Buscar

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas
– Ambas as cidades se preocupavam com a educação dos seus jovens, porém tinham formas de realização diferentes. Os atenienses se preocupavam com o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os espartanos optavam pelo corpo em seus treinamentos militares.
– A economia das cidades era influencia pela localização. Esparta realizava a agricultura e o comércio restrito, e Atenas por estar localizada em uma região pouco fértil, acabou desenvolvendo o comércio como forma econômica.
– a política era o ponto mais diferente entre as duas cidades. Atenas possuía um governo com caráter democrático, já Esparta prevalecia o regime aristocrático.
– as mulheres tinham tratamentos opostos. Em Atenas elas eram ensinadas a serem domésticas e servir aos seus pais e maridos. Em Esparta, o respeito às mulheres era maior já que elas geravam os seus descendentes e permitiam que elas adquirissem educação e o direito de participar das assembléias. Possuíam direitos iguais aos dos homens.
Essas duas cidades foram as mais importantes da Grécia Antiga e brigavam por essa posição. Após muitas batalhas, Esparta vence coincidindo com a decadência de Atenas. Apesar disso, Atenas deixou um marco cultural, a filosofia.

Outros materiais