Buscar

Biblioteca_1857496 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Débora Vanda Champloni Velasco Matricula: 201703373464 
Disciplina: Técnica de reportagem jornalística
1 - DE ONDE PODE SURGIR UMA PAUTA JORNALÍSTICA?
Temas para pautas podem surgir de qualquer fato que possa ser relevante, podendo ser ele inesperado ou não.
2 - AS PAUTAS PODEM SER FACTUAIS E NÃO FACTUAIS. EXPLIQUE E DÊ EXEMPLOS.
A pauta factual parte de um acontecimento imediato, como por exemplo, um acidente que acabou de acontecer ou de um acontecimento com data agendada, como por exemplo, a final de um campeonato de futebol.
3 - EXPLIQUE SUÍTE E SUAS CARACTERÍSTICAS. DÊ EXEMPLOS.
Suítes são textos que dão continuidade a uma matéria inicial, como por exemplo a noticia factual de um acidente aéreo que possui desdobramentos nos dias subseqüentes trazendo novos fatos. São utilizadas enquanto há relevância nos fatos.
4 - POR QUE UMA PAUTA PARA TV PODE APRESENTAR CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DE OUTROS VEÍCULOS? Uma pauta para TV possui necessidades técnicas diferenciadas, pois tem que haver a preocupação com a captura das imagens.
5-DISSERTE SOBRE FONTES. O QUE SÃO FONTES? TIPOS DE FONTES. CLASSIFICAÇÕES DE FONTES. CLASSIFICAÇÕES QUANTO: À CATEGORIA, AO GRUPO E AO CRÉDITO.
As fontes são pessoas, grupos sociais, instituições, falas, documentos ou dados que contribuem para a formação de uma matéria. Na prática deve-se cruzar ao menos 3 fontes de informações relatadas para encontrar a versão verdadeira do ocorrido a ser apresentada. Podemos dividir as fontes em categorias de primárias: fontes que irão fornecer as informações essenciais sobre a matéria, estando relacionadas diretamente com o ocorrido, e podendo descrever sua versão e ainda as fontes secundárias: são fontes consultadas no decorrer da preparação da pauta, como dados já existentes para consulta, ou especialistas de determinado assunto, que ajudem a definir o enfoque da matéria. Podem pertencer a grupos oficiias, empresariais, institucionais, individuais, testemunhais, especializados ou de referencias e ainda levarem credito, sendo identificadas ou não, sendo sigilosas.
6 - E QUANTOS AOS GRUPOS? OFICIAL E OFICIOSA. E INDEPENDENTE.
Oficiais são instituições mantidas pelo Estado, empresas, e organizações como sindicatos e associações. Consideradas as mais confiáveis por fornecerem dados já analisados e aceitos como verdadeiros.
Oficiosas possuem ligações reconhecidas com instituições, organizações ou empresas e normalmente expressam interesses particulares podendo ser protegido pelo anonimato e ainda havendo a possibilidade da informação ser inutilizada.
Independentes, também chamadas de não governamentais, se dedicam a favorecer suas idéias colocando em risco a veracidade das informações, criando uma necessidade de maior atenção ao valida-las.
7 - FONTES EM RELAÇÃO AO CRÉDITO. DISSERTE. IDENTIFICADA? SIGILOSA? 
A fonte identificada possui maior confiabilidade e exigem maiores cuidados quanto a sua identificação correta no corpo da matéria, com seu nome, cargo, função etc. colocados de forma a orientar o publico e dar crédito a quem se dispôs a ajudar na produção da noticia. No caso da fonte sigilosa não se cita em momento algum nada que possa vir a expor a fonte sendo apenas uma relação de confiança entre as partes.
8 - O QUE É FONTISMO? Trata-se da relação de dependência entre o jornalista e sua fonte fazendo com que ele evite atritos para não perder a informação, julgando ser aquela sua única fonte perfeita. Cabe ao jornalista buscar a maior quantidade possível de informações de diferentes fontes para poder cruzá-las e obter a verdade.
9 - ESCREVA SOBRE O OFF. RELACIONE A ISSO À SEGURANÇA DAS FONTES. 
O off pode ser uma fala gravada, que complemente a matéria filmada, usada para cobrir imagens. Também pode ser informações passadas por fontes que por motivo de segurança preferem não se identificar.
10 - ESCREVA O SEU ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO DO OFF COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E COM O CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS.
No Brasil o sigilo da fonte é amparado pela Constituição Federal, que resguarda quando necessário ao exercício da profissão (artigo 5º, inciso XIV). Entende-se que o jornalista, ao omitir a fonte, assume o que foi revelado por ela, respondendo civil e criminalmente.
Outro dispositivo que trata do sigilo da fonte é o Código de Ética dos Jornalistas Profissionais do Brasil, aprovado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). No artigo 8º, ficou estabelecido que, “sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem da identidade de suas fontes de informação” 
Crianças e adolescentes não podem ser fontes sem o consentimento dos responsáveis.

Continue navegando