Buscar

apostila etica (1)

Prévia do material em texto

ETICA PROFISSIONAL- BIOETICA
Professora: Rosana de Cássia-2020
CONTEÚDO PROGRAMATICO
1. ETICA, BIOETICA E MORAL
1.1 Ética moral e atendimento humanizado
1.2 Importância de um atendimento humanizado
1.3 Implicações bioéticas no fazer de enfermagem
2.CODIGO DE ETICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM-
2.1 Introdução 
2.2Princípios Fundamentais
3.LEI DO EXERCICIO PROFISSIONAL
3.1 Exercícios de fixação e definição dos temas de trabalho
4- BIOETICA EM RELAÇÃO AOS TEMAS:
4.1 Abortos (Conceito, tipos de aborto, questões religiosas e o aborto aspectos éticos e legais do aborto)
4.2 Suicídios (Introdução e aspectos legais do suicídio)
4.3 Transfusões de sangue (Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia –o Problema frente aos funcionários e profissionais )
4.4 Eutanásia ( conceito, tipos de eutanásia , aspectos legais , aspectos religiosos)
4.5 Transplante de Órgãos (Introdução, critérios éticos exigidos para transplantes , trafico de órgãos , xenotransplantes religiosidade X transplantes 
5. ETICA E CELULAS TRONCO:
5.1 Ética e fertilização in vitro
5.2 Provas e exercícios 
6. SIGILO PROFISSIONAL
6.1 Conceito
6.2 Tipos de sigilo
6.3 Formas de possível revelação do sigilo
6.4 Quando é permitido e quando é obrigatória a revelação de sigilo
6.5 Aspectos jurídicos e éticos
ETICA, BIOETICA E MORAL
1-BIOETICA
Palavra designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, via de regra pluridisciplinares, que tem por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação� das tecnociências biomédicas.
Por fim, ela um lugar de importantes embates (enjeux) para uma multidão de grupos de interesses e de poderes constitutivos da sociedade civil: associação de pacientes; corpo médico; defensores dos animais.
1.1 Princípios da bioética
Os princípios são ferramentas que auxiliam no processo de estudo e
Decisão o sobre os diversos temas da bioética. Eles orientam a pesquisas com seres humanos.
 Principio de Beneficência/Não maleficência
Beneficência significa fazer o bem e não maleficência significa evitar o mal. Desse modo, sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele dever reconhecer a dignidade do paciente e considera lo em sua totalidade (todas as dimensões do ser humano devem ser consideradas: física, psicológica, social, espiritual),visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente, tanto no que diz respeito técnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais do paciente. Um profissional deve, acima de tudo, desejar o melhor para o seu paciente, para restabelecer sua saúde, para prevenir um agravo, ou para promover sua saúde.
Principio da Autonomia
De acordo com esse princípio, as pessoas têm liberdade de decisão obre sua vida. A autonomia é a capacidade de autodeterminacao de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas. Para que o respeito pela autonomia das pessoas seja possível, duas condições s.o fundamentais: a liberdade e a informação. Isso significa que, em um primeiro momento, a pessoa deve ser livre para decidir. Para isso, ela deve estar livre de pressões externas, pois qualquer tipo de pressão ou subordinação dificulta a expressão da autonomia.
 Principio da justiça
Este se refere igualdade de tratamento e justa distribuição das verbas Estado para a sa.de, a pesquisa etc. Costumamos acrescentar outro conceito ao de justiça: o conceito de equidade que representa dar a cada pessoa o que lhe devido segundo suas necessidades, ou seja, incorpora-se a idéia de que as pessoas s.o diferentes e que, portanto, também sao diferentes as suas necessidades. De acordo com o princípio da justiça, preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. 
ATIVIDADE
1-No exercício profissional, a equipe de enfermagem sempre vivencia situação que são permeadas de princípios éticos. A ética o conjunto de valores e princípios que regem como a sociedade e os colaboradores devem conduzir as suas atividades no dia-a-dia. Assinale a alternativa que apresenta princípios bioéticas que devem estar presentes no cuidado com o paciente.
a) Fidelidade, justiça, dependência e autonomia.
b) Autonomia, beneficência, n.o-maleficência e justiça.
c) Confiabilidade, duplo efeito, justiça e dependência.
d) Veracidade, justiça, dependência e confiabilidade.
e) Justiça, dependência, respeito .s pessoas
2. Em relação a biótica, assinale a alternativa correta.
a) O principio da beneficência caracteriza-se pela obrigação de não usar danos ou não prejudicar intencionalmente.
b) A idéia central da corrente utilitarista. Que a moralidade tem sua
Origem na maximização da felicidade e minimizar o do sofrimento.
c) O princípio da não maleficência caracterizado por fazer o bem.
d) A pessoa autônoma incapaz de tomar decisão quanto aos assuntos que afetam sua vida 
e) A ética da justiça, ou moralidade dos direitos, fundamenta-se na
Desigualdade e centra-se no entendimento da justiça, configurando uma manifestação de igual respeito.
