Buscar

Trabalho penal 2

Prévia do material em texto

Teoria do Delito
 A Teoria do Delito é um estudo escalonado e organizado, isso significa que, necessariamente deve seguir uma ordem cronológica, sem pular ou inverter nenhuma das etapas. Portanto, analisar a culpabilidade sem antes verificar a existência ou não da tipicidade, será uma análise incorreta dos fatos, pois, se não existe a tipicidade, pode não haver crime.
 Nesse estudo organizado da Teoria do Delito, vemos que existem muitos detalhes super importantes, como por exemplo: o crime é um fato típico, sabendo disso, precisa haver uma “conduta” delituosa, ela deve ser cometida por um humano e a partir disso, essa conduta tem que gerar um resultado, não podendo esquecer também, do nexo causal, onde liga a conduta ao resultado e por último, se há ou não tipicidade. A tipicidade é a verificação da existência de conduta criminosa, existe dois tipos de tipicidade, sendo elas, formal e material. Tipicidade formal é “ casar o fato com a norma”, já a material, significa ver se aquilo que foi subtraído ou tirado da pessoa, causa algum dano muito grande, e todos esses detalhes ajudam a determinar o rumo do caso concreto.
 Então, podemos concluir que, Teoria do Delito, é aquela que vai a fundo no caso, faz análises e pesquisas extremamente minuciosas, tudo isso, para descobrir se o crime realmente ocorreu. Se for provado que o crime ocorreu, ela vai fazer com que a pessoa que o cometeu, cumpra sua devida pena. Por outro lado, se o crime não aconteceu e mesmo assim, a pessoa está sendo acusada, a Teoria do Delito vai ajudar essa pessoa, fazendo com que não cumpra uma pena indevida, já que não houve nenhum delito.

Continue navegando

Outros materiais