Buscar

Perspectivas Profissionais -Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX

Prévia do material em texto

1.
	Houve várias iniciativas de professores de diversas áreas no decorrer do século XVIII e início do século XIX para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância. Entretanto, podemos dizer que um marco histórico ocorreu no ano de 1829, ano da inauguração do primeiro Instituto a ofertar cursos a distância. Assinale a alternativa CORRETA sobre este instituto:
	 a)
	O Instituto Sir Issac Pitman no Reino Unido ofertou aulas de francês por correspondência.
	 b)
	O Instituto da Sociedade de Estudos Modernos de Berlim, considerada a primeira escola a distância da Europa.
	 c)
	O Instituto Liber Hemondes inaugurado na Suécia possibilitou várias pessoas realizarem cursos a distância.
	 d)
	A Universidade de Boston, nos Estados Unidos da América, ofereceu cursos de formação de docentes.
	2.
	A etiqueta profissional oferece mais segurança e mesmo espontaneidade ao profissional que deve estar atento para exercer sua função adequadamente. As organizações cada dia mais valorizam profissionais que tenham tanto etiqueta como postura profissional, pois os comportamentos estão diretamente relacionados com a forma de se portar no ambiente de trabalho, o que, sem dúvida, está relacionado com a empregabilidade. Com relação às definições de etiqueta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Etiqueta é um conjunto de normas e procedimentos, características da boa educação, polidez, cortesia e hospitalidade, no relacionamento entre pessoas ou grupos, por ocasião de solenidades, eventos sociais ou mesmo no cotidiano. 
(    ) Etiqueta é a forma com que as pessoas se conduzem de acordo com normas próprias num pequeno grupo, visando a um convívio e uma comunicação assertiva.
(    ) Etiqueta é o conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes (cultura), atitudes, gestos (linguagem do corpo), fisionomia, traje, palavras e voz, com o objetivo de melhorar e facilitar as relações humanas.
(    ) As normas e os procedimentos, a polidez, a hospitalidade no relacionamento entre pessoas ou grupos por ocasião de solenidade, os eventos sociais, ou mesmo no cotidiano, são características da boa educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	 b)
	A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	 c)
	As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
	 d)
	O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	4.
	Há determinadas características que definem um bom profissional, podendo ser utilizadas para fazer avaliações para a manutenção dos empregos ou eventualmente para demissões. Sobre as características do bom profissional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Facilidade de relacionamento.
II- Facilidade de comunicação verbal.
III- Criatividade.
IV- Capacidade de observação.
V- Capacidade de persuasão.
(    ) Capacidade de inovar e buscar alternativas nas rotinas de trabalho, o que propicia melhores resultados pessoais e para a empresa, sendo percebida como um diferencial.
(    ) Argumentação segura e clara para conseguir adesão a um ponto de vista ou projeto, aumentando as chances de interferência positiva na organização do trabalho.
(    ) Importante tanto para o uso dentro da empresa quanto com o público externo, pois permite que o funcionário compreenda e seja compreendido, o que facilita no alcance de soluções mais rápidas.
(    ) Capacidade de identificação dos pontos que precisam ser melhorados no trabalho quando se tem uma visão completa dos processos, o que auxilia no aprimoramento das tarefas.
(    ) Importante para o ambiente da empresa, pois mesmo em momentos de discordância da maneira de agir evita que o conflito se estabeleça.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - V - II - IV - I.
	 b)
	IV - V - II - III - I.
	 c)
	II - III - I - IV - V.
	 d)
	I - II - V - III - IV.
	5.
	Atualmente, a universidade brasileira tem amadurecido, tanto na teoria quanto na prática. No entanto, a caminhada ainda é longa, mas compreende hoje o seu papel na sociedade brasileira. Através do ensino, pesquisa e extensão, as universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A universidade vai até os espaços sociais, as comunidades, extrai delas conhecimento e leva esse conhecimento para a forma de pesquisa e extensão.
	 b)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva.
	 c)
	Descentralizar o conhecimento através de projetos de cunho extensionista é uma forma de aumentar a distância entre a universidade e a comunidade.
	 d)
	No Brasil, todas as universidades devem alinhar os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	6.
	O orientador tem a função de acompanhar, orientar e mostrar o caminho que o aluno deve seguir, sugerir textos, acompanhar os métodos, técnicas e problemas da pesquisa realizada pelo acadêmico. No entanto, o professor orientador não irá desenvolver o trabalho para o acadêmico, a sua função é orientá-lo. No que tange à figura do orientador e do acadêmico iniciante na carreira acadêmica, naquilo que diz respeito ao papel fundamental do professor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Professores e acadêmicos sempre trabalham em parceria, através de objetivos muito claros e definidos sem qualquer tipo de discórdia.
	 b)
	O acadêmico deve buscar um professor que o oriente, principalmente sobre a escolha do tema e na execução do projeto.
	 c)
	As linhas de pesquisa não são importantes para que o acadêmico se defina com relação à atuação do seu professor orientador.
	 d)
	Os orientadores somente utilizam a força de trabalho dos alunos pesquisadores para obterem mais resultados em pesquisas que já desenvolvem.
	7.
	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	 a)
	Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	 b)
	Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	 c)
	Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	 d)
	Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	8.
	O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e Fpara as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Um bom profissional é aquele que desenvolve, entre as competências específicas exigidas pelo seu emprego atual, um hábito de contínua avaliação de si. Muitas empresas atualmente realizam avaliações rotineiras de seus funcionários. Estes dados devem ser analisados pelo profissional, para que possa aperfeiçoar-se. Franco (1997) apresenta vários itens que são centrais no processo avaliativo profissional. Sobre estes itens, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: FRANCO, S. Criando o próprio futuro: mercado de trabalho na era da competitividade total. São Paulo: Ática, 1997.
	 a)
	Introspecção.
	 b)
	Facilidade de comunicação verbal.
	 c)
	Capacidade de persuasão.
	 d)
	Liderança.
	10.
	A internet hoje é um lugar importante e essencial para buscar vagas de emprego. Não somente para buscar emprego, mas também para manter lista de contatos, criar redes de pessoas com interesses profissionais em comum, encontrar referências sobre as pessoas, oportunidades de empregos e aperfeiçoamento e divulgar vagas e assuntos de interesse profissional, ou seja, manter a empregabilidade. Existem redes sociais que se especializam nessa função de sustentar relacionamentos profissionais. Qual das alternativas a seguir apresenta uma rede social com estas características descritas?
	 a)
	Linkedin.
	 b)
	Tinder.
	 c)
	Whatsapp.
	 d)
	Twitter.
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação  permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	 d)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Continue navegando