A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade de Revisão Estética

Pré-visualização | Página 1 de 2

Atividade de Revisão Estética III ano 2020 31/03/2020
1. Corrente Galvânica é uma corrente do tipo polarizada (direta) e com sentido unidirecional, ou seja, os eletros caminham num só sentido do polo negativo para o positivo. Devido a essa peculiaridade, ela produz um efeito eletroquímico. Para que estejamos cientes de onde aplicar cada polo (+ ou -) é importante saber que tipo de molécula cada um desses polos atrai, não devendo ser esquecido que o polo negativo atrai íons positivos e vice-versa. No polo negativo os efeitos eletroquímicos são:
 a) Tem reação alcalina. 
b) Repele íons. 
c) É vasodilatador.
 d) Hidrata os tecidos.
 e) Todas as alternativas estão corretas. 
2. É uma técnica utilizada para facilitar a penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele. A utilização da corrente elétrica “quebra” as moléculas do princípio ativo do produto, transformando-as em íons, que possuem massa e tamanho menor. A qual técnica o texto se refere?
 a) Alta frequência.
 b) Corrente Russa.
 c) Microcorrente.
 d) Ionização.
 e) DLM (drenagem linfática manual). 
3. Eletrólise, também denominada por depilação “definitiva”, é uma técnica que utiliza a corrente galvânica e uma agulha metálica de 7 mm, como recurso para destruir a raiz do folículo pilo sebáceo, bloqueando assim o crescimento do pelo. Assinale a opção INCORRETA. 
a) Não é considerado um método invasivo, pois a agulha atravessa a epiderme e chega à derme, onde atinge a capa germinativa do bulbo e papila, sem, portanto ultrapassá-la. 
b) Não é necessário localizar com precisão o bulbo piloso.
 c) Pode ser utilizada em qualquer região onde se deseja a eliminação de pelos indesejáveis, tanto na face como no corpo. 
d) Embora considerada uma técnica definitiva, não elimina por completo o folículo piloso e o pelo pode vir a crescer novamente, porém, com muito menos resistência e espessura.
 e) A destruição da raiz do folículo piloso ocorre devido a uma descarga elétrica através da agulha, pois é na raiz que se encontram os nutrientes necessários para o crescimento do pelo. 
4. O envelhecimento é uma realidade que poucos querem enfrentar. Questões relacionadas ao processo de envelhecimento têm despertado interesse da população em geral. A Carboxiterapia é uma técnica no qual o gás carbônico (CO2) é injetado no tecido subcutâneo através de uma agulha hipodérmica, por intermédio de um aparelho específico. O CO2 é um potente vasodilatador, promovendo um aumento do aporte sanguíneo no tecido subcutâneo e, consequentemente, aumentando a oxigenação e a nutrição. Sabendo disto, julgue os itens a seguir:
 I. Estimula uma resposta inflamatória mediante a uma “agressão” física que promove entre os tecidos, estimulando a reparação do tecido “lesado”, através da proliferação de pequenos vasos sanguíneos neoformados e de fibroblastos.
 II. O processo inflamatório estimula a migração de fibroblastos e diversas moléculas que compõem o tecido conjuntivo para a região tratada. 
III. Os fibroblastos, por sua vez, realizam a síntese de colágeno. Todo esse processo promove a reconstituição do tecido, além do rearranjo das fibras colágenas.
 a) I e II estão corretos.
 b) I e III estão corretos. 
c) II e III estão corretos. 
d) Todos os itens estão corretos. 
e) Todos os itens estão incorretos. 
5. Sobre os efeitos terapêuticos da microcorrente, é INCORRETO afirmar que:
 a) Diminui o processo de reparação tecidual. 
b) Anti-inflamatório. 
c) Bactericida. 
d) Diminuição de edemas.
 e) Reestabelece a síntese de ATP. 
6. Existem diversas maneiras de prevenir o envelhecimento cutâneo. O ideal é iniciar todas as maneiras desde cedo. Assinale a opção INCORRETA sobre a prevenção e cuidados que devemos ter:
 a) Usar protetor solar FPS 15 ou mais, repondo de 2h em 2h, mesmo em dias nublados. 
b) Não se expor ao sol entre 10h e 16h.
 c) Ter um estilo de vida saudável e alimentação rica em gorduras e carboidratos. 
d) Usar chapéu e óculos de sol.
 e) Usar cosmético de acordo com o seu tipo de pele. 
