Buscar

Orientação no Planejamento de Carreira (1)

Prévia do material em texto

Orientação no Planejamento de Carreira.
Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Danielle Patrícia da S. Santos – Luciano Pinheiro Viana – Vital Joaquim B. Neto
Segundo os autores, os principais problemas atuais para as empresas que têm o propósito de se manterem competitivas são: administrar as pessoas estacionadas profissionalmente e sem nenhuma vontade de se desenvolverem e oferecer o apoio necessário a uma postura empreendedora e inovadora.
Carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. 
A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais, expectativas e imposições da organização e da sociedade. 
Definição de carreira
Da expectativa do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional.
Da perspectiva da organização, engloba políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. 
 
Antes eram as empresas que promoviam planos de carreira para seus funcionários promovendo treinamentos e orientações. Hoje o planejamento de carreira tem se transferido das empresas para os próprios profissionais interessados, que passaram a ter de se preocupar com sua empregabilidade.
Por meio do planejamento deliberado e consciente de carreira podemos pensar sobre o que fomos, o que somos e o que queremos ser. 
Por que é importante a orientação no planejamento de carreira?
1º. Devido aos acontecimentos nos cenários, econômico, político e social.
2º. Devido o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação, que tem se desenvolvido em ritmo crescente e acelerado.
3º. Os dois primeiros objetivos apontam os desafios mais difíceis de serem superados sem planejar as ações, e principalmente, as carreiras dos colaboradores nas suas respectivas organizações. 
A orientação e o planejamento de carreira é indispensável, fundamental e estratégica para o desenvolvimento das empresas e pessoas, no sentido de os colaboradores ou pessoas agregarem valor à organização e se constituírem cada vez mais num importante diferencial competitivo e também de sobrevivência no mercado de trabalho.
Segundo Enio Rezende, em toda empresa há 4 situações específicas de estágio ou condição profissional, cada uma denota um tipo de tratamento:
Profissionais em formação e início de carreira: maior chance de movimentação
2.	Profissional em final de carreira: retreinamento; movimento horizontal
3.	Profissionais “estrelas” e ocupantes de cargo-chave: preparação para funções elevadas; substitutos.
4.	Profissionais superados e “encostados”: mantidos por consideração
GESTÃO DE PESSOAS 
É um conjunto de práticas voltadas para os colaboradores de uma empresa ou organização e é com essas práticas que o gestor consegue selecionar, direcionar, motivar e avaliar cada colaborador. 
A gestão de colaboradores utiliza técnicas e estudos da psicologia organizacional para conseguir gerenciar as pessoas de forma efetiva. 
Seu principal objetivo é desenvolver e capacitar os profissionais.
Com a utilização dos estudos, saberes, técnicas e praticas da Psicologia Organizacional é possível realizar uma orientação e planejamento de carreiras mais assertiva e satisfatória. 
Os benefícios da orientação no planejamento e carreira beneficia o todo.
Os colaboradores sentir-se-ão mais felizes, valorizados, motivados, satisfeitos com o trabalho e buscarão sempre melhorias por que possuem um plano de carreira que os motiva.
As empresas e organizações contarão com colaboradores mais motivados, engajados e satisfeitos. Eles contarão com pessoas mais proativas e produtivas deixando de ser “meros” funcionários e passarão a fazer parte integrante e importante para empresa. 
Por intermédio de um profissional devidamente qualificado nos saberes da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que saiba aplicar as teorias, técnicas, praticas e saberes dessa psicologia poderá iniciar um esforço equilibrado de planejamento de carreira para empresas e para seus colaboradores. 
“Equilibrado por que tanto o colaborador quanto a empresa precisam desejar e querer que isso ocorra”. (obs. e grifo do grupo). 
O Psicólogo capacitado, implementa ações, descobre talentos, cria programas e aponta direções visando a saúde e o bem estar pessoal, social e psicológico de seus colaboradores e da realidade da empresa e seu seguimento, bem como acompanhar o planejamento de carreira de empresas e de seus colaboradores através da orientação psicológica. 
De acordo com Bok, “O psicólogo parece ter em suas mãos a possibilidade de fazer do outro um homem feliz, colocá-lo em movimento, estimulá-lo, acompanhar seu destino, converter percepções em consciência, estruturar, transformar, humanizar, enfim, acredita que muito pode ser feito e muitas mudanças podem ser operadas com a ajuda do psicólogo, enquanto portador de um conhecimento e enquanto ser humano dotado de intuição”.
 Livro: Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia/ Ana M. Bahia Bock; M. Graça M. Gonçalves; Odair Furtado (Org.). São Paulo: Ed. Cortez, 2001. 4ª ed. 2009. 
A orientação no planejamento de carreira pode ser realizada por um psicólogo ou por outro profissional em gestão de pessoas que possua algum conhecimento em psicologia comportamental e técnicas focada em estratégia, resultados e desenvolvimento pessoal e profissional.
A gestão comportamental é uma estratégia que tem como foco principal entender as tendências de comportamento e as competências de cada colaborador da empresa. Assim, o setor de recursos humanos e as lideranças conseguem desenvolver um trabalho cada vez mais assertivo em relação à gestão de pessoas.