3-O profissional de enfermagem est. agindo de forma antiética quando:
a) nega assistência de enfermagem em situação característica de urgência ou emergência.
b)se recusa a executar ação que não seja de sua competência técnica.
c)tem acesso a informações sobre a pessoa e a família dela.
d)não aceita encargo ou atribuição que não poderia exercer de forma
Segura para si e para outrem.
e)!Presta assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer
Natureza.
4-Assinale a alternativa que apresenta situação em que o profissional de enfermagem estar agindo de forma antiética.
a) Quando participar de prática multiprofissional.
b) Quando se recusar a executar prescrição medicamentosa sem assinatura e registro do profissional, exceto em urgências e emergências.
c) Quando se recusar a executar prescrição ilegível ou apos identificar erro.
d) Quando assinar ações de enfermagem que não executou.
e) Quando participar da orientação sobre riscos e benefícios de exames ou procedimentos
5. Em relação o aos aspectos de conduta ética no campo da saúde, assinale a alternativa correta.
a) O atendimento deve ser prestado sem discrimina o de religião ou condição financeira.
b) A ficha do paciente não tem caráter privado, pois a disseminação o de informações facilita o tratamento.
c) Ao profissional de saúde é permitida a realização de atividade para a qual não seja habilitado, desde que autorizado pela chefia imediata.
d) Como medida de acolhimento, aconselhável conversar com o paciente, inclusive a respeito da vida pessoal do profissional de saúde.
e) Quando possível desejável referir-se ao paciente pelo apelido, como medida de aproximação.
IMPORTANCIA DE UM ATENDIMENTO HUMANIZADO
Os profissionais da área de saúde atuam diretamente com o cuidado e tratamento da vida de pessoas. Por isso, é extremamente importante atender os pacientes de forma humanizada e satisfatória. Há grande necessidade de o paciente ter confiança e receber apoio na sua saúde física, mas também na parte psicológica. Todo o trajeto que o paciente irá fazer em um hospital necessita de atenção e cuidado dos colaboradores em todos os processos. Desde o SAC, marcação de consultas, atendimento clínico, emergências e internamentos, por exemplo. Esses processos quando não bem trabalhados podem criar uma imagem não favorável ao hospital ou clínica, pois críticas e reclamações passam a existir no ambiente.
O que é atendimento humanizado?
O significado da humanização engloba compreender e ouvir as necessidades e queixas de qualquer pessoa com respeito, cordialidade e empatia. Esse conceito está cada vez mais presente nas organizações, pois o atendimento humanizado integra a construção do relacionamento que existe entre um serviço prestado ou marca. Além disso, pode-se dizer que o atendimento humanizado une o comportamento ético e conhecimento técnico para oferecer os cuidados com o cliente, ou nesse caso com o paciente. Por isso, o atendimento deve serconstruído a partir do ambiente organizacional da instituição.
Como fazer um atendimento humanizado na área da saúde?
O atendimento humanizado trabalha diretamente com a empatia dos profissionais e colaboradores diante ao paciente. A empatia significa a capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro. Ou seja, tentar entender os sentimentos do outro para compreender e se sensibilizar com a sua realidade. No ambiente hospitalar, trabalhar com a empatia é essencial para que a saúde emocional do paciente esteja harmonizada e não crie conflitos com o seu tratamento. Quando você alia empatia e atendimento humanizado, o paciente tem mais chances de apresentar melhoras mais rápidas, pois o seu psicológico não foi abalado durante o tratamento. Além disso, o atendimento humanizado é um dos pilares que definem o conceito de saúde. Segundo a OMS, a saúde significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Ou seja, o bem-estar físico do paciente deve estar alinhado ao bem-estar mental para uma saúde completa.
Onde aplicar a humanização hospitalar?
A humanização é um processo que atua nos princípios do relacionamento pessoal, interpessoal e institucional do hospital ou clínica. Por isso, toda a criação do atendimento humanizado está relacionada com a valorização da saúde do paciente e comportamento ético do profissional da unidade de saúde.Para gerar o atendimento humanizado é necessário que todos os relacionamentos (pessoal, interpessoal e institucional), sejam integrados e aplicados nas seguintes situações:
· Relacionamento com o paciente :Todo o atendimento humanitário deve se concentrar em primeiro lugar, no paciente. Identificar suas queixas e necessidades de uma forma humanitária é essencial em sua jornada no hospital. Por isso, os colaboradores e profissionais de saúde devem ter cuidado com a sua saúde psicológica para não agravar e gerar conflitos em seu tratamento.
