Buscar

Resenha - Determinação densidade dos grãos

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE MECÂNICA DE SOLOS
Resenha – Ensaio de determinação da densidade real dos grãos
Silvana Vasconcelos
	Docente do curso de Engenharia Civil – UNISUAM. 
Edson Gracino Nascimento da Silva
Graduando em Engenharia Civil – UNISUAM. 
Determinação da densidade real dos grãos
O peso específico dos grãos, também conhecido como densidade real, é um numero adimensional que representa a relação entre o peso específico do solo e o peso específico da água. Para os cálculos de mecânica dos solos se faz necessário a determinação do peso específico, o qual é parâmetro para classificação do solo.
O picnômetro é um aparelho especialmente utilizado para a determinação da densidade de líquidos ou sólidos. São frascos de vidro, calibrados e com tampa. A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seco a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.
Como informado no vídeo a densidade é uma propriedade intrínseca do material, portanto, independe da quantidade de elemento ensaiado, desde que o ensaio seja feito nas mesmas condições de temperatura e pressão, a densidade será a mesma. Através dos ensaios em laboratório com o picnômetro, regulamentado pela norma: DNER – ME 093/94 é possível obter dados para determinação da densidade real.
Tendo os dados obtidos como base, calculamos a densidade real do solo estudado. Com obtenção dos resultados, é possível realizar as analises e conclusões a respeito da amostra de solo.
Podemos afirmar que o vídeo apresentado, foi realizado de forma muito intuitiva, pois os procedimentos adotados não estavam completamente de acordo com as normatizações existentes.
A aparelhagem que deveria ser utilizada não foi apresentada totalmente, talvez devido à edição ou ao tempo para apresentação. Outro fator interessante foi ao termo da água utilizada dentro do picnômetro, pois informaram a utilização de água desaerada diferente da informação contida na norma que é a água destilada.
No decorrer do processo, podemos perceber que o procedimento difere da norma DNER-ME 093/94. Não foi indicada a pesagem do picnômetro vazio e mesmo após o preenchimento com a amostra de material seco (itens 5.1 e 5,2) da norma DNER-ME 093/94. A amostra utilizada não estava com o peso mínimo indicado (item 4.1) e o recipiente que armazenava a amostra não estava de acordo com a norma. 
O item 5.6 da norma DNER-ME 093/94 não foi realizado, pois não foi identificada a colocação do picnômetro em banho de água à temperatura ambiente e a posterior coleta da temperatura do banho após 15 minutos. 
Podemos afirmar que o item 5.8 da norma também não foi realizado a contento, pois foi informado que deveria se proceder apenas com a lavagem do picnômetro para novo preenchimento com água “desaerada” e efetuar a pesagem.
O ensaio de determinação da densidade dos grãos é relevante para fins de análise da estrutura do solo, revelando importantes informações sobre a resistência e a estabilidade do mesmo.
A norma NBR 6508/1984 – ABNT fixa o método para obtenção do peso específico real dos grãos. Alternativamente, devido a maior simplicidade, recomenda-se também o procedimento do DNER – DPT M 93-64.
O ensaio apresentado foi de entendimento intuitivo, pois alguns procedimentos não ficaram bem explícitos no vídeo como também a observação de certos equipamentos que viriam a ser utilizados.
Com base nos dados coletados no ensaio, podemos afirmar que o resultado obtido será inconclusivo.
Desta forma podemos concluir que fazendo uso dos procedimentos normativos, é possível fazer um ensaio com eficácia e confiabilidade.

Continue navegando