Buscar

projeto pos

Prévia do material em texto

7
Uma visão sobre movimento e linguagem corporal
Desenvolvimento da Criança no Ambiente Escolar
Sumário
Introdução	3
1. Fundamentação teórica	4
2. Problema de Pesquisa	5
3. Objetivos	6
3.1 Objetivo Geral	6
3.2 Objetivos Específicos	6
4. Metodologia de pesquisa	6
Referências	7
	
Introdução
É possível observar que o movimento se faz presente em todos os momentos de nossa vida. Ainda na vida intrauterina o feto se movimenta e através do movimento as crianças adquirem controle sobre seu corpo, interagindo com o mundo à sua volta e desenvolvendo aspectos motores e psíquicos. As crianças, ao se movimentar, experimentam maneiras de utilizar o corpo, os gestos começam a fazer sentido, consequentemente, a exploração desse movimento traz conhecimentos e experiências riquíssimas para as crianças.
A valorização do movimento corporal na escola é um fator fundamental, visto que ajuda a criança a internalizar aspectos relacionados à lateralidade, situar-se no contexto espaço e tempo, além de habilidades relacionadas aos seus gestos e movimentos. Desse modo, é necessário que o movimento seja valorizado levando em consideração a sua contribuição no desenvolvimento psicomotor da criança.
É possível observar que o movimento/linguagem corporal, ainda não é tratado seriamente pela escola, porque o movimento está ligado às atividades de recreação, envolvendo desordem e bagunça, pois o espaço escolar ainda é visto como espaço de desenvolvimento cognitivo sem levar em consideração o movimento como forma de aprendizagem. A cultura ainda está voltada a valorizar aspectos relacionados à cognição no qual o corpo não é muito utilizado como forma de aprender. Anatômica e fisiologicamente o corpo é estudado, mas muitos ainda têm certo receio de aprender por meio do corpo.
Desse modo, através deste projeto, procurar-se-á entender como ocorre a formação profissional no que se refere à linguagem - movimento corporal - com intuito de identificar como o professor lida com o movimento corporal em sua prática pedagógica.
O desenvolver deste trabalho ocorre em virtude de que, em muitas escolas, os professores não têm valorizado o movimento corporal como aprendizado. As atividades relacionadas ao movimento têm locais e horários que se encaixam a serem mais adequados para alguns professores.
Desse modo, este trabalho de pesquisa, tem a intenção de investigar o trabalho do professor de uma instituição de ensino para com o movimento e linguagem corporal, bem como sua formação; isto é, se no período de formação este professor teve contato com alguma disciplina que tem enfoque no movimento e linguagem corporal e sua prática docente.
Acredita-se na relevância desse trabalho em virtude da investigação no que se refere ao movimento corporal como atividade de aprendizado por parte dos professores de uma instituição de ensino, bem como sua opinião a respeito do tema em questão.
1. Fundamentação teórica
A vida da criança antes da entrada na escola é permeada de movimento, sons, cores, e muita brincadeira. Contudo ao chegar à escola pode encontrar outro ambiente diferente daquele primeiro ambiente em que estava acostumado, o espontâneo é substituído pelo automático. Conforme Lopes (2012), “As formas de brincar que antes a criança tanto tinha, dão lugar às posturas e gestos próprios da escola. Algumas são ensinadas pelos pais antes mesmo de sair de casa.” (LOPES, 2012, p. 70)
Desse modo, o corpo vai sendo deixado de lado, pois a visão que predomina é que a escola é responsável pelo fortalecimento do cognitivo. Aprende-se a respeito do corpo, contudo não se aprende por meio do corpo.
O corpo sem dúvida alguma, tem uma infindável capacidade de educar-se. Não se pode e nem se deve negar, sob pena de continuarmos a prejudicar a educação das crianças, a inteligência corporal, componente fundamental no processo de adaptação dos seres humanos ao seu ambiente. (FREIRE, 2009, p. 76,77)
Assim, o movimento corporal necessita de um reconhecimento onde sua importância seja valorizada. É importante que sejam apresentadas várias possiblidades para as crianças se expressarem através da linguagem corporal, pois esta, também, é uma das formas de linguagem para sua comunicação.
A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio, produzindo culturas. Essas culturas estão embasadas em valores como a ludicidade, a criatividade nas suas experiências de movimento (Sayão, 2002). O que significa que as práticas escolares devem respeitar, compreender e acolher o universo cultural infantil, dando acesso a outras formas de produzir conhecimento que são fundamentais para o desenvolvimento da criança. (BASEI, 2008, p. 5)
De acordo com Chagas (2013), a oportunidade de um bom desenvolvimento em que a criança possa criticar, contestar e transformar só ocorre se, desde cedo, as crianças forem estimuladas e suas experiências de vidas forem respeitadas.
