Buscar

Impactos de Acordos e Conferências Ambientais

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
PESQUISA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO...........
1. Busque mais informações complementares em livros, revistas e internet sobre o Protocolo de Quioto e da Conferência das Partes em Copenhague.
Com base nas informações levantadas, construa sua própria opinião sobre o assunto. Afinal, o que é melhor para o planeta: um único acordo multilateral, ou a fixação de compromissos unilaterais de acordo com as necessidades de cada país?
Prepare sua resposta na forma de um pequeno artigo opinativo, como, por exemplo, uma coluna de jornal, reportagem de revista..........
2. Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre o homem meio ambiente?
A Revolução industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre homem e meio ambiente porque antes da mesma o homem já existiria recursos da natureza produzindo impactos negativos, porem foi depois da Revolução Industrial que o homem impôs um novo ritmo da utilização dos recursos do meio ambiente como matéria prima, extraindo cada vez mais em maiores quantidades, além da poluição como consequência. Foi a partir da revolução industrial que a comunidade cientifica passou a se interessar pelas questões ambientais argumentando a necessidade de se estabelecer áreas intocáveis como santuários ecológicos se o surgimento do movimento ambientalista.
3. Por que a Conferência de Estocolmo revolucionou as discussões sobre meio ambiente?
Porque a Conferência de Estocolmo mudou as visões tradicionais de meio ambiente, gerando em 1972 as primeiras reflexões sobre os reveses da industrialização além de ter um forte apelo político já que recebeu representações diplomáticas podendo desta forma conseguindo a provar u m documento que incluía 110 recomendações e 26 princípios sendo nomeado de Declaração sobre o Meio Ambiente Humano. Porem essa declaração não tinha força de lei por conta do contexto internacional em que sem encontrava na época.
4. Quais foram os principais pontos do Protocolo de Quioto?
Os principais pontos do Protocolo de Quioto são os seus três importantes mecanismos utilizados para viabilizar o sucesso d o protocolo, esses são:
 - A Implementação Conjunta, que sugere a cooperação entre os países do Anexo I de maneira de transferência ou aquisição de unidades de redução de emissões como sumidouros de carbono e outros projetos ecologicamente corretos. 
- Comércio de emissões, no qual esse item do protocolo autoriza a participação dos países do Anexo I no comércio de emissões para atingir suas metas. Como por exemplos e um país enfrenta dificuldades ele pode pedir ajuda a outro pais que já superou sua meta, sendo este auxílio feito por venda do “direito de poluir” sendo essas transações negociadas entre empresas ou embolsas.
- Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que tem como base a ideia de que se um país periférico reduz suas emissões ele merece ser premiado, pois está agindo voluntariamente já que esta era uma atividade de obrigação com força de lei dos países do Anexo I. Esta recompensa oferecida pelo MDL é uma quantidade de créditos de carbono, ou seja, um certificado que permite a emissão de toneladas de CO².
5. Qual foi o impacto da ECO-92?
O impacto da Eco-92 foi conseguir superar as divergências gerando estratégias internacionais para proteger a natureza, levando em consideração o desenvolvimento econômico. A maneira encontrada de gerar estratégias foi produzindo cindo importantes documentos, sendo eles: a Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Declaração sobre princípios Florestais, a Convenção sobre Um danças Climáticas, a Convenção sobre Bio diversidade e a Agenda 21.

Continue navegando