Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FADERGS EAD
DIREITO ADMINISTRATIVO – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AVALIAÇÃO 1
CASO CONCRETO: 
Jathyr é servidor público, exerce a função de motorista e está vinculado à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio da Cidade de Rolândia-PR há mais de 20 anos. Jathyr tem dois filhos: Caio e Mariana, com 10 e cinco anos, respectivamente. Todos os dias, o servidor, durante o horário de almoço, vai com a viatura buscar as crianças das escolas em região diferente do seu itinerário. Com base no caso prático, responda e explique quais os princípios constitucionais da administração pública foram infringidos por Jathyr.
Fica evidente nesse caso concreto que o Servidor Público Jathyr, ao utilizar-se de bem público para atender particularmente suas necessidades de buscar seus filhos na escola, fora de seu trajeto natural, infringiu claramente dois Princípios Constitucionais da Administração Pública, primeiramente o Princípio da Impessoalidade, pois usou e beneficiou-se da viatura sem qualquer justificativa legal para esse fim, abusando assim de sua prerrogativa de agente público e quebrando o pacto que o Estado tem de defender os interesses da coletividade em função de interesses individuais.
O outro Princípio atingido gravemente foi o Princípio da Moralidade, pois o Servidor Jathyr não observou o seu dever de honestidade, de coerência e compromisso social, pois qualquer Órgão Estatal, nesse caso a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio da Cidade de Rolândia-PR, tem a obrigação de orientar todos os seus servidores quanto a utilização de seus recursos, que somente devem ser utilizados para os fins de interesse da sociedade, para não ofender o interesse e os direitos do cidadão, mantendo assim o prestígio que o Órgão necessita ter perante os cidadãos pagadores de impostos.

Mais conteúdos dessa disciplina