Buscar

Das políticas às ações direitos da pessoa idosa no Brasil EXERCÍCIO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Das políticas às ações: direitos da pessoa idosa no BrasilExercício Avaliativo 3
Parte superior do formulário
Questão 1
Associe a coluna da esquerda com a da direita, conforme a veracidade das assertivas abaixo.
Parte inferior do formulário
A resposta correta é: 
Suas diretrizes contemplam a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, a atenção integral à saúde da pessoa idosa, o estímulo às ações entre setores visando à integralidade da atenção, o provimento de recursos para assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa, o estimulo à participação, o fortalecimento do controle social, a formação e educação permanente dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de saúde. → A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, 
Processo pelo qual se otimizam as oportunidades de bem-estar físico, mental e social; de participar em atividades sociais, econômicas, culturais, espirituais e cívicas; e de contar com proteção, segurança e atenção, com o objetivo de ampliar a esperança de vida saudável e a qualidade de vida de todos os indivíduos na velhice e permitir-lhes assim seguir contribuindo ativamente para suas famílias, amigos, comunidades e nações. → Envelhecimento ativo e saudável,
São 3 (três) grandes pilares e sofre influência dos determinantes do envelhecimento ativo e dos princípios das Nações Unidas para o envelhecimento. → Participação, Saúde e Segurança.
Questão 2
Escolha as alternativas que considera corretas sobre a temática Participação Social da Pessoa Idosa e Intergeracionalidade.
Escolha uma ou mais:
a. O número de eleitores acima de 60 (sessenta) anos teve ligeiro decréscimo nas últimas eleições. Uma das causas prováveis é o descrédito do tema política para esta faixa da população. 
b. Das relações intergeracionais podem surgir resultados como: o atendimento das necessidades primárias, a educação social e transmissão dos valores familiares e culturais do grupo, a ajuda econômica a qualquer momento e também o apoio emocional do nascimento até a morte. 
As relações intergeracionais são um assunto cada vez mais presente em estudos e proposições para o trabalho com as pessoas idosas. Todas essas funções são positivas nas relações com pessoas mais jovens, pois transmitem história e significado social para na vida comunitária.
c. O voto é um dos exemplos da participação cívica. No Brasil o voto é obrigatório até os 60 (sessenta) anos. 
d. As relações intergeracionais são fundamentais em qualquer cultura, mas podem ser ambíguas, dependendo do modo como as pessoas se relacionam. 
e. A participação social das pessoas idosas deve ser bem controlada pela família ou sociedade no objetivo de proteger o cidadão mais velho dos diversos perigos a que sofre no cotidiano. 
Questão 3
Verifique as alternativas abaixo e assinale com Verdadeiro ou Falso, conforme sua compreensão do texto.
Parte superior do formulário
A resposta correta é: 
Mobilidade Física está relacionada a capacidade de locomoção a grandes distâncias. → Falsa, 
Caracterizam-se Atividades da Vida Diária (AVD), atividades tais como: Alimentar-se; Banhar-se; Vestir-se; Mobilizar-se; Deambular; Ir ao banheiro; Manter controle sobre suas necessidades fisiológicas. → Verdadeira,
São consideradas Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) ações que necessitem de ferramentas ou instrumentos para a promoção da saúde. → Falsa,
O envelhecimento é um processo e com ele as funções do corpo e das atividades podem ser impactadas e com a funcionalidade impactada, pode diminuir a capacidade de realizar atividades do dia a dia. → Verdadeira.
Parte inferior do formulário

Continue navegando