Buscar

G2 parcial Tributário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Luterana do Brasil
ULBRA – CACHOEIRA DO SUL
Pró-Reitoria de Graduação 
Espécie de Avaliação:
( ) G1 parcial ( x ) G2 parcial ( ) Substituição de graus
( ) trabalhos ( ) TUR ( )Exercícios
Curso: DIREITO
Disciplina: Direito Tributário I
Data: 18/06/2019
Professor(a): Me. Patricia M.Ferrari
Valor da Avaliação: 2,0
Nota:
Acadêmico(a): 
				 	 n°: 
1)Instruções para prova:
a) Leia atentamente as questões antes de respondê-las.
b) Interprete devidamente as questões, visto ser esta uma das habilidades exigidas na avaliação.
c) Construa respostas estruturalmente completas e use língua portuguesa padrão.
d) Use caneta azul ou preta e não rasure as questões objetivas.
e) celulares e aparelhos eletrônicos deverão ser desligados e entregues ao professor
f) Para esta avaliação parcial, poderá ser utilizado material de consulta: Legislação e CRFB de 1988
g) TRABALHO EM DUPLAS, ESCRITO A CANETA, ENTREGUE NA DATA DO GRAU 2
1
 Missão – Ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora.
 Visão - Consolidar-se até 2022, como instituição de excelência acadêmica e administrativa.
 Prova ALFA
1-FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XII - Segunda Fase - Direito Tributário –adaptada
Pedro adquire imóvel de João, que o alugava anteriormente a uma sociedade empresária. Sobre esse imóvel estavam pendentes de pagamento os seguintes tributos: o IPTU, a Contribuição de Melhoria, a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo e a Taxa de Inspeção Sanitária devida pelo exercício do poder de polícia, em função da atividade ali desenvolvida. Com relação à responsabilidade tributária, de quais tributos Pedro será responsável ? responda de forma fundamentada
2-A empresa XYZ deixou de declarar e pagar imposto sobre a renda, devido no ano calendário 2006. No início de 2013, a empresa decidiu incluir todos os valores não declarados e não pagos em um parcelamento previsto em lei federal assinando, para tanto, termo de confissão de dívida.
Após quitação integral do parcelamento, a empresa XYZ percebeu que, antes mesmo da inclusão dos valores no referido programa, os débitos já tinham sido atingidos pela decadência, tendo em vista que em nenhum momento houve a constituição do crédito através do lançamento.
Diante disso, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir.
A) Considerando o instrumento de confissão de dívida assinado pelo contribuinte, bem como a quitação integral do tributo, é possível que o contribuinte pleiteie a restituição dos valores que foram atingidos pela decadência?
B) Tratando-se de tributo sujeito a lançamento por homologação não pago e não declarado, que dispositivo do Código Tributário Nacional é aplicável para regular a contagem do prazo para o Fisco realizar o lançamento?
3- No ano de 2017, Caio doou um bem móvel no valor de R$ 100.000,00 para Tício, sem que tenha sido recolhido qualquer tributo. No ano seguinte, Tício, aconselhado por um amigo, antes de qualquer fiscalização por parte da Fazenda do Estado “ X” , declarou e recolheu o Imposto sobre Transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos (ITCD) devido, acompanhado de juros de mora e correção monetária. Ao tomar ciência do fato gerador do ITCD e verificar que não houve recolhimento da multa moratória, a Fazenda autuou Caio, visando à cobrança da multa. 
Considerando o caso descrito e que a lei estadual previa que o doador é o contribuinte do ITD, responda aos itens a seguir, fundamentadamente. Está correta a exclusão da multa moratória? 
A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não pontua.
4- Um empresário consulta um escritório de advocacia sobre a possibilidade de a sociedade da qual é administrador participar de uma licitação, sendo certo que, para tal, terá que apresentar uma certidão demonstrando a inexistência de débitos fiscais com o governo federal. Ele informa que a sociedade foi autuada pelo não recolhimento do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR), e a defesa administrativa, apresentada no prazo, ainda não foi apreciada pelo órgão competente. Nesta situação, a empresa poderá participar de licitação? Justifique

Outros materiais