Buscar

ATIVIDADE FORMATIVA 1 - Grandezas Fundamentais e Derivadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIFAI – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA
	Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
	Curso: Biomedicina (3º Termo)
	Disciplina: Biofísica
	Docente: Prof. Me. Valter Dias
				
	Discente: Daniele Maísa Coradini Neves RA 0053/19 Data: 25/03/2020
ATIVIDADE FORMATIVA 1 – GRANDEZAS FUNDAMENTAIS E DERIVADAS
1. Defina as Grandezas Fundamentais e Derivadas apontadas e suas Expressões Dimensionais.
ESTUDO QUANTITATIVO – GRANDEZAS FUNDAMENTAIS E DERIVADAS: SISTEMAS DE MEDIDAS.
1. Massa: A massa é a medida da quantidade de matéria de um ser vivo sobre a ação da gravidade a massa exerce uma força que é o peso. Na linguagem coloquial massa e peso são usados como sinônimos os seres vivos variam largamente na escala de massa, a massa dos indivíduos da espécie humana varia com diversos fatores mas a biologia médica é um indicador do Estado de rigidez dos indivíduos.
A segunda Lei de Newton afirma que a força é igual à massa multiplicada pela aceleração (F = m x a). Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a.
2. Comprimento, Área e Volume: As dimensões dos seres vivos variam em larga escala da mesma forma e acompanhando a massa. A área (L²) ou superfície corporal pode ser relacionada a diversos fatores fisiológicos como o metabolismo. O volume (L³), tem grande importância biológica como veremos em vários exemplos, a unidade SI de volume é o m³, cm², o litro (l) e o mililitro (ml). A principal unidade de comprimento usada pelos físicos é o metro, cujo símbolo é m, em algumas áreas da Física, por razões práticas, são usadas também outras unidades.
 
3. Densidade: É a relação existente entre a massa e o volume de um material, desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. A densidade representa a quantidade de matéria existente na unidade de volume dos corpos.
D= Massa = M = ML-3
 Volume L³
4. Velocidade: Os seres vivos suas partes membros órgãos e o comportamento estão em constante movimento que é a mudança de posição no espaço esse fenômeno é medido pela velocidade definida como o espaço percorrido dividido pelo tempo decorrido.
 V= ESPAÇO = L = LT-1
 TEMPO T
5. Aceleração: A mudança de velocidade em função do tempo é aceleração que é definida como a variação da velocidade dividida pelo tempo.
A= = LT-1 = LT-2
 TEMPO T
6.Energia e Trabalho: Possuem a mesma expressão dimensional, porque representam dois aspectos de uma mesma grandeza: ENERGIA pode produzir TRABALHO;TRABALHO pode produzir ENERGIA.
E ou T = Força x Distância
ML-2 x L = ML² T-2
7.Potência; é a capacidade de realizar trabalho (ou produzir energia), em função do tempo;
W = Energia = ML2 T-2 = ML2 T-3
 Tempo T
A potência é medida em watts. Por exemplo Se a massa for levantada em 1 segundo a potência será de 1 watt; portanto um watt corresponde a levantar a massa de 0,1 kg a 1 m de altura em 1 segundo. Essa potência em joule por segundo:
W = watt = Joule
 Segundo
8.Pressão; definida como força agindo sobre uma área.
P = Força = MLT-2 = ML-1 T-2
 Área L 2
9.Viscosidade; a viscosidade fisicamente é a força que se deve ser feita durante certo tempo para deslocar-se de uma área unitária de um fluido a viscosidade, tem um enorme importância biológica tanto no escoamento de líquidos como na circulação sanguínea na lubrificação de articulações e na preparação de fluídos para o uso biológico.
A viscosidade dinâmica é a resistência interna de um fluído, líquido ou gás esse atrito interno é visível no escoamento de fluídos basta comparar o escoamento de água viscosidade menor com o de mel ou xarope por exemplo de viscosidade maior.
N= Força x Tempo = MLT-2 x T = ML-1 T-1 
 Área L2 
10.Tensão superficial; Representa a força que deve ser feita para a penetração de objetos em uma superfície líquida; a tensão superficial é representada pela letra grega Sigma dimensionalmente é a forma dividida pela distância ou o trabalho dividido pela área de penetração.
Força = MLT-2 = MT-2
 Distância L
 Trabalho = ML2 T-2 = MT-3
Área L
11.Temperatura; é um dos parâmetros físicos de maior importância em biologia e deve ser bem diferenciado de calor a temperatura é uma medida de intensidade de energia térmica o calor é a medida de quantidade de energia térmica a temperatura mal comparada é a densidade ou concentração de energia térmica por volume de matéria sabe-se que exceto em muito baixas temperaturas a temperatura é uma expressão de energia cinética das moléculas.
T = t + 273,15 0ºC = 273 ºK
 ºK ºC 100 ºC= 373ºK
12.Frequência:Diversos fenômenos biológicos são repetitivos em função do tempo; batimentos cardíacos; movimentos respiratórios; ondas elétricas cerebrais e são medidos pela frequência o que é representado pela letra f.
A frequência é o número de eventos quaisquer no intervalo de tempo por isso representa-se apenas como o inverso do tempo.
F= 1 = T-1
 T
1

Outros materiais