Buscar

Resumo Cap7 Cunningham

Prévia do material em texto

Resumo Cap. 7 – Cunningham - O Conceito de um Reflexo
UM ARCO REFLEXO CONTÉM CINCO COMPONENTES FUNDAMENTAIS
1. Receptor Sensorial: transformam uma quantidade de energia ou presença de um elemento químico ambiental em uma resposta celular que, direta ou indiretamente, produz potenciais de ação em um neurônio sensorial. 
a. Receptor sensorial primário: é um neurônio com uma região especializada na transdução de estímulos.
 b. Receptor sensorial secundário: é uma célula não neural especializada para transdução de estímulo que, por sua vez, afeta a atividade neural pela liberação do neurotransmissor em um neurônio - Código de frequência: é a frequência da liberação de potenciais de ação de acordo com a intensidade do estímulo. - Código de população: é o número de receptores sensoriais ativados de acordo com a intensidade do estímulo. 
2. Neurônio Sensorial (SNC aferente): transmite potenciais de ação, resultantes da ativação do receptor, ao SNC. Se ligam à medula espinhal através das raízes dorsais ou ao cérebro através dos nervos craniais. 
 3. Sinapse (SNC): na realidade, pode ser mais de uma sinapse em série (polissináptico), mas podem também ser monossinápticas. 
 4. Neurônio Motor (SNC aferente): que transporta potenciais de ação do SNC em direção à sinapse com o órgão alvo (efetor). Esses saem da medula espinhal através das raízes ventrais e deixam o cérebro através dos nervos cranianos. 
 5. Órgão-alvo (órgão efetor): é o órgão que causou o reflexo. Geralmente é um músculo, como as fibras musculoesqueléticas do quadríceps do membro pélvico, no caso do reflexo patelar (kneejerk, estiramento muscular) ou do músculo liso da íris no reflexo pupilar à luz. O alvo também pode ser uma glândula, como a salivar no reflexo salivar. 
 ARCOS RE FLE XOS PODEM SER SEGMENTARES OU INTERSEGMENTARES
 - Reflexo segmentar: é aquele no qual o arco reflexo passa por somente uma pequena porção rostro-caudal do SNC, ou seja, a entrada do neurônio sensorial, o circuito do SNC e a saída do neurônio motor apresentam uma localização rostro-caudal similar (ex: reflexo patelar e o reflexo pupilar à luz), pois utilizam somente um pequeno número de segmentos da medula espinhal, ou uma pequena região caudal do tronco cerebral, respectivamente. 
- Reflexo intersegmentar: o arco reflexo passa por muitos segmentos da medula espinhal ou por muitas regiões cerebrais, como os ajustes de postura em resposta a aceleração da movimentação ou mudança de posição da cabeça.
- Reflexo patelar: o reflexo de estiramento do fuso muscular começa quando o órgão receptor do fuso é estirado. Isto causa potenciais de ação nos neurônios sensoriais do receptor que, por sua vez, provocam potenciais excitatórios pós-sinápticos nos neurônios motores alfas (α), que retornam para as fibras musculares extrafusais desse mesmo músculo. Potenciais de ação nestes neurônios fazem contrair fibras musculares extrafusais e a perna se estende (“contrai”). Simultaneamente, esses são inibidos, através de um neurônio inibitório, para os músculos antagônicos.

Continue navegando