Buscar

RESUMO DO SISTEMA CIRCULATORIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO SISTEMA CIRCULATORIO
SISTEMA CIRCULATORIO ELE DIVIDIDO EM:
SISTEMA VASCULAR SAGUINEO
Coração 	É um órgão muscular, que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões, funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões.
Artérias 	são vasos, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo, a parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Veias 	são vasos, que transportam o sangue de volta dos tecidos do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as artérias.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Capilares	 são ramificações microscópicas de artérias e veias. Suas paredes apresentam apenas uma camada de células, que permitem a troca de substâncias entre o sangue e as células. Os capilares se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração.SISTEMA VASCULAR LINFATICO
são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Ductos 	Ele transporta células que lutam contra infecções, os linfócitos, e também retira as células mortas dos tecidos.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Vasos 	muito finos (são microscópicos) e permeáveis – estão presentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gás oxigênio e hormônios. às células.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Capilares 	Originam-se nos espaços intercelulares, tem fundo cego. Não há contato direto entre seu conteúdo e o liquido intercelular, ou as células dos tecidos. Infiltram-se entre estas devido a suas paredes serem. são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Capilar continuo ou somático 		Esse tipo de vaso capilar é encontrado em todos os tipos de tecido muscular, tecidos conjuntivos, glândulas exócrinas e tecido nervoso. 	são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Capilar fenestrado ou visceral 	É caracterizado pela presença de grandes orifícios ou fenestras nas paredes diafragma que é mais delgado do que a membrana plasmática da própria células.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Capilar fenestrado sem diafragma 	É caracterizado do glomérulo renal.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Capilar sinosoide 	um caminho tortuoso, diâmetro bem maior que os demais capilares, o que reduz a velocidade da circulação do sangue;são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
· Suas células endoteliais formam uma camada descontinua e são separadas umas das outras por espaços amplos;
· O citoplasma das células endoteliais exibe fenestrações múltiplas;
· Presença de macrófagos entre as células endoteliais;
· Laminas basal descontinua;
Ele é dividido em: 
Macrocirculação:
Grandes Arteríolas, 
Artérias Musculares e Elásticas, 	
Veias Musculares
Microcirculação:
Arteríolas
Capilares
Vênulas pós-capilares
Esses vasos sofrem variações estruturais e exerce níveis diferentes de troca metabólica, entre o sangue e os tecidos circunvizinhos. É composto de única camada celulares endoteliais.
Essas células são endoteliais que repousam em uma lamina basal e seu formato e poligonais e seu longo eixo orienta-se na direção do fluxo de sangue. Seu citoplasma contém pouca organelas e representada por um aparelho de golgi pequeno, mitocôndrias e polorribossomos livres e cisternas de retículos endoplasmático rugoso. E as células endoteliais prendem-se lateralmente umas às outras, através de zônula de oclusão.
Os capilares sanguíneos podem ser em quatro grupos:
Os vasos sanguíneos são normalmente compostos das camadas ou túnicas:
· Túnica intima apresenta uma camada de células endoteliais apoiada em uma camada de tecido conjuntivo frouxo (camada subendotelial) a qual pode conter células musculares lisas. Em artérias, a túnica íntima está separada da túnica média por uma lâmina elástica interna (contêm elastina)são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
· Túnica media Composta por células musculares lisas, entre essas células existem matriz extracelular, composta de fibras e lamelas elásticas, fibras reticulares, proteoglicanos e glicoproteínas. Em artérias, a túnica média possui elástica externa mais delgada que separa esta da túnica adventícia.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
· Túnica adventícia		consiste principalmente em colágeno do tipo I e fibras elásticas.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
VASA VASORUM vasos que encontram-se na adventícia ou na túnica média. Em vasos maiores as camadas são mais espessas para serem nutridas somente por difusão a partir do sangue que circula na luz do vaso.são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
CORAÇÃO
Órgão muscular que se contrai ritmicamente, enquanto bombeia sangue para o sistema circulatório. Além disso, é responsável pela produção de um hormônio chamado de fator natriurético atrial. 
Suas paredes são constituídas de 3 túnicas: interna ou endocárdio, média ou miocárdio e externa ou pericárdio. 
Endotélio 	parecida com a íntima dos vasos sanguíneos, contém um endotélio que repousa sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo frouxo, entre essas 2 camadas, existe uma camada de tecido conjuntivo que contém veias, nervos e ramos do sistema de condução do impulso do coração (fibras de Purkinje).são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Miocárdio 	é a mais espessa e consiste em células musculares cardíacas orientadas em várias direções. são vasos do sistemacirculatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
Epicárdio 	fina camada de tecido conjuntivo, aqui contêm veias, nervos, gânglios nervosos e tecido adiposo. são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.
 O epicárdio corresponde ao folheto visceral do pericárdio, membrana serosa que envolve o coração. Entre o folheto visceral e o folheto parietal existe uma quantidade pequena de fluido que facilita os movimentos do coração.
Além disso, o coração também é composto por um esqueleto cardíaco que é composto por tecido conjuntivo denso, seus principais componentes são o septo membranoso, trígono fibroso e o ânulo fibroso. 
As válvulas cardíacas consistem em um arcabouço central de tecido conjuntivo denso, revestido em ambos os lados por uma camada de endotélio. As bases das válvulas são presas aos anéis fibrosos do esqueleto cardíaco.

Outros materiais