Buscar

AULA_04

Prévia do material em texto

História da Psicologia
Patricia Rossi Carraro
Aula 4
*
Contextos do Surgimento das Ciências Psicológicas:
- A Psicologia como ciência
Conteúdo da Aula
*
Contextualização
- Estudantes americanos visitam as universidades europeias desde o século XVIII. A riqueza cultural do estudo europeu era sinônimo de boa educação. 
- Os alunos procuravam expor-se à arte, à música, à arquitetura e à história multissecular e, na Alemanha do século XIX, buscavam a ciência. 
*
*
- Prestigiosas Universidades na Europa 
- Grandes laboratórios equipados
- Liberdade de ensino
- Incentivo à pesquisas
- Grande envolvimento dos alunos
- Métodos originais de investigação
A Alemanha tornou-se proeminente no campo científico, e ganhou superioridade nos campos da química, da física e da medicina no final do século XIX. 
 Contextualização
O começo da ciência de laboratório nas universidades americanas teve um atraso de aproximadamente 40 anos em relação à Alemanha; laboratórios de física e química foram fundados por volta dos anos 1840. 
A maioria desses laboratórios foi estabelecida por americanos que tinham ido fazer estudos avançados na Alemanha. Esse padrão se repetiu em relação aos laboratórios de psicologia norte-americanos, no fim do século XIX. 
Contextualização
*
*
- Wilhelm Wundt (1832-1920) graduou-se pela Universidade de Heidelberg em 1855, e era um dos melhores alunos de sua turma na faculdade de medicina. 
- Após um breve tempo em Berlim, onde trabalhou como assistente de Johannes Müller, ele retornou a Heidelberg para ser assistente de Hermann Helmholtz durante seis anos.
Quem foi Wundt?
mind42.com
*
 
Publicou seu primeiro livro, em 1858, sobre movimentos e sensações musculares. 
A decisão de Wundt de iniciar uma nova ciência foi gestada durante quase vinte anos, até a abertura de seu laboratório. 
Em 1862, publicou seu segundo livro, o qual descrevia a esperança que ele nutria por uma ciência experimental da Psicologia. 
Quem foi Wundt?
*
- Em 1867, ensinava uma matéria intitulada "Psicologia Fisiológica" e das preleções desse curso surgiu o que talvez seja uma das obras mais importantes para a Psicologia - livro que teve seis edições. 
Sua intenção era estabelecer a Psicologia como uma Nova Ciência.
Quem foi Wundt?
Minuto Psicologia
*
No ano seguinte, foi convidado para o cargo de professor de filosofia na Universidade de Leipzig. 
Deu início ao seu famoso laboratório lá, em 1879, aos 47 anos de idade, e permaneceu na universidade até aposentar-se, em 1917, aos 85 anos. 
Morreu três anos mais tarde. 
Quem foi Wundt?
*
Por que Wundt é considerado o fundador da psicologia científica? Por que não Helmholtz? Ou Fechner? 
Leahey (1991) escreveu: "Wundt é o fundador porque ele uniu a fisiologia com a filosofia, e tornou sua prole independente. Ele trouxe os métodos empíricos da fisiologia para as questões da filosofia e também criou uma nova e identificável função - a de psicólogo, separada das funções de filósofo, fisiologista ou físico" (p. 182). 
Wundt - Fundador da Psicologia Moderna
*
John O'Donnell (1985) referia-se a Alemanha como o lugar em que a Psicologia foi fabricada e ressaltava que o papel central de Wundt no desenvolvimento da psicologia moderna...
...“não deriva de nenhuma descoberta científica que leva seu nome, mas, sobretudo, de sua heroica defesa e propaganda do experimentalismo.”
Wundt - Fundador da Psicologia Moderna
*
Em 1879 - abertura do seu laboratório. Wundt estabeleceu o marco de uma nova ciência. 
O laboratório marca a "estrutura permanente na história da psicologia moderna"
Wundt - Fundador da Psicologia Moderna
idw-online.de
*
- Construiu um dos melhores laboratórios de pesquisa de psicologia do mundo. 
- Treinou mais de 180 alunos que obtiveram títulos de doutores em psicologia ou filosofia. 
- Fundou a primeira revista de psicologia experimental, em 1881, e publicou grande número de livros e artigos em diversas áreas da psicologia.
Wundt - Fundador da Psicologia Moderna
Associação Livre - Psicologia B - blogger
*
Wundt - Fundador da Psicologia Moderna
Wundt cria um método que denomina de INTROSPECÇÃO - ao qual seria mais adequado denominar auto-observação experimental da mente/consciência.
Neste, o experimentador pergunta ao sujeito, especialmente treinado para a auto-observação, os caminhos percorridos no seu interior por uma estimulação sensorial tátil ou visual.
blogpsicologos.com.br
*
 Embora Wundt seja considerado o fundador da psicologia científica em 1879, dentro de poucos anos a ciência da psicologia já podia ser encontrada em várias das melhores universidades alemãs. 
Wundt - Fundador da Psicologia Moderna
Gazeta do Povo
*
A psicologia experimental não só estava se espalhando pela Alemanha, mas também estava sendo importada pela América do Norte, que por volta de 1900 podia se gabar de mais de 40 laboratórios, número superior ao de qualquer país, inclusive da Alemanha. 
Psicologia Moderna/Científica
Unorp
*
LUDY, T. Benjamin, Jr. Uma breve história da psicologia Moderna. Tradução: Wellington Luís de Oliveira Mattos; Cibele Maria Andrade Ruas. Rio de janeiro: LTC, 2009.
SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E.; História da psicologia moderna. Cengage Learning: São Paulo, 2009.
 Referências
Patricia Rossi Carraro
Resumo 
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/1992), Especialista em Psicopedagogia (1996), Sexualidade Humana no contexto da Saúde (1997), Educação à Distância (2010), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Ciências - Área: Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (2016) pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto no Ensino a distância (2009-Atual) nos cursos de graduação em Letras, Ciências Contábeis e Pedagogia; e nos cursos de graduação presencial em Psicologia (2013-Atual) e Pedagogia (2015-Atual). Orienta pesquisas (Iniciação Científica) junto ao Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Docente dos cursos de Pós-graduação (lato sensu) (2016-Atual) em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Docência e Gestão do Ensino Superior. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos, Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, formação continuada, psicologia escolar e inovações pedagógicas.
Link Lattes http://lattes.cnpq.br/2702770632225885
*
Obrigado!
*

Continue navegando