seletiva. Essa característica permite que a célula troque substâncias com o meio extracelular, tais como como glicose, aminoácidos, oxigênio, gás carbônico, amônia, sais minerais e água, por exemplo.Transporte Celular e membrana plasmáticaEssa troca de substâncias é de fundamental importância para a célula, tendo em vista que ela absorve, produz, consome e elimina inúmeras substâncias em seu metabolismo.
O transporte de substâncias que ocorre através da membrana plasmática pode ocorrer de duas formas: O transporte passivo, e o transporte ativo. Veja as características de cada um deles:
O Transporte Passivo
Esse tipo de transporte ocorre sem gasto de energia (ATp). As moléculas são deslocadas sempre à favor do seu gradiente de concentração. Tipos: difusão simples, difusão facilitada, osmose.
1) Difusão simples – É a passagem de moléculas de soluto pequenas (oxigênio, gás carbônico, íons) do meio mais concentrado (hipertônico) para o meio menos concentrado (hipotônico).image001.jpgCaso seja estabelecido a igualdade entre as concentrações, ocorre o equilíbrio dinâmico entre os dois meios, ou seja, para cada molécula que entra, outra sai.Exemplo de transporte passivo: esse processo ocorre durante a hematose nos alvéolos pulmonares, onde o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico sai do sangue para o pulmão.
2) Difusão facilitada – É a passagem de moléculas de soluto grandes (glicose, sais) do meio hipertônico para o meio hipotônico. Porém ocorre a participação de uma proteína presente na membrana chamada “permease”. A permease tem função de enzima pois acelera o processo de passagem de solutos grandes.
A Difusão Facilitada é um processo que não envolve gasto de energia. Exemplo: absorção da glicose pelas células do intestino delgado.
3) Osmose – É o deslocamento do solvente (água) do meio hipotônico para o meio hipertônico. Quando dois meios possuem a mesma concentração dizem que são isotônicos. Exemplo:image007.jpgQuando colocamos hemácias em meio hipertônico, a célula perde água ficando murcha (plasmolisada) (a).
Agora, veja o que acontece quando a hemácia é colocada em um meio hipotônico: a célula recebe água ficando inchada (túrgida) (b).image009.jpgCaso o processo de entrar mais água na célula continue, ela vai inchar ainda mais e provocar o rompimento da Membrana, ocorrendo a hemólise.
Quando esse experimento é feito com célula vegetal normal (1), no meio hipertônico, a membrana plasmática solta-se da parede celular pela perda de água, sofrendo plasmólise (3).image011.jpgNum meio hipertônico, a célula recebe água tornando-se túrgida (2). A presença da parede celular garante que a célula não se rompa.
Como consequência da osmose, quando entramos no mar ou na piscina, nosso corpo perde água para o meio que é hipertônico, e por isso murchamos. Veja na imagem:image013.jpgQuando temperamos salada de alface muito antes de consumi-las, notamos que as folhas murcham pois perdem água para o tempero (sal, vinagre).

Outros materiais