· Ambiente Físico :A maioria dos hospitais e clínicas que possuem um ambiente físico agradável e confortável ao paciente, tem uma melhora na satisfação dos pacientes e principalmente amplia os elogios e recomendações da instituição a terceiros. Por isso, é essencial que o ambiente esteja favorável a todos, pois as chances do hospital ou clínica atrair novos pacientes e melhorar sua imagem diante ao público é maior.
· Comunicação com o paciente e profissionais de saúde: A comunicação com o paciente e profissional da saúde deve acontecer de forma rápida, segura e eficiente. Por isso, é necessário que toda a jornada do paciente seja relatada com os profissionais de uma forma integrada, a fim de evitar lacunas e divergências de informações durante o tratamento.Para isso, hoje existem diversas ferramentas de tecnologia e automação que auxiliam na melhoria e agilidade da comunicação do paciente com os profissionais. Como exemplo: a marcação de consultas online e notificação de resultados de exames via SMS.
· Familiares do paciente: A recuperação do paciente depende muito da companhia de seus familiares, amigos e entes próximos, pois ter essa companhia melhora a saúde mental. Por isso, mesmo que o hospital tenha regras de horários de visitação ou restrição de número de visitas, por exemplo, é essencial que os profissionais de saúde compreendam a necessidade de o paciente ter um acompanhamento familiar contínuo  para que sua melhora seja mais rápida e eficaz.
A humanização no atendimento é uma necessidade que deve estar presente nas instituições de saúde, pois impacta diretamente no tratamento e recuperação do cliente. pacientes. 
Implicações bioéticas no fazer de enfermagem
A enfermagem e a ação ética
O profissional de enfermagem precisa pensar não somente na prática do cuidar, mas no valor de sua ação, na relação com o outro e na disposição de utilizar ou não o recurso tecnológico disponível. A cada ato é preciso ter consciência critica para analisar os aspectos positivos e negativos de seu fazer; e o individuo que recebe seu cuidado deve ter a segurança e tranquilidade que sua ação lhe trará beneficio e não malefício e que esta sendo realizada dentro dos princípios da justiça, autonomia, responsabilidade e competência.O paciente e o profissional estão inseridos nas esferas humana, ética e social com dilemas e ambiguidades no agir e no pensar, por isso o discernimento, a reflexão em relação às atitudes, crenças e valores devem fundamentar o agir livre, consciente e responsável.A enfermagem por trabalhar em equipe, convive com pessoas que possuem aspectos culturais e sociais diversos, levando a ocorrência dos dilemas éticos pela diferença de valores, crenças e experiências, bem como da formação ética, humana e profissional de cada individuo. “os dilemas éticos são situações em que a pessoa se vê “forçada” (tem que decidir) a tomar decisão entre duas ou maisalternativas de ação. Neste sentido a pessoa ao decidir deve ser o mais imparcial possível, pois muitas vezes as soluções dos dilemas éticos exigem um compromisso vinculado à responsabilidade pela escolha da ação”Como os valores não são absolutos e as questões éticas não contém fórmulas matemáticas com respostas exatas e fechadas é preciso compreender e refletir sobre os princípios éticos e utilizar a autonomia e a experiência para caminhar às vezes na incerteza, mas nunca se omitindo da responsabilidade de cuidar o paciente e dos membros de sua equipe. A conduta humana tem as qualidades de constância e dinamismo que são apreendidas durante as experiências e de acordo com os valores, conflitos cultural, pessoais e profissionais que refletem em sua ação. Esta ação depende também dos recursos disponíveis e da situação vivida que influencia na qualidade do ato.Diante de um grupo, tomar uma decisão ética requer a utilização de método reflexivo e crítico, para obter um consenso ético; e um ato decisório que resulte da ponderação e conjugação das atividades e reflexões feitas por este grupo, visando evitar injustiças, alcançando o bem comum.No exercício profissional de enfermagem, como em qualquer outro trabalho, estamos diante de dilemas ou conflitos éticos, para enfrentá-los, primeiramente é preciso ter uma ordem de valores que nos de segurança de priorizar a necessidade e o interesse da pessoa envolvida. O ato decisório depende diretamente das concepções e dos valores adquiridos, pautados nos conhecimentos e nas experiências acumulados ao longo da nossa história e que são influenciados pelo meio em o fato ocorra.Corroborando com Oguisso, concluímos que “O profissional de enfermagem deve dispor sólidos princípios éticos para agir perante os frequentes dilemas éticos que integram o cuidado.”
