Buscar

Questões - Karl Marx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica
Docente: Cristiane Lea R. Soares
Discente:_____________________________________________________________________
Atividade complementar 1ª Unidade – 2015.2
1 – Em relação ao trabalho, qual a diferença que Marx destaca no entre o Capitalismo e os outros modos de produção?
Segundo MARX, o capitalismo é definido como um sistema de organização de sociedade baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade de contrato sobre estes bens (livre-mercado). O Capitalismo, segundo seus defensores, é o meio mais eficiente e eficaz de prosperidade, desenvolvimento e eliminação de pobreza nas sociedades, devido ao seguinte argumento central: cada indivíduo, por depender basicamente do seu próprio esforço, por ter direito a acumular e desfrutar dos produtos gerados por este esforço, por ter de assumir e colocar em risco seu próprio patrimônio é altamente motivado a utilizar seus recursos (materiais e intelectuais) da melhor forma (mais eficiente) possível, e a melhor possível é a que gera maior riqueza para a sociedade, já que os indivíduos dependem de transações voluntárias. 
O modo de produção primitivo designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos, enquanto o período compreendido pelo escravismo, pelo feudalismo e pelo capitalismo mal ultrapassa cinco milênios.
Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a idéia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários.
	No modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito. Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho.
No modo de produção feudal, a sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. Eles apenas os serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos.
E por último, no modo de produção socialista, a base econômica do socialismo consiste na propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Nela não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados). Isto não quer dizer que não haja diferenças sociais entre as pessoas, bem como salários desiguais em função de o trabalho ser manual ou intelectual.
2 – O que você entende por mais-valia?
Eu entendo que é a parte do valor criado pelo trabalho que fica nas mãos dos capitalistas. Do valor total criado pelo trabalho, uma parcela é usada como capital variável, isto é, como meios necessários para manter e reproduzir a força de trabalho, e a outra parcela é apropriada pelos capitalistas, constituindo a maisvalia, o lucro auferido pelos capitalistas no processo de produção.
3- O que Marx entende por alienação e quais as formas de alienação segundo este autor?
 Para Marx, alienação é uma atividade onde a essência do agente é afirmada como algo estranho a ele, assumindo assim a forma de dominação hostil sobre o agente; é um processo no qual o homem deixa de ser dono de si mesmo e torna-se uma propriedade do outro, a ponto de sua vida ser decidida por esse agente dominador. 
 Marx situa a alienação do trabalho em quatro dimensões diferentes: 
I. Alienação da coisa ou alienação do trabalhador em relação ao produto do seu trabalho, no qual o trabalho torna-se um simples objeto e assume uma existência externa, e estranha ao trabalhador. 
II. Auto alienação ou alienação do trabalhador em relação ao seu trabalho, onde mais uma vez o trabalho torna-se algo estranho ao trabalhador e por consequência, este trabalhador vê-se forçado á fazê-lo, somente com o intuito de satisfazer suas necessidades, não tendo para com esse trabalho nenhum sentimento de prazer e realização, e daí surge o fenômeno do absentismo, o trabalhador foge do trabalho igual o diabo foge da cruz. 
III. Alienação da espécie ou a alienação do trabalhador em relação á existência da espécie, na qual o trabalho como sendo a capacidade de transformar as coisas e distinguir o homem de outros animais, transforma-se, na sociedade capitalista, em um meio individual de satisfação das necessidades de subsistência. O trabalho perde seu significado real na sociedade capitalista. 
IV. Alienação do homem em relação ao homem, na qual o trabalho alienado é o fruto da relação de produção capitalista, centrado na exploração do trabalho de uns homens por outros. O trabalho que é um tormento para o trabalhador, é a fonte de gozo e prazer do outro, o explorador.
4 – O que é modo de produção? E forças produtivas segundo Marx e qual a importância desses conceitos para a análise que Marx faz das sociedades?
5 – O que Marx entende por alienação?
6 – Leia o texto e responda às questões.
“A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecido em constate oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que termina sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta.” 
a) Que classes sociais Marx identifica no Capitalismo?
b) Como são as relações entre elas?
c) Como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade? 
7 - “O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”. (MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 23).
Neste texto, Marx está refletindo especificamente acerca da:
A) relação conflituosa entre operários e burguesia
B) dinâmica entre infra-estrutura e superestrutura
C) tensão provocada pela luta de classes no processo do devir histórico
D) relação entre modo de produção e trabalho
E) divisão das esferas de atuação da burguesia
8 - Os pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram uma teoria empírica que se tornou um dos pilares teórico-metodológicos da sociologia. Esse núcleo científico e social da teoria marxista, que não consiste em uma filosofia, “designa uma visão do desenrolar da história que procura a causa final e a grande força motriz de todos os acontecimentos históricos importantes no desenvolvimento econômico da sociedade, nas transformações dos modos de produção e de troca, na conseqüente divisão da sociedade em classes distintas e na luta entre estas classes” (ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico). 
Como Marx e Engels denominaram essa teoria empírica? 
a) Marxismo analítico 
b) Materialismo pós-moderno
c) Idealismo hegeliano 
d) Ideologia alemã 
e) Materialismo histórico 
9 - Qual é o postulado básico do marxismo?
a) Superestrutura.
b) Cultura.
c) O determinismo econômico.
d) Os ideais revolucionários.
e) Infraestrutura.
10) O que designa e qual a relação entre estrutura(infraestrutura) e superestrutura segundo Marx?
11) Explique o que você entende sobre o método Materialista histórico, baseando-se na leitura de Karl Marx.

Outros materiais