Buscar

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade dentro do laboratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade dentro do laboratório. Esses riscos são são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e á saúde das pessoas.
Apesar de muitos profissionais considerarem a biossegurança como normas que dificultam a execução de seu trabalho, são essas regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população. O não comprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias.
Os laboratórios são locais de nível científico onde se realiza experimentos e pesquisas, com isso, a todo momento está expondo o pesquisador a sérios riscos como : físicos,acidente, químicos e ergonômicos. Dessa forma existe um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação desses riscos, conhecida como biossegurança.
Os riscos pode atingir também ao meio ambiente, 
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho totalmente sem riscos ou reduzir esses riscos para o pesquisador.

Outros materiais