Buscar

Resenha crítica - Documentário

Prévia do material em texto

Disciplina – Psicologia Social
Resenha – Filme “Um lugar ao Sol”
Autor – Daniel Mascaro
Letícia:
· Percebo que problemas sociais tais como tiroteios não os afetam da mesma forma que afetam outras pessoas, uma Sra. chega a se referir sobre o som de um tiro como “lindo” como se fosse um privilégio de quem mora em coberturas. 
· Eles são fissurados por luxúria, ostentação e vaidade. Dizem amar a praia e alguns deles não vão a anos, mesmo sendo do outro lado da rua. Isso demonstra total perca de valores nas próprias convicções e preferências. Um jovem diz que gosta de ver as famílias de comunidade indo a praia e se divertindo, mas observa-se que ele não gosta de se misturar com aquelas pessoas.
· Se todos tivessem a mesma condição financeira, as riquezas seriam tão valiosas? O que nos faz concluir que para que alguém seja muito rico, é necessário que alguém seja muito pobre. Vemos claramente que eles reconhecem suas riquezas, que amam ter privilégios e é por isso que fecham os olhos para o sofrimento e todas as injustiças sociais. 
Larissa:
· Em diversas falas fica explícito como os entrevistados tem pouquíssima, ou nenhuma referência fora de sua bolha social, chegando em alguns momentos a emitirem opiniões extremamente controvérsias e preconceituosas sem nem mesmo se darem conta disso.
· Há em alguns momentos a referência de como estar fisicamente acima –no último andar de um prédio-causa sensações como superioridade, imposição, poder sobre os demais, e vantagens de status. 
· Ainda sobre a questão da bolha social, nota-se uma grande alienação dessas famílias, onde mesmo vivendo numa das cidades com maior índice de violência, criminalidade, desigualdade, e com maiores favelas do Brasil não parecem ter conhecimento ou entender esses problemas sociais. Mesmo vivendo a poucos Km de distância de todo esse cenário parecem estar muito mais distantes, de forma a até mesmo a observa-los com um olhar curioso e contemplativo, como um cientista que estuda o comportamento de outra espécie. 
· O documentário se passa em 2011, onde ainda era embrionária a então popular “militância on-line”, hoje, no ano de 2020, é possível se ter mais consciência de classe através das manifestações de opiniões e culturas que não eram tão difundidas antes da internet. São diários os debates on-line sobre questões sociais, onde a burguesia brasileira é exposta e criticada, é possível assim, que essas famílias através de relatos de outras pessoas possam ter acesso a uma realidade que tanto tentam ignorar, criar proximidade com a vida do outro considerado tão alheio, e assim serem de certa forma obrigados a refletir e sair do estado de alienação. 
Marcio (podemos usar essa introdução):
Trata-se de um documentário sobre a elite Brasileira, mais especificamente moradores de coberturas em algumas das principais capitais do país, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.
Daniel Mascaro entrevista moradores dessas coberturas, onde os mesmos expõe suas percepções e impressões em relação a si mesmos além de comentários do cotidiano vistos dos seus pontos de observação. 
Outros pontos interessantes:
· Os entrevistados em questão, do alto de suas coberturas, enxergam e vivem a vida de acordo com seus recursos materiais e culturais.
· Observamos que todos os entrevistados tem uma percepção de mundo muito semelhante umas das outras, baseadas em luxo, privilégios, status social, poder e conforto gerados pela fortuna a par do prazer.
· Percebemos que existe vida no térreo, na cobertura e entre os dois extremos, vidas estas controversas, vidas singulares, tão distantes e tão próximas mas que se encontram mesmo que de modo sutil em algum momento causando interferência e alterando as realidades umas das outras. (poe ser parte da conclusão).

Continue navegando