Buscar

Transformações Energéticas no dia a dia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Transformações Energéticas no dia a dia – Física Enem e vestibular
Veja a Energia Solar, Energia Eólica, Biogás, Energia Nuclear, e a Geração por Hidrelétricas também. Já dizia Lavosier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Na aula de hoje, vamos estudar as transformações energéticas e mostrar como elas estão presentes em nosso cotidiano. Confira!
Lembrando que Energia é a capacidade de um corpo de realizar trabalho, você conseguiu chegar a que número? Provavelmente, o primeiro tipo de energia que veio a sua cabeça foi a elétrica, não é mesmo? Isso porque esta é a forma de energia mais utilizada no mundo e ela nasce por meio de diferentes transformações energéticas. Confira abaixo:
Energia solar: o nome é autoexplicativo, é o tipo de energia originária do sol.  O que nós terráqueos chamamos de Energia Solar é a conversão da energia que chega até à terra, e que no Sol é fruto de uma fusão nuclear, e que fazemos aqui a conversão para energia elétrica.
O Sol, você já sabe, é uma fonte de energia nuclear que vai funcionar ainda por bilhões de anos. No Sol ocorre uma fusão nuclear permanente com átomos de hidrogênio que se ‘fundem’ no núcleo do sol.
A cada quatro átomos de hidrogênio se forma um átomo de hélio. No processo ocorre uma liberação de energia. No conjunto, o sol libera energia nuclear constantemente, e que chegam à terra na forma de luz e calor.
Aqui na Terra coletamos esta energia do sol em painéis com várias células fotovoltaicas responsáveis pelas transformações energéticas. Veja na imagem o telhado de uma casa equipado com painéis de células fotovoltaicas para captação de energia solar e conversão em energia elétrica.
 
Nestes painéis fotovoltaicos a energia solar é transformada em energia elétrica. Uma de suas principais vantagens é não causar danos ambientais diretos.
Mas, há métodos mais simples também de captar a energia do sol. Por exemplo, se você enrolar metros e metros de mangueira preta expostos ao sol a cor escura ‘absorve’ a energia na forma de calor, que pode esquentar a água no interior da mangueira. 
Também é possível concentrar a energia solar através de um jogo de espelhos e com isso apontar o foco de calor para uma caldeira. No Ensino Fundamental é frequenta experiência de pegar uma lupa e concentrar os raios do sol através da lente para ‘queimar’ pedaços de papel. Tudo isto são formas de uso da Energia Solar.
A Energia Nuclear
O uso que nós humanos fazemos da Energia Nuclear está consolidado na produção de eletricidade pelas usinas nucleares. Nelas ocorrem vários processos físico-químicos que transformam a energia nuclear em energia elétrica.  Veja na imagem aula gratuita sobre a Energia 
Nuclear: Quer saber como as transformações energéticas ocorrem no interior das usinas nucleares e nos reatores de água fervente e pressurizada? Confira o vídeo abaixo!
A Energia Eólica:
Há um velho ditado popular que diz assim: Quem conseguir engarrafar o vento, fica rico. Pois então, isto já é possível pelo uso dos geradores eólicos. A Energia Eólica nada mais é do que captar a energia do ar em movimento. Ou seja, é a transformação da energia do vento em energia elétrica por meio de aero geradores.  Veja na imagem uma ‘fazenda de energia eólica’: Assim como a energia solar, ela também não causa danos ao meio ambiente. Para saber como funcionam os aerogeradores e o potencial energético eólico brasileiro, confira o vídeo abaixo:
O Biogás –
Este combustível é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos por bactérias. Ele é gasoso e composto por metano, dióxido de carbono e contém traços de outros gases. No processo de obtenção do biogás, há diferentes transformações energéticas.
A energia química do gás é convertida em energia mecânica por meio de um processo de combustão. Depois, a energia mecânica gerada ativa um gerador que fornece a energia elétrica. Para saber mais detalhes desse processo, confira o vídeo abaixo:
E quais as transformações energéticas oriundas da Energia Elétrica?
Energia térmica: ao passar roupas, secar o cabelo ou tomar uma ducha, a energia elétrica é transformada em energia térmica.
Energia luminosa: a iluminação dos ambientes é feita devido a transformação de energia elétrica em luminosa no interior das lâmpadas.
Transformações energéticas nos eletrodomésticos
Vamos fazer um teste com alguns eletrodomésticos da sua casa? O foco será na cozinha, abaixo indicaremos três objetos e gostaríamos que fizessem uma lista com todas as transformações energéticas que ocorrem no funcionamento deles:
Fogão: Leve em conta as transformações de energia desde o gás até os movimentos que ocorrem na água durante o preparo dos alimentos.
Liquidificador: A energia vem da rede elétrica e sofre algumas transformações durante o funcionamento do liquidificador. O som também é uma forma de energia cinética, porque se dá através do deslocamento do ar. O que mais podemos listar?
Exemplo 1: Na figura abaixo está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade.

Outros materiais