CODIGO DE ETICA
Histórico:
Em 1953 aconteceu o décimo Congresso Quadrienal do Conselho Internacional de Enfermeiros em S.o Paulo. Nele foi aprovado o primeiro Código de ética para Enfermeiros - 14 artigos.
Nos períodos entre 1953-1958 teve a elabora�o do Código de Ética pela Aben Associação Brasileira de Enfermagem. Dai o presente código passou a ter 16 artigos, por m a Aben não tinha poder Discricionário nem competência legal para exigir o cumprimento dos Preceitos éticos, restringindo-se apenas a recomendar ou sugerir.
Em 1975 o código de etica foi reformulado para 18 artigos (Aben). Porem, este instrumento era somente para os enfermeiros o que gerou desconforto no trabalho cotidiano.
Em 1993 com a Resolucao Cofen 160/93 foi aprovado o Segundo Código de ética - 100 artigos. O CDE (Código de ética do enfermeiro)
Passou a ser CEPE (Código de ética dos profissionais de enfermagem) englobou todas as categorias profissionais com suas respectivas atribuições, conforme o grau de habilitação.
Em 2000 houve uma pequena reformulação no CEPE, com a supressão ao artigo 69: 99 artigos.
Em 2007 com a resolução�.o 311/2007 aconteceu a nova reformulação do CEPE: 132 artigos.
E AGORA em 2017 com a resolução COFEN n¼ 564/2017 aconteceu
a nova reformulação do CEPEl
Ainda hoje o código de ética dos profissionais da enfermagem regido pela resoluçãoCOFEN 311/2007.
ATIVIDADE:
6-A reformulação do Código de ética da Enfermagem foi aprovada pela resolução:
A) Resolução COFEN 311/2007.
B) Resolução COFEN 240/2000.
C) Resolução COFEN 240/2007.
D) Resolução COFEN 311/2000.
E) Resolução COFEN 211/2005.
7-Enfermagem Brasileira, diante das transformações socioculturais, Científicas e legais, entendeu ter chegado o momento de reformular o Código de ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). Dessa forma, a atual resolução que aprova a reformula�.o do CEPE . a Resolução
A) COFEN Ð 242/2000.
B) COFEN Ð 311/2007.
C) COFEN Ð 421/2012.
D) COFEN Ð 441/2013.
CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
PREÂMBULO
· A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida.
· O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político.
· A enfermagem brasileira, face às transformações socioculturais, científicas e legais, entendeu ter chegado o momento de reformular o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE).
· A trajetória da reformulação, coordenada pelo Conselho Federal de Enfermagem com a participação dos Conselhos Regionais de Enfermagem, incluiu discussões com a categoria de enfermagem. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.
· O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.
· O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West(1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996)].
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
· A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
· O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
· O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
· O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
· O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
QUADRO DOS CAPITULOS DO CODIGO DE ETICA
CAPÍTULO l
DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS
DIREITOS:
· Art. 1º - Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
· Art. 2º - Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
· Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade.
· Art. 4º - Obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem
Vamos aos conceitos:
 Liberdade! Significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. Liberdade também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.
 Autonomia! . a capacidade de governar-se pelos próprios meios.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
· Art. 6º - Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
· Art. 7º - Comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional. 
PROIBIÇÕES
· Art. 8º - Promover e ser conivente com a injúria, calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições. 
· Art. 9º - Praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato, que infrinja postulados éticos e legais. 
Que tal relembrar o conceito destas 3 palavrinhas?
· Injuria - Consiste em referir-se a alguém por uma caracterização o negativa e que ofenda a dignidade ou decoro da pessoa. Ex: Xingar o colega de trabalho de imbecil.
· Calúnia Ð Consiste em acusar/culpar falsamente alguém pela praticade um ato caracterizado como crime. Para a calúnia ser constitui.da como um crime, necessário que exista um dolo específico (intenção consciente de cometer um ato ilícito
· Difamação - atribui um fato que transgrida a reputação de uma pessoa. Por exemplo: se diz que foi trabalhar embriagada semana passada, constitui crime
ATIVIDADE
8-São proibições do profissional de enfermagem, EXCETO:
a) Práticas de crime e contravenções penais;
b) Ser conivente com calúnia e difama o de membro da equipe de enfermagem;
c) Promover injuria contra a equipe de saúde e áreas afins;
d) Exercer a profissão com justiça e equidade.
SEÇÃO I
DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE – DIREITOS
· Art. 10 - Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
· Art. 11 - Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 12 - Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. 
· Art. 13 - Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem. 
· Art. 14 - Aprimorar os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão. 
