Buscar

DOC - CASOS CONCRETOS RESOLVIDOS

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1 (Tema: Conceito sociológico do Direito)
O professor Eduardo Ambrosio foi ao quadro e escreveu a seguinte frase do autor Lyra Filho: "...a sociologia, ao encontrar o Direito no processo histórico, diz o Direito em sua essência. Aplicando-se ao Direito uma abordagem sociológica será então possível esquematizar os pontos de integração do fenômeno jurídico na vida social, bem como perceber a sua peculiaridade distintiva, a sua ?essência? verdadeira." (Lyra Filho, 1999: 52). 
A seguir Eudardo Ambrosio se dirigiu aos seus alunos e formulou a seguinte questão: - A partir do entendimento das palavras de Lyra Filho é possível considerar que o Direito não é determinado por si próprio ou a partir de normas ou princípios superiores abstratos, mas por sua referência à sociedade como fenômeno social que o produz? 
Concorde ou discorde justificadamente e forneça um exemplo.
RESPOSTA - Sim. É possível. 
O Direito tem suas origens nos fatos sociais, entendendo-se como tais 
acontecimentos da vida em sociedade, práticas e condutas que refletem o s seus co stumes, 
valores, tradições, sentimentos e cultura, cuja elaboração é lenta e espontânea da vida social, 
com uma relação dialét ica com a realidade social. Costumes diferentes implicam fatos sociais 
diferentes, razão pela qual cada povo tem sua história e seus fatos sociais; e o Direito não 
pode formar-se alheio a esses fatos por ser um fenômeno recorrente do próprio convívio do 
homem em sociedade. Segundo Miguel Reale, o Direito não existe senão na sociedade e não 
pode ser concebido fora dela. 
Ex.: O reconhecimento da união estável entre indivíduos de mesmo sexo. 
CASO CONCRETO 2 (Tema: SOCIOLOGIA JURÍDICA COMO CIÊNCIA SOCIAL)
Pedro, Paulo e José, estudantes de direito acabaram de ler no jornal que Maria Aparecida, uma exempregada doméstica e portadora de "retardo mental moderado", foi detida em flagrante em abril de 2004, quando tinha 23 anos, após tentar furtar um xampu e um condicionador que, juntos, custavam 24 reais, e ficou presa por mais de um ano. Ela foi encaminhada ao Cadeião de Pinheiros, onde dividia uma cela com mais 25 presas. A jovem sofria surtos, não dormia à noite, urinava na roupa, o que provocou um tumulto, que foi encerrado com o lançamento de uma bomba de gás lacrimogêneo dentro da cela. Diante do desespero de Maria Aparecida, uma das presas jogou água em seu rosto, e a mistura do gás com a água fez com que ela perdesse a visão. Aos gritos de dor, ela foi transferida para local destinado as presas ameaçadas de morte, e ainda, agredida várias vezes com cabo de vassoura. Somente após sete meses de prisão, foi realizada uma audiência, e ela foi transferida para a Casa de Custódia de Franco da Rocha, em São Paulo, onde foi atestada a perda da visão de seu olho direito. A advogada contratada pela irmã de Maria Aparecida entrou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo, que foi negado. Apelou, então, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o qual a concedeu, em maio de 2005, liberdade provisória, após 13 meses de prisão, sofrimento e perda de sentido, por causa de 24 reais. 
Pedro afirma que o juiz aplicou corretamente a lei, visto que a conduta da manicure constitui crime contra o patrimônio (art. 155 do CP). 
Paulo discorda, sustentando que a condenação foi injustificada, pois o ato praticado não é considerado como verdadeiro crime pelo Estado e pela Sociedade, visto o pequeno valor dos objetos.
José sustenta que a condenação é totalmente injusta, já que se trata de um furto de valor insignificante. Afirma, ainda, que as autoridades deveriam se preocupar com as desigualdades sociais e que Maria é a verdadeira vítima da sociedade. 
Segundo Miguel Reale, são três as dimensões pelas quais o fenômeno do direito deve ser considerado (direito como fato, norma e valor). 
Examine o caso concreto apresentado correlacionando a postura dos três estudantes -os com as dimensões do fenômeno do direito acima citadas.
RESPOSTA - O fato onde uma senhora foi presa por furtar um shampoo e um condicionador sofreu uma punição injusta, o juiz considerou a conduta da senhora como crime contra patrimônio art 155, sendo assim baseado na norma, a prisão foi efetuada. A condenação caracteriza-se injusta tendo em vista o princípio da insignificância do caso, dois produtos com valores baixo.
CASO CONCRETO 3 (Tema: LITIGIOSIDADE SOCIAL E O DIREITO ALEM DO ESTADO)
Ana Maria é moradora da comunidade Arraial da Felicidade, nos arredores do centro da cidade de Pirapojanga do Agreste. Desde a semana passada mudou a rotina de seus horários. Isto aconteceu porque depois que foi o chefe da "boca" implantou o toque de recolher, ela só pode chegar em casa até as 10 da noite. Mas não reclama. Todo mês recebe cesta básica e vagabundo não se cria mais na comunidade.
 Percebe-se que na comunidade em que vive Ana Maria há um "poder paralelo" ao do Estado impondo suas regras. Explique esse fenômeno com base na teoria pluralista do direito. 
RESPOSTA - O grupo minoritário em desvantagem faz com que surja este poder paralelo nas favelas do nosso Brasil. Em quanto o estado não dá a devida atenção, sem a sua assistência com seu direito positivo, a lei da favela se destaca para os moradores daquela comunidade, fortalecendo este poder, já que o estado não faz, o grupo de marginais faz pela sua comunidade com norma próprias. Assim ocorrendo o pluralismo jurídico. 
 
