Buscar

Estudo transfersal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A possibilidade de o consumidor escolher o alimento que consome, de acordo com critérios próprios de preferência, qualidade, segurança alimentar, princípios e valores, depende de informações que devem constar no rótulo dos produtos. Sobre a rotulagem dos transgênicos, o documento que exige esta informação é a(o):
	
	 a)
	Política Nacional das Relações de Consumo.
	 b)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 c)
	Lei de Biossegurança.
	 d)
	Política Nacional de Resíduos Sólidos.
	2.
	Quantos planetas Terra precisaríamos ter, para viver e consumir conforme os padrões médios atuais de cada continente? Dados apontam que pela média de consumo dos países da América do Norte seriam necessários 5,22 planetas; Europa 2,66; América Latina 1,11; Ásia Oriental e Oceania 0,72; e, África 0,61. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	As nações que mais consomem recursos naturais estão concentradas no hemisfério norte e se os seus hábitos de consumo fossem universalizados, a vida no planeta seria insustentável.
	 b)
	A sustentabilidade do planeta Terra depende dos padrões médios de consumo da humanidade, e se todas as pessoas consumissem como os africanos o planeta estaria condenado à exaustão.
	 c)
	Na América Latin, os padrões de consumo estão no limite de capacidade de o planeta suportar a exploração, enquanto na África esse limiar já foi ultrapassado.
	 d)
	Os países ricos do hemisfério norte são exemplos de sustentabilidade para os países pobres do hemisfério sul.
	3.
	O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Social, Justa e Democrática.
	 b)
	Cultural, Energética e Aquática.
	 c)
	Financeira, Econômica e Lucrativa.
	 d)
	Econômica, Social e Ambiental.
	4.
	Dentre os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles, o 17º, trata da parceria pelas metas. Este objetivo é integrador de todos os demais e por isso muito importante. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de ações que favorecem o cumprimento dos ODS:
	 a)
	Os projetos e ações desenvolvidos de modo coletivo nas escolas, universidades e comunidades no âmbito formal e não formal, relacionados à resolução de problemas socioambientais locais.
	 b)
	O plantio de mudas de árvores nativas em compensação à supressão de vegetação no quintal das casas, em parceria com a iniciativa pública e privada para obtenção de recursos financeiros aos proprietários dos imóveis.
	 c)
	As parcerias entre ONGs e empresas em prol do aumento da produtividade e do consumo favorece a economia e reduz a oferta de empregos.
	 d)
	As iniciativas individuais em prol do meio ambiente e da economia, que visem contribuir para a oferta de emprego e renda aos empresários da região.
	5.
	Ao visualizar essa questão você está utilizando recursos naturais! Já pensou nisso? Observe que os smartphones, tablets, computadores, notebooks e quaisquer outros meios de comunicação são fabricados a partir de alguma matéria-prima de origem natural, como minérios de ferro e derivados do petróleo. Sobre as relações de consumo e sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Na fabricação de produtos tecnológicos é isenta a utilização de recursos naturais.
II- O avanço da tecnologia dispensa o consumidor de se preocupar com o meio ambiente.
III- Existe igualdade nas formas de consumo sustentável ao redor do mundo e isso favorece a sustentabilidade.
IV- O equilíbrio planetário é afetado pelo comportamento da humanidade com relação ao consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 b)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 c)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	 d)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	7.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 b)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	 c)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	 d)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	8.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
	 b)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	 c)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	 d)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	9.
	Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opçãoe outra. Esse direito à informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
	 a)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 b)
	Código de Defesa do Idoso.
	 c)
	Código de Defesa do Trabalhador.
	 d)
	Código de Defesa do Meio Ambiente.
	10.
	No Brasil, com a publicação da Lei n° 8.078 de 1990, que trata do Código de Defesa do Consumidor e institui a Política Nacional de Relações de Consumo, ficou estabelecido alguns princípios para garantia dos direitos do consumidor e promover a sustentabilidade econômica e ambiental. Referente a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo.
(    ) Ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor.
(    ) Incentivo à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
(    ) A coibição ao direito à informação e rotulagem de embalagens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8078-11-setembro-1990-365086-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.

Continue navegando