· Art. 15 - Prestar assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer natureza. 
· Art. 16 - Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria. 
· Art. 17 - Prestaradequadas informações à pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca da assistência de enfermagem.
· Art. 18 - Respeitar, reconhecer e realizar ações que garantam o direito da pessoa ou de seu representante legal, de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento, conforto e bem estar
· . Art. 19 - Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital nas situações de morte e pós-morte.
· Art. 20 - Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.
· Art. 21 - Proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.
· Art. 22 - Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais. 
· Art. 23 - Encaminhar a pessoa, família e coletividade aos serviços de defesa do cidadão, nos termos da lei. 
· Art. 24 - Respeitar, no exercício da profissão, as normas relativas à preservação do meio ambiente e denunciar aos órgãos competentes as formas de poluição e deterioração que comprometam a saúde e a vida. 
· Art. 25 - Registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. 
PROIBIÇÕES
· Art. 26 - Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
· Art. 27 - Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte. 
· Art. 28 - Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação. Parágrafo único - Nos casos previstos em lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não no ato abortivo.
· Art. 29 - Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
· Art. 30 - Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos.
· Art. 31 - Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência. 
· Art. 32 - Executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa
· . Art. 33 - Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.
· Art. 34 - Provocar, cooperar, ser conivente ou omisso com qualquer forma de violência.
· Art. 35 - Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestada. 
ATIVIDADES
9- O técnico de enfermagem estava prestando cuidados de enfermagem para um paciente da unidade de terapia intensiva (UTI). Durante a mudança de decúbito, o paciente perdeu a sonda nasoenteral (SNE). O técnico de enfermagem, que tinha 10 anos de trabalho na UTI, não avisou o Enfermeiro e introduziu a SNE para instalação da dieta enteral no paciente. Posteriormente, o paciente apresentou Parada Cardiorrespiratoria (PCR),sendo atendido pelo médico e constatado que o procedimento de recoloca�.o da SNE foi realizado de forma inadequada. Considerando o código de ética dos Profissionais de Enfermagem, correto afirmar que:
a) O profissional de enfermagem agiu com imprudência
b) O profissional de enfermagem agiu com negligencia
c) O profissional de enfermagem causou um dano ao paciente, sem
Intenção de matar. Portanto, n.o houve infração a ética
d) O profissional de enfermagem agiu com imperícia
e) O profissional de enfermagem agiu corretamente em adotar a conduta de recolocação da SNE, pois possui capacitação o habilitação o para o procedimento em questão 
10-Considerando o Código de ética dos Profissionais de Enfermagem, Art. 12 que a pessoa deve ser assegurada livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Desta maneira, uma atitude em que o profissional atua com precipitação, inconsideração, com afoiteza, sem cautelas, não usando de seus poderes inibidores, ele está incorrendo em:
a) Imprudência.
b) imperícia.
c) Negligência.
d) Homicídio culposo
11-O técnico de enfermagem que realiza procedimentos sem conhecimento técnico científico necessário poderá gerar agravos decorrentes de :
(A) imperícia.
(B) negligência.
(C) dolo.
(D) culpa.
E) imprudência
12-De acordo com o Código de ética em Enfermagem, considere que um profissional pratica um ato ou açao precipitada, sem cautela, reflexo.o, mesmo tendo perfeito conhecimento do risco, ignorando a ciência e com culpa comissiva. Tal ação classificada como:
a) imperícia
b) negligência.
c) imprudência.
d) indolência.
e) abuso.
13-Paciente acamado foi deixado dormindo, no leito sem a grade lateral erguida. De acordo com o código de ética dos profissionais de enfermagem, essa situação o se caracteriza como ato de:
(A) negligência.
(B) imperícia.
(C) desrespeito.
(D) imprudência.
(E) maleficência.
. 
14-Considerando o previsto no código de ética, respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, inclusive nas situações de morte e pos-morte, uma (um) :
(A) alternativa dos profissionais de enfermagem.
(B) direito dos profissionais de enfermagem.
(C) proibi�.o aos profissionais de enfermagem.
(D) dever e uma responsabilidade dos profissionais de enfermagem.
(E) opção aos profissionais de enfermagem
15-De acordo com o código de ética dos Profissionais de Enfermagem, dever do profissional de enfermagem, entre outros:
a) reconhecer e desrespeitar o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem- estar.
b) respeitar o ser humano na situação de morte e pos- morte.
c) prestar informações inadequadas ao cliente e Família a respeito da assistência de enfermagem, possíveis benefícios, riscos e conseqüências que possam ocorrer.
d) desproteger o cliente contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.
e) Deixar de prestar seus serviços profissionais. Comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe.
