Buscar

ELETROTECNICA- FINISH

Prévia do material em texto

9
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 
CENTRO DE TECNOLOGIA 
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROFESSOR: FRANCISCO ANTONIO BELO
 	
ALBERTO SÉRGIO DE OLIVEIRA
ÁLIDA JANINE SOARES
CAROLINA ZANINI OLIVEIRA
DANIELLE ISABELLE COUTO DA SILVA
ELIZAMA ROSA DE LIMA
LARISSA PONTES FERREIRA
RENNAN DE VASCONCELOS CORREIA
SAMYLLA ALVES LEITE DE ALENCAR
STEFANY KELLY PAULINO BEZERRA
MEDIÇÃO DE POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA
JOÃO PESSOA
2017
ALBERTO SÉRGIO DE OLIVEIRA
ÁLIDA JANINE SOARES
CAROLINA ZANINI OLIVEIRA
DANIELLE ISABELLE COUTO DA SILVA
ELIZAMA ROSA DE LIMA
LARISSA PONTES FERREIRA
RENNAN DE VASCONCELOS CORREIA
SAMYLLA ALVES LEITE DE ALENCAR
STEFANY KELLY PAULINO BEZERRA
MEDIÇÃO DE POTÊNCIA E FATOR DE POTÊNCIA
Relatório apresentado à Disciplina de Eletrotécnica ofertada ao Curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, ministrada pelo Francisco Antônio Belo, como parte dos requisitos para obtenção de nota.
JOÃO PESSOA
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO 	4
2 OBJETIVOS 	5
3 MATERIAL E MÉTODO	5
3.1 Material	5
3.2 Metodologia	5
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 	6
5 CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
1 INTRODUÇÃO 
A potência elétrica é definida como a quantidade de energia dissipada que passa por um condutor, em determinada quantidade de tempo. No Sistema Internacional (SI), a unidade de energia elétrica é o joule (J), porém a unidade de energia usual é o watt (W) e o quilowatt (kW) (MS GAMA GESTÃO E EMPRESA, 2015).
Todo equipamento elétrico necessita de energia elétrica para funcionar, os equipamentos que utilizamos diariamente converte a energia elétrica que recebe em outra forma de energia. Quanto maior a quantidade de energia transformada em um determinado espaço de tempo, maior será a potência do aparelho (FERREIRA, 1992).
O fator de potência é parâmetro utilizado na medição do atraso entre tensão e corrente que circulam na rede, tal fator é dado através do anglo dessa defasagem entre a corrente e a tensão, sendo a maior defasagem entre eles é de 90°, logo o fator de potência será sempre entre zero e um. A Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, determina pelo Artigo n° 64 da resolução ANEEL n° 456 de 29 de novembro de 200, nas unidades consumidoras o fator de potência deve ser superior a 0,92 capacitivo durante 6 horas da madrugada e 0,92 indutivo às 18 horas da tarde, o descumprimento acarreta multa (MENDES, 2015).
Podemos definir o fator de potência como sendo a relação entre a potência ativa e a potência aparente, ou seja, o fator de potência indica a eficiência do uso da energia. Isso significa que quanto maior o fator de potência, maior será a eficiência do equipamento (HADDAD, 2004).
 
2 OBJETIVO
Realizar a medição da potência ativa, para obtenção da potência aparente em um voltímetro e um amperímetro, efetuando assim a correção do fator de potência ligado a um capacitor. 
3 MATERIAL E MÉTODO
3.1 MATERIAL
· 2 multímetro (1 ler corrente (amperímetro) e 1 ler tensão (voltímetro)); 
· 2 Lâmpadas;
· 1 Placa; 
· Conectores (vermelho e preto).
3.2 METODOLOGIA 
O circuito foi montado em seguida utilizamos um amperímetro (em série) para medirmos a corrente, um voltímetro (em paralelo) para calcularmos a tensão e acrescentamos as duas lâmpadas fluorescentes cada uma com seus reatores, conforme o circuito abaixo.
Figura 1. Circuito montado
 		Fonte: imagem própria.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados obtidos foram os seguintes: 
1. Medimos a tensão elétrica e a corrente com a Lâmpada L1, e obtivemos os seguintes resultados: 
· Lâmpada: Usamos escala de 10Â
	Tensão: V = 213v ;
	Corrente: i = 0,17Â; 
 	Potência: P = 213 * 0,17 = 36W
Figura 2. Medição da corrente e tensão
2. Medimos a tensão elétrica e a corrente com a Lâmpada L1 e Lâmpada L2 em paralelo, e obtivemos os seguintes resultados: 
· Lâmpada: Usamos escala de 10Â
	Tensão: V = 213v ;
	Corrente: i = 0,36Â ; 
 	Potência: P = 213 * 0,36 = 77W
Figura 3. Medição da corrente e tensão
Fonte: imagem própria.
5 CONCLUSÃO
Através da realização deste experimento, foi possível percebermos que a corrente no circuito reduziu com a correção do fator de potência, uma vez que o responsável pela carga reativa é o capacitor e não a estação de energia elétrica, dessa forma ocorrendo uma perda de energia. A experiência nos ajudou a fixar os conhecimentos vistos em sala de aula.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, C. Eletrotécnica - E301. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, 1992.
HADDAD, J. Energia Elétrica: Conceitos, Qualidade e Tarifação – Rio de Janeiro, dezembro/2004.
MENDES, R. M. Relatório Fator de Potência e influência nas instalações elétricas, 2015. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4ikAG/relatorio-fator-potencia-influencia-nas-instalacoes-eletricas> Acesso em: 23 de maio de 2017. 
MS GAMA GESTÃO E EMPRESA. Eletricidade Básica - Potência Elétrica, 2015. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/CarlosEduardoMendesd1/eletricidade-bsica-potncia-elétrica>. Acesso em: 23 de maio de 2017.

Continue navegando