Buscar

Direito civil -

Prévia do material em texto

1 – O que significa a representação na teoria geral do Direito Civil? 
Resposta – Na representação uma pessoa age em nome de outra ou por outra. Representação é legitimar terceiro para agir no lugar de outra pessoa como uma obrigação direta, afim de que este seja seu representante. Significa estar no lugar de alguém, substituir determinada pessoa. A representação é a relação jurídica, pela qual são conferidos poderes por lei ou mandato, a certa pessoa que se obriga, diretamente com um terceiro, por meio de ato que pratica em nome do representado. Representante convencionado é o que é munido de mandato expresso ou tácito, verbal ou escrito, do representado.
2 – Quais são as espécies de representação? 
Resposta – Representação legal OU voluntaria 
A representação legal decorre diretamente da lei, que estabelece a extensão do âmbito da representação, os casos em que ela é necessária para certas situações, como nos casos dos incapazes, quer seja através dos representantes legais, quer seja através da curatela e da tutela. artigos 1.634, V, 1.690, 1.747 CC. O representante legal é aquele a quem a norma jurídica confere poderes para administrar bens alheios, como o pai, ou mãe, em relação a filho menor (art. 1.690 -CC), quanto o tutor ao pupilo (art. 1.747, I - CC) e curador, no que concerne ao curatelado (art 1.774 - CC). A representação legal presta-se para servir aos interesses do incapaz.
 Representação voluntária é exercida por representante que pode ser nomeado pelo juiz, pela lei ou por vontade dos contratantes, é baseada, em regra, no mandato, cujo instrumento é a procuração. A figura da representação não se confunde com a do mandato. O representante convencionado é o munido de mandato expresso ou tácito, verbal ou escrito, do representante, como o procurador, no contrato de mandato (arts. 115, art. 120, segunda parte e art. 653 a 692 CC).
3 – O que é uma procuração?
Resposta – Uma procuração é o documento em que uma pessoa faz a nomeia um terceiro para que esse possa responder legalmente em seu nome quando necessário, transferindo a terceiro (outorgado) poderes para agir em seu no nome (outorgante). Art 653 a 666 CC. Depois de assinada a procuração a pessoa que foi nomeada passa a responder e representar legalmente o indivíduo que lhe transferiu esse poder de representação em diversos aspectos, de acordo com o que está previsto na procuração.
 4 – Qual o efeito prático da representação? 
Resposta - A noção fundamental é a de que o representante atue em nome do representando, no lugar do representado. O representante é um substituto do representado, para concluir um negocio não em seu próprio nome, mas no lugar do representado. Art 118 CC
Obs.: as respostas podem ser sucintas, devendo mencionar (sem transcrever, contudo) os dispositivos legais correspondentes, quando houve

Continue navegando