16-Conforme código de ética da Enfermagem dever do profissional de enfermagem:
(A) promover a Eutanásia ou participar de prática destinada a antecipar a morte do cliente.
(B) assinar as prescrições de enfermagem que não executou.
(C) auxiliar na realiza o de prática de interrompa o da gestação.
(D) promover injúria e difama o de membro da equipe de enfermagem.
(E) disponibilizar seus serviços profissionais comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais.
17-Foi prescrito a um paciente o medicamento Metoprolol 5 mg endovenosamente O técnico de enfermagem desconhecia a ação da droga, assim como a possibilidade de riscos do uso desse medicamento, mesmo assim executou a prescrição. Sobre a conduta ética desse profissional, assinale a alternativa correta.
a) De acordo com a lei 9478/99, o profissional descumpriu o código de tica dos profissionais de enfermagem.
b) um direito do profissional de enfermagem a administração o de medicamentos injetáveis, independente do conhecimento sobre a ação da droga.
c) O código de ética afirma que todo profissional de enfermagem apto a administrar qualquer medicamento, desde que devidamente prescrito pelo medico.
d) O profissional agiu conforme o regulamento do exercício profissional, pois ele deve conhecer apenas a técnica correta de administra�.o de medicamento por via endovenosa.
e) O profissional infringiu o código de ética dos profissionais de enfermagem, pois Proibido administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade dos risco
18-O pedido do médico plantonista, o técnico de enfermagem, que já havia trabalhado em Centro Cirúrgico, realizou uma pequena sutura em um ferimento corto contuso sem gravidade em membro inferior esquerdo de um paciente adulto. Desta forma, este profissional estar.
(A) descumprindo o código de ética dos profissionais deenfermagem.
(B) cumprindo ordem do responsável por sua supervisão.
(C) realizando uma atividade de acordo com a sua atribuicoes profissional.
(D) negligenciando a lei 8142/90.
(E) demonstrando interesse pela profissão.
19-De acordo com o Código de ética do Profissional de Enfermagem, em situações de emergência o enfermeiro pode:
(A) prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico.
(B) administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga.
(C) participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.
(D) executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa.
(E) administrar medicamentos sem certificar-se da possibilidade de riscos.
20-De acordo com o código de ética dos Profissionais de Enfermagem, proibido ao profissional:
(A) abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência.
(B) apor o numero de inscrição do Conselho Regional de Enfermagem em sua assinatura, quando no exercício profissional.
(C) manter-se atualizado ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais.
(D) cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão.
(E) respeitar o natural pudor, ‘a privacidade e a intimidade do cliente
21-Um paciente idoso est. internado na UTI ha mais de 30 dias. Esta entubado, em ventilação o mecânica invasiva e dependente de drogas e sedação. Ao há perspectivas de sobrevida. De acordo com esse caso hipotético, o procedimento assegurado no Brasil, por meio do Conselho Federal de Medicina, que orienta a suspenso de medica o para esse paciente,
(A) eutania.
(B) distanasia.
(C) mistanasia.
(D) ortotanasia.
(E) eutanásia positiva
22-Quanto a ética profissional, assinale a alternativa correta.
a)imperícia esta relacionada precipitação , ou seja, realização de ações de enfermagem sem cautela, n.o se respeitando as normas de segurança.
b)Imprudência refere-se falta de conhecimento técnico- científico para realizar determinada ação
c)Na eutanásia passiva (negativa, indireta) a ação negada com o propósito de causar ou acelerar a morte.
d) A bioética não poderia ser definida como a ética aplicada aos problemas da saúde dos indivíduos e das coletividades.
e)! De acordo com o código Penal Brasileiro, em duas situações não permitidas a realizacao de aborto: quando a m.e corre risco de vida ou quando a gestação decorrente de estupro.
Seção ll
DAS RELAÇÕES COM OS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM, SAÚDE E OUTROS DIREITOS
· Art. 36 - Participar da prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade. 
· Art. 37 - Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência. Parágrafo único - O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. 
RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 38 - Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe
· . Art. 39 - Participar da orientação sobre benefícios, riscos e conseqüências decorrentes de exames e de outros procedimentos, na condição de membro da equipe de saúde.
· Art. 40 - Posicionar-se contra falta cometida durante o exercício profissional seja por imperícia, imprudência ou negligência. 
· Art. 41 - Prestar informações, escritas e verbais, completas e fidedignas necessárias para assegurar a continuidade da assistência
PROIBIÇÕES
· Art. 42 - Assinar as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional
· . Art. 43 - Colaborar, direta ou indiretamente com outros profissionais de saúde, no descumprimento da legislação referente aos transplantes de órgãos, tecidos, esterilização humana, fecundação artificial e manipulação genética
.
