Buscar

AD2 Ciência e Política

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA 
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS 
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB 
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina: Ciência Política
Aluna: Joelma Mendes Simões Assunção 
Matrícula: 19213110218
Polo: Paracambi RJ
Respostas AD2.
 -A distinção entre o estado de natureza e a sociedade política;
Ao longo do processo de civilização, muitas são as mudanças impostas ou natural aconteceu e ainda acontece. Antes de existir uma Sociedade Civil, o homem vivia em estado de natureza, ou seja, tinha plena liberdade e usufluia de tudo que estava disponível ao seu entorno, não havia regimento e regulamentação para suas atitudes, entendia apenas que tudo podia ser feito de forma natural, vez que só respeitava a lei da natureza, que tudo podia pois a liberdade também proporcionava o direito a propriedade. Para eles, a lei era a mesma para todos, tendo os homens direitos iguais sobre todas as coisas existentes, não havia portanto nem maldade e nem bondade, a vivência era harmônica e sem restrições, justiça e injustiça não estava em seus pensamentos. A sociedade política, nasceu da condição de que mesmo com toda as liberdades e vivência harmônica, o homem ao conhecer os perigos da natureza, passoua necessitar de segurança e proteção para seus “bens” e também garantia de vida, assim, para garantir essas condições, pactuaram entre si e trocaram o estado de natureza ou liberdade natural, pela liberdade civil, formando desde então a sociedade política, onde renunciaram o poder divino e passaram a ser representado pelo poder popular.
- A questão da igualdade e da liberdade no direito natural e no direito político.
 No direito natural, o homem procura sua vivência no bom senso, na igualdade e na liberdade, dotando todos os indivíduos da sociedade de direitos comuns, tendo tudo ao redor de forma espontânia de propriedade. Isso se deve ao fato de que tudo,que se tinha , era suficiente para viver bem e ao mesmo tempo, necessário para a existência humana.
 Estado de natureza segundo Locke significa que o ser humano está sempre subordinado as leis naturais reconhecendo a pela razão. Nesta Lei da Natureza cada indivíduo poderia fazer o papel de juiz e aplicar a pena que considerasse justa ao infrator. A propriedade acontecia quando a homem misturava o seu trabalho com a natureza. De acordo com o direito natural o ser humano tem direito sobre sua vida, liberdade e bens. A sociedade política em Locke corresponde nas leis que os homens criam para instituir o direito a propriedade privada, sendo assim um contrato social.
Referências
LOCKE, John. Por Frendt, Roberto. O Segundo Tratado Sobre O Governo- Um ensaio referebte à verdadeira origem, extensão e objetivo do Governo Civil- Apostila, material complementar ao curso de Admininistração - CEDERJ
COELHO, Ricardo Corrêia. Ciência Política. Florianópolis: Departamento de Ciência da Administração – UFSC: (Brasília): CAPES: UAB, 2010.

Continue navegando