7. A melanogênese é o processo pelo qual ocorre a formação da melanina, que é produzida no interior dos melanocitos encontrados na camada basal da epiderme. No interior dos melanocitos há organelas chamadas melanossomas, que são transportadas por dentritos melanocitos para queratinócitos da epiderme. A pele, então, é pigmentada pela melanina tornando-se bronzeada. Portanto, a melanina pode ser considerada um filtro solar natural. Sobre os filtros solares temos os físicos e químicos nas formulações cosméticas. Assinale a opção CORRETA.
 I. Físicos: são substâncias opacas que refletem ou espalham a luz, impedindo que a radiação UV penetre na pele. 
II. Químicos: são substâncias que absorvem a energia luminosa, convertendo-a em energia não danosa.
 a) I e II estão corretos.
 b) Somente o item I está correto.
 c) Somente o item II está correto.
 d) Somente o item I está incorreto. 
e) Somente o item II está incorreto. 
8. São usados para unificar cor, disfarçar as imperfeições cutâneas e dar opacidade. Preferencialmente, devem ser caracterizadas por: bom poder de cobertura, boa espalhabilidade, capacidade de absorver secreções cutâneas. Componentes mais utilizados na sua formulação são: dióxido de zinco, caulim, talco (silicato de magnésio hidratado). O texto se refere a qual produto? 
a) Creme hidratante.
 b) Pós. 
c) Filtro solar. 
d) Água. 
e) Batom. 
9. É uma técnica que utiliza a Corrente Galvânica para facilitar a retirada do excesso de secreção sebácea da superfície da pele. Geralmente é utilizado um produto com ativos à base de carbonato de sódio, salicilato de sódio oulauril sulfato de sódio, que possui características alcalinas. Marque a opção que indica esta técnica.
 a) Alta frequência 
b) Iontoforese
 c) Corrente Russa 
d) Desincruste 
e) Microcorrente. 
10. Sobre os efeitos fisiológicos da Alta Frequência, é INCORRETO afirmar que:
 a) Bactericida e antisséptico
 b) Vasoconstritor 
c) Oxigenante 
d) Tem efeito térmico 
e) Causa hiperemia
 11. Os cosméticos podem, quando mal conservados ou se forem mal formulados, apresentar alterações físicas e/ou químicas, que impossibilitam o uso do produto pelo risco de causar algum efeito colateral no usuário ou mesmo nenhum efeito, pela inativação da substância ativa. São consideradas principais alterações, EXCETO:
 a) Alteração de cor (oxidação) 
b) Alteração de odor (contaminação) 
c) Formação de precipitado 
d) Separação das fases 
e) Permanência da cor, odor e textura. 
12. A celulite – hidrolipodistrofia ginoide é uma alteração do tecido adiposo com presença de edema e alterações na microcirculação venosa e linfática. Atinge as coxas, região glútea e abdômen, dando um aspecto de “casca de laranja”, sendo agravada e não causada pelo excesso de peso. Entre as causas estão problemas hormonais, problemas vasculares, má nutrição (por acúmulo de gordura nos adipócitos) e tendências anatômicas (pernas grossas e quadris largos). Elas são classificadas da seguinte maneira: marque o item INCORRETO:
 a) Grau I: pouca retenção de líquido, adipócitos começam a aumentar de tamanho.
 b) Grau II: alterações visíveis com contração muscular ou quando a pele é pinçada. 
c) Grau III: a derme sofre afinamento pela redução do metabolismo: a síntese de proteínas e processo de reparo da pele é diminuída. Depósitos de gorduras na pele são visíveis sem manipular a pele. 
d) Grau IV: macronódulos circundados de tecido esclerosado (isto é, rígidos), com áreas de depressão. Aspecto casca de laranja muito evidente e desconfortável para a cliente. 
e) Todas as alternativas estão incorretas. 
13. Estrias são atrofias cutâneas de formas alongadas, às vezes ondulosas, salientes, planas ou deprimidas, mas sempre moles e depressíveis. São causadas por deformações na pele geradas por distensão contínua, isto é, são secundárias às alterações do tecido conjuntivo. As estrias podem estar associadas aos seguintes fatores: marque a opção INCORRETA: 
a) Fatores hormonais 
b) Obesidade 
c) Gestação 
d) Intensa hidratação 
e) Musculação e rápida mudança de peso.