Considerando a relação o dos trabalhadores de enfermagem entre si e com os demais trabalhadores da saúde, referente ética, assinalem a alternativa correta.
(A) Não permitida a participação da pratica profissional multi e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.
(B) Não há quaisquer impedimentos em assinar as ações de Enfermagem que o profissional não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional
(C) Devido necessidade de sigilo, o profissional deve recusar-se de prestar informações, escritas e verbais, completas e fidedignas necessárias para assegurar a continuidade da assistência.
(D) O profissional de enfermagem poder recusar-se a executar prescrições a medicamentosa e terapêutica em caso de identifica o de erro ou ilegibilidade.
(E) Ainda que n.o conste a assinatura e o numero de registro do profissional em prescrição o medicamentosa e terapêutica, o profissional de enfermagem obrigado a executá-la em quaisquer situações.
SEÇÃO III
DAS RELAÇÕES COM AS ORGANIZAÇÕES DA CATEGORIA - DIREITOS
· Art. 44 - Recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, quando impedido de cumprir o presente Código, a legislação do exercício profissional e as resoluções e decisões emanadas do Sistema COFEN/COREN. 
· Art. 45 - Associar-se, exercer cargos e participar de entidades de classe e órgãos de fiscalização do exercício profissional.
· Art. 46 - Requerer em tempo hábil, informações acerca de normas e convocações.
· Art. 47 - Requerer, ao Conselho Regional de Enfermagem, medidas cabíveis para obtenção de desagravo público em decorrência de ofensa sofrida no exercício profissional.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 48 - Cumprir e fazer os preceitos éticos e legais da profissão
· . Art. 49 - Comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem fatos que firam preceitos do presente Código e da legislação do exercício profissional. 
· Art. 50 - Comunicar formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem fatos que envolvam recusa ou demissão de cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente Código e a legislação do exercício profissional
· . Art. 51 - Cumprir, no prazo estabelecido, as determinações e convocações do Conselho Federal e Conselho Regional de Enfermagem.
· Art. 52 - Colaborar com a fiscalização de exercício profissional.
· Art. 53 - Manter seus dados cadastrais atualizados, e regularizadas as suas obrigações financeiras com o Conselho Regional de Enfermagem. 
· Art. 54 - Apor o número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem em assinatura, quando no exercício profissional.
· Art. 55 - Facilitar e incentivar a participação dos profissionais de enfermagem no desempenho de atividades nas organizações da categoria. 
PROIBIÇÕES
· Art. 56 - Executar e determinar a execução de atos contrários ao Código de Ética e às demais normas que regulam o exercício da Enfermagem.
· Art. 57 - Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão de cargo, função ou emprego motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional. 
· Art. 58 - Realizar ou facilitar ações que causem prejuízo ao patrimônio ou comprometam a finalidade para a qual foram instituídas as organizações da categoria. 
· Art. 59 - Negar, omitir informações ou emitir falsas declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem.
SEÇÃO IV
DAS RELAÇÕES COM AS ORGANIZAÇÕES EMPREGADORAS - DIREITAS
· Art. 60 - Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do aprimoramento técnicocientífico, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.
· Art. 61 - Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições dignas para o exercício profissional ou que desrespeite a legislação do setor saúde, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente por escrito sua decisão ao Conselho Regionalde Enfermagem. 
· Art. 62 - Receber salários ou honorários compatíveis com o nível de formação, a jornada de trabalho, a complexidade das ações e a responsabilidade pelo exercício profissional
· . Art. 63 - Desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados, e dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
· Art. 64 - Recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica. 
· Art. 65 - Formar e participar da comissão de ética da instituição pública ou privada onde trabalha, bem como de comissões interdisciplinares
· . Art. 66 - Exercer cargos de direção, gestão e coordenação na área de seu exercício profissional e do setor saúde. 
· Art. 67 - Ser informado sobre as políticas da instituição e do serviço de enfermagem, bem como participar de sua elaboração. 
· Art. 68 - Registrar no prontuário, e em outros documentos próprios da enfermagem, informações referentes ao processo de cuidar da pessoa.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 69 - Estimular, promover e criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua orientação e supervisão. 
· Art. 70 - Estimular, facilitar e promover o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, devidamente aprovadas nas instâncias deliberativas da instituição. 
· Art. 71 - Incentivar e criar condições para registrar as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.
· Art. 72 - Registrar as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva e completa.
PROIBIÇÕES
· Art. 73 - Trabalhar, colaborar ou acumpliciar-se com pessoas físicas ou jurídicas que desrespeitem princípios e normas que regulam o exercício profissional de enfermagem. 
