Buscar

Exercício capitulo 4 historia da psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 4
Giovanna Raydan Reis Canuto
4) Defina a psicologia cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia?
A psicologia cultural de Wundt buscava tratar várias etapas do desenvolvimento mental que se manifestavam nos costumes, linguagens, artes, entre outros. A psicologia cultural contribuiu para a divisão da psicologia em experimental e social pois diante desses estudos Wundt notou que as funções mentais mais simples (como sensação e apercepção) podem e tem de ser estudadas pela pesquisa de laboratório, mas, a experimentação cientifíca é impossivel quando se trata de processos mentais superiores com a aprendizagem e memoria, porque são condicionados por habitos linguísticos.
11) Como a apercepção se relaciona com os trabalhos de James Mill e John Stuart Mill?
 James Mill acreditava que a mente poderia ser estudada reduzindo os elementos, assim como John Locke. John Mill, seu filho, afirmava que as ideias complexas são mais que uma simples combinação, porque elas assumem novas qualidades. Essa é a síntese criativa de sua abordagem. O trabalho de Wundt pode ser visto como o produto dessas ideias. A apercepção é a ideia de que as pessoas, ao organizar e combinar os elementos de suas experiências, criam novas propriedades em síntese criativa.
 
16) Defina a introspecção experimental sistemática de Kulpe. Qual é a diferença entre a abordagem de Kulpe e de Wundt?
A introspecção abordada por Kulpe era sistemática, nela a experiência era descrita de maneira precisa, acentuando os relatórios subjetivos, qualitativos e detalhados feitos pelo sujeito acerca da natureza dos seus processos de pensamentos. Tarefas semelhantes eram repetidas para que relatos introspectivos pudessem ser corrigidos, corroborados e ampliados, e Wundt abordava o oposto. Ele não concordava em fazer os sujeitos descreverem com detalhes suas experiências conscientes, concentrando sua pesquisa em medidas objetivas e quantitativas.

Continue navegando