Ela se baseia no conhecimento do perfil das equipes para o desenvolvimento de um gerenciamento adequado às necessidades da empresa e dos colaboradores.
Infelizmente, a grande maioria dos colaboradores acaba sendo demitida por que a empresa e os gestores esperavam deles características que não poderiam ser cumpridas. A pessoa “não se encaixa no perfil”. Para evitar situações é fundamental contar com a análise do perfil comportamental nos processos de recrutamento e seleção. 
Não é apenas a empresa que desliga colaboradores que não estão com o perfil adequado. Na grande maioria dos casos, é o próprio profissional quem decide deixar seu trabalho.
PERFIL COMPORTAMENTAL
O perfil comportamental é uma importante ferramenta para que a empresa consiga identificar as competências dos colaboradores e como eles reagem diante de diferentes estímulos e situações. 
Para trabalhar o perfil dos colaboradores de forma eficiente, precisamos ter acesso aos dados de todos os colaboradores, aplicar testes de perfil comportamental para otimizar os processos de RH.
Testes de personalidade, quando utilizados da maneira certa, podem ser recursos eficientes para qualificar os colaboradores de acordo com o perfil profissional que possuem.
Os principais perfis profissionais são apontados como fonte de orientação que ajuda na estruturação de um bom planejamento de carreira com objetivo de encontrar profissionais que combinem elementos centrais, articulando-os de maneira particular e única.
Entre esses perfis, destacam-se:
Dominância; 
Influência;
Cautela/Conformidade;
Estabilidade
Dominância: profissionais mais rápidos e diretos, demonstrando altos níveis de dinamismo e autoconfiança;
Influência: persuasivos e donos de habilidades retóricas, os influenciadores são objetivos e se sentem estimulados por qualquer resistência às suas ideias;
Estabilidade: são pessoas que prezam a lealdade e sinceridade no trato com seus colegas, sendo excelentes no trabalho em equipe;
Cautela/Conformidade: organizados, esses profissionais destacam-se pela competência e precisão ao realizar suas tarefas.
Elementos que se combinam para formar alguns dos principais perfis profissionais, discerníveis por meio da aplicação de testes de personalidadecomo:
Perfil visionário
Perfil disciplinado
Perfil motivador
Perfil intelectual
Perfil irreverente
Perfil conciliador
Perfil estrategista
O planejamento das carreiras deve-se pautar na ética, nos valores, princípios e na cultura organizacional, cooperando também para o desenvolvimento e crescimento tanto do profissional/colaborador como para alcanço do diferencial no mercado e assim gerar sucesso mútuo.
Os processos de desenvolvimento são voluntários. Então, para alcançar o sucesso é preciso que o colaborador deseje fazer parte disso! 
 Mapear os colaboradores e conhecer o perfil de cada um; 
 Descobrir quais profissionais desejam se desenvolver; 
 Desenhar, com o colaborador, os objetivos e metas do processo; 
 Encontre os melhores métodos para aquele perfil;
Benefícios: 
Ao desenvolver a gestão comportamental eficaz, a empresa contará com os profissionais certos nas funções certas e colaboradores com uma melhor preparação. Esses benefícios influenciará diversos processos de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento, dentre outros.
Com colaboradores mais engajados e satisfeitos com o trabalho, haverá redução da taxa de rotatividade na empresa e, consequentemente, menor gastos relacionados a turnover. Além disso, a empresa alcançará maior produtividade e os colaboradores conseguirão focar no trabalho e entregar tarefas com melhor qualidade. A imagem da empresa no mercado será bem vista por conta da melhoria da qualidade de vida no trabalho. Uma boa gestão comportamental impactará diretamente nos resultados da empresa. Isso trará maior produtividade e satisfação no trabalho e irá gerar redução de custos e aumento dos lucros!
o problema não reside na falta de oportunidades de carreira, mas sim no próprio conceito de carreira. 
existem dificuldades para muitas empresas entenderem que, cada um dos colaboradores desempenha um papel igualmente importante para levar o grupo todo a bons resultados. 
A chave está em encontrar o perfil certo para cada posição. 
Um Psicólogo experiente e preparado poderá fazer a diferença em qualquer área que escolher se amar sua escolha. Será capaz de ver os resultados positivos de seu trabalho no progresso do outro. 
Acredito que a verdadeira satisfação do Psicólogo será sempre o sucesso de seu paciente ou cliente e consequentemente será seu sucesso por amar o que faz.
Luciano P. Viana.
VAMOS EXERCITAR UM POUCO...
Os principais perfis profissionais são apontados como fonte de orientação que ajuda na estruturação de um bom planejamento de carreira com objetivo de encontrar profissionais que combinem elementos centrais, articulando-os de maneira particular e única.
Assinale a reposta que indica os principais perfis profissionais;
Secretária, vendedora, gerente e gestor
 Pensar, dominar, sentir e agir
 Defensor, virtuoso, aventureiro e jogador 
 Dominância, influência, estabilidade e cautela/conformidade.
 Pensar, sentir, intuir e perceber
Segundo os autores, os principais problemas atuais para as empresas que têm o propósito de se manterem competitivas são:
Administrar as pessoas estacionadas profissionalmente e sem nenhuma vontade de se desenvolverem e oferecer o apoio necessário a uma postura empreendedora e inovadora.
 Deslocar os funcionários e reajustar os salários
 Demitir os colaboradores estacionados e contratar novos funcionários
 Oferecer palestras, criar grupos de alto ajuda e investir em confraternização
 Políticos, económicos, administrativos e culturais

Continue navegando