Buscar

Documento carbonatação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARBONATAÇÃO
A carbonatação é um fenômeno físico-químico que resulta em mudanças na microestrutura e na diminuição do pH do concreto. Esse fenômeno pode ser ocasionado pelas reações químicas provenientes da interação entre os principais constituintes presentes na atmosfera, como o CO2 (gás carbônico) com os compostos da pasta de cimento, que ocorre em decorrer de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado. Desse modo, quando a frente de pH mais baixa atinge a região da superfície do aço, ocorre um ataque à película da armadura, deixando esse material suscetível à corrosão.
 
 Fonte: IPT-Instituto de pesquisas tecnológicas
Fatores que influenciam a carbonatação:
O principal ponto da carbonatação é a despassivação do aço, o que acarreta na corrosão da armadura, e para que isso ocorra, ela depende diretamente da concentração de CO2 no ambiente, da umidade, do oxigênio, da temperatura em que a estrutura está submetida e dos condicionantes essenciais do concreto, como o tipo de cimento, traço do concreto, os agregados e a cura, que definem a estrutura dos poros e a composição da mistura.
Consequências da carbonatação:
A carbonatação do concreto se manifesta inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e deslocação da camada de recobrimento. 
E por se tratar de um fenômeno que ocorre de forma generalizada, a carbonatação do concreto pode fazer com que as estruturas de uma construção sofram grandes problemas na estabilidade, que em termos gerais de extensões de danos, há um desenvolvimento continuo dos processos corrosivos das aemaduras.
Outra consequencia é a redução do ph do concreto de valores ideais entre 12,6 e 13,5 para numeros proximos de 8,5. Além da diminuição do pH do concreto, o processo de carbonatação também pode gerar microfissuras provocadas pela formação dos novos produtos que ocasionam aumento de volume.
 Fonte: Construtora DR Engenharia 
Como se pode evitar a carbonatação:
A uma série de momentos que merecem atenção para minimizar o risco de ocorrer a carbonatação no concreto, onde esse controle vai desde as condições climáticas, até o traço do concreto e chegando até a cura.
Vem sendo estudado, o uso da sílica ativa que consiste em um material pulverulento obtido do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício, que adicionado ao concreto diminui a corrosão nas estruturas de concreto e que proporciona uma diminuição significativa da porosidade e permeabilidade da pasta de cimento, elevando a resistência do concreto e deixando ele mais durável.

Outros materiais