A linguagem presente no gesto, nos movimentos simples ou complexos permite a criança ser e estar no mundo. É um mundo que se movimenta que gesticula que faz com que cada criança procure formas de imitá-lo para aprender a viver. (CHAGAS, 2013)
Conforme a autora citada, a linguagem corporal tem um papel fundamental, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, pois todo e qualquer instrumento que some ao método de ensino do professor proporcionará bons resultados futuros para a educação em geral, e facilitará o trabalho profissional, não só nas séries iniciais, mas em toda vida escolar como um todo.
Desse modo, é possível perceber que se faz necessário uma mudança de paradigmas, pois o movimento corporal pode contribuir para o desenvolvimento da criança. Por meio de atividades prazerosas, a criança tem oportunidade de interagir com objetos, pessoas e com situações que a prepararão para a vida em sociedade. “O movimento humano permite às crianças agirem sobre o meio físico e expressarem sentimentos, emoções e pensamentos [...]” (GAVA E FRANÇA, 2010).
Assim, o que se pretende ressaltar é que as crianças precisam ter acesso ao movimento corporal, não limitado apenas a momentos específicos, mas que utilizem desses movimentos como estratégias de aprendizado, momentos para a interação das crianças com as outras, melhorando tanto a convivência quanto o aprendizado dos alunos.
2. Problema de Pesquisa
Os professores atuam diretamente com as crianças, nesta interação suas experiências são colocadas em prática, além de vivenciar na prática o aprendizado adquirido no período de formação. Do outro lado, encontram-se as crianças que possuem uma vivência própria de mundo, e seu modo de viver é espontâneo. Correm, brincam, pulam e assim constroem o seu aprendizado.
Contudo, ao chegar à escola, por muitas vezes, a criança encontra um “mundo” permeado de regras em que o brincar tem momento certo, o espontâneo dá lugar ao mecânico. Assim sendo, este trabalho traz algumas indagações:
1. Os professores das escolas de educação infantil estão preparados para o trabalho com o movimento/linguagem corporal?
2. O professor utiliza-se de momentos específicos para o desenvolvimento de atividade de movimento/linguagem corporal?
3. Objetivos
3.1. Objetivo Geral
Investigar como o professor da educação infantil lida com o movimento/linguagem corporal no ambiente escolar.
3.2. Objetivos Específicos
· Verificar como se dá o trabalho com movimento e linguagem corporal;
· Identificar atividades relacionadas ao movimento e linguagem corporal;
· Levantar dados a respeito da formação do(s) professor(es) em relação ao movimento corporal;
· O que os professores pensam sobre o movimento corporal.
4. Metodologia de pesquisa
Para realização da atividade proposta, realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer um levantamento de informações teóricas publicadas em livros, artigos, revistas, com objetivo de aprofundar o conhecimento no tema em questão; além disso, nesta etapa, também, será feito um levantamento de fontes bibliográficas através de pesquisas na Internet.
A pesquisabibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses, etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos. (SEVERINO, 2007, p. 122)
Após o levantamento bibliográfico, será feita a pesquisa de campo com objetivo de entrar em contato com o objeto de pesquisa. Nesta etapa, será feita uma pesquisa exploratória com intuito de levantar informações a respeito do objeto[footnoteRef:1] de estudo. “A pesquisa exploratória busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestações desse objeto” (Severino, 2007, p. 123). Como método de coleta de dados, utilizaremos questionários e observação. . [1: ] 
Após a definição do objeto de pesquisa e o método de coleta de dados, será necessário definir o espaço geográfico/institucional que será o campo empírico da pesquisa.
De posse do material colhido, será possível elaborar análise dos dados, apresentando os dados colhidos durante a pesquisa, além de apresentar um posicionamento referente ao tema do trabalho de pesquisa.
Referências
BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educácion, n. 47, out. 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/2563Basei.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014.
CHAGAS, Renata. Linguagem Corporal. Publicado em Artigo, Educação por Pedagogia ao Pé da Letra. 16 de Abril de 2013. Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/linguagem-corporal/> Acesso em: 10 set. 2014.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.
GAVA, Diana; FRANÇA et al. Educação Física na Educação Infantil: considerações sobre sua importância. Lecturas, Educación Física y Deportes, ano 15, n. 144, maio. 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd144/educacao-fisica-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em: 10 set. 2014.
LOPES, Tomires Campos. Linguagem Corporal. Cuiabá: UAB/EdUFMT, 2012.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

Continue navegando