CASO CONCRETO 4 (Tema: EFICÁCIA DAS NORMAS JURIDICAS E EFEITOS SOCIAIS)
Em vigor há 10 anos, a Lei nº 4597 /2005, a Lei do Pitbull virou um gatinho manso nas mãos dos donos de cães ferozes. A lei permite que cães das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller circulem a qualquer hora do dia, desde que usem focinheira, enforcador e que estejam acompanhados por maiores de 18 anos. No último sábado, por exemplo, por volta das 15 horas, o comerciante Joaquim Manuel de Oliveira, de 34 anos, morador de Copacabana, passeava no Parque do Cantagalo, na lagoa, com a sua pitbull de 5 anos totalmente à vontade. Ele foi franco: - Para evitar problemas, eu só estava saindo de madrugada (quando a lei, revogada pela atual, proibia os passeios diurnos). Mas é só andar pela Zona Sul para ver que a quantidade de dobermans e rotweillers passeando à luz do dia, a maioria sem focinheira, é a me sma de antes da lei. 
Da leitura do caso acima é fácil perceber que a norma referidanão possui eficácia. Pergunta -se: 
a) A Lei do Pitbull, apesar de ineficaz pode ser considerada válida? Por quê isso acontece? 
RESPOSTA – Pode se considerar válida pois ela dita regra estabelecida na norma que é de utilizar focinheira e ser maior de idade para conduzir o animal, assim buscando cada vez tornar seguro para as pessoas que estão ao redor. Torna-se ineficácia pois não há uma fiscalização para que todos estejam devidamente cumprindo a norma.
b) Defina eficácia e validade normativa.
RESPOSTA – É o nível de cumprimento de norma, já a validade normativa, é uma norma especifica para aquele ato, que venha a conduzir e colocar em pratica o dever ser. Fundamenta em uma outra norma superior
CASO CONCRETO 5 (Já foi respondido)
CASO CONCRETO 6 (Tema: SOCIEDADE BRASILEIRA E INSTITUICOES DE DIREITO )
O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO O sistema eleitoral é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, já que seu voto não pode ser divulgado a terceiros. Acontece que as distorções na representação política que atingem os dois atores principais (eleitor e candidato) podem ser assim formuladas: 1. (uma eleição) será ainda mais democrática quanto menores forem as desigualdades prevalecentes no sistema eleitoral que atribuem valor diferente ao voto; no limite, o voto de todos e de cada um deverá ter o mesmo valor. 2. quanto maior a proporcionalidade efetivada pela lei eleitoral, mais democrático será o sistema eleitoral. Primeiro, porque tratará comigualdade os partidos, independentemente de sua força eleitoral; e, segundo, porque será menos excludente, no sentido de não negar representação política às parcelas do eleitorado que tiverem optado por partidos que vierem a se revelar eleitoralmente menores? (Lima Junior, 1997b, p. 84). As distorções em um sistema de representação têm sido reunidas na literatura sob o título geral de desproporcionalidades que atingem o cidadão eleitor, o partido, o sistema partidário como um todo e o próprio Poder Legislativo. Tendo em conta as distorções especificas do processo eleitoral brasileiro mencionadas no texto, em relação a condição dos eleitores e dos candidatos, responda: 
1- Qual o processo de seleção dos legisladores no Brasil? Quais as principais distorções que este processo apresenta? 
RESPOSTA – Eleições por voto popular direto. As principais distorções, podemos citar a infidelidade partidária, compra de votos, voto cabresto, troca de favores, etc..,
2- De que maneira a Justiça Eleitoral Brasileira tem contribuído para o aprimoramento do sistema político vigente?
RESPOSTA - Criando dispositivos que ajudam na dar transparência, como a Lei da Ficha Limpa, voto eletrônico, celeridade da apuração, cadastro biométrico, etc...

Continue navegando

Outros materiais