· Art. 74 - Pleitear cargo, função ou emprego ocupado por colega, utilizando-se de concorrência desleal. 
· Art. 75 - Permitir que seu nome conste no quadro de pessoal de hospital, casa de saúde, unidade sanitária, clínica, ambulatório, escola, curso, empresa ou estabelecimento congênere sem nele exercer as funções de enfermagem pressupostas. 
· Art. 76 - Receber vantagens de instituição, empresa, pessoa, família e coletividade, além do que lhe é devido, como forma de garantir Assistência de Enfermagem diferenciada ou benefícios de qualquer natureza para si ou para outrem.
· Art. 77 - Usar de qualquer mecanismo de pressão ou suborno com pessoas físicas ou jurídicas para conseguir qualquer tipo de vantagem.
· Art. 78 - Utilizar, de forma abusiva, o poder que lhe confere a posição ou cargo, para impor ordens, opiniões, atentar contra o pudor, assediar sexual ou moralmente, inferiorizar pessoas ou dificultar o exercício profissional
· . Art. 79 - Apropriar-se de dinheiro, valor, bem móvel ou imóvel, público ou particular de que tenha posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou de outrem.
· Art. 80 - Delegar suas atividades privativas a outro membro da equipe de enfermagem ou de saúde, que não seja enfermeiro
CAPÍTULO II DO SIGILO PROFISSIONAL – DIREITOS
· Art. 81 - Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo. 
RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 82 - Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal
· § 1º - Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida. 
· § 2º - Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.
· § 3º - O profissional de enfermagem, intimado como testemunha, deverá comparecer 
perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.
· § 4º - O segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser mantido, mesmo quando a revelação seja solicitada por pais ou responsáveis, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, exceto nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao mesmo.
· Art. 83 - Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional. 
PROIBIÇÕES
· Art. 84 - Franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.
· Art. 85 - Divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados. 
CAPÍTULO III DO ENSINO, DA PESQUISA, E DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA - DIREITOS
· Art. 86 - Realizar e participar de atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas ético-legais. 
· Art. 87 - Ter conhecimento acerca do ensino e da pesquisa a serem desenvolvidos com as pessoas sob sua responsabilidade profissional ou em seu local de trabalho. 
· Art. 88 - Ter reconhecida sua autoria ou participação em produção técnico-científica. RESPONSABILIDADES E DEVERES
· Art. 89 - Atender as normas vigentes para a pesquisa envolvendo seres humanos, segundo a especificidade da investigação. 
· Art. 90 - Interromper a pesquisa na presença de qualquer perigo à vida e à integridade da pessoa.
· Art. 91 - Respeitar os princípios da honestidade e fidedignidade, bem como os direitos autorais no processo de pesquisa, especialmente na divulgação dos seus resultados. Art. 92 - Disponibilizar os resultados de pesquisa à comunidade científica e sociedade em geral. 
· Art. 93 - Promover a defesa e o respeito aos princípios éticos e legais da profissão no ensino, na pesquisa e produções técnico-científicas.
PROIBIÇÕES
· Art. 94 - Realizar ou participar de atividades de ensino e pesquisa, em que o direito inalienável da pessoa, família ou coletividade seja desrespeitado ou ofereça qualquer tipo de risco ou dano aos envolvidos. 
· Art. 95 - Eximir-se da responsabilidade por atividades executadas por alunos ou estagiários, na condição de docente, enfermeiro responsável ou supervisor.
· Art. 96 - Sobrepor o interesse da ciência ao interesse e segurança da pessoa, família ou coletividade.
· Art. 97 - Falsificar ou manipular resultados de pesquisa, bem como, usá-los para fins diferentes dos predeterminados. 
· Art. 98 - Publicar trabalho com elementos que identifiquem o sujeito participante do estudo sem sua autorização.
· Art. 99 - Divulgar ou publicar, em seu nome, produção técnico-científica ou instrumento de organização formal do qual não tenha participado ou omitir nomes de co-autores e colaboradores. 
· Art. 100 - Utilizar sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, dados, informações, ou opiniões ainda não publicados.
· Art. 101 - Apropriar-se ou utilizar produções técnico-científicas, das quais tenha participado como autor ou não, implantadas em serviços ou instituições sem concordância ou concessão do autor.
· Art. 102 - Aproveitar-se de posição hierárquica para fazer constar seu nome como autor ou co-autor em obra técnico-científica.
ATIVIDADE
23-Segundo código de ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que se recusar a executar atividades que não são da competência técnica, científica, etica ou legal deles configura um(a)
a) dever do profissional.
b) das responsabilidades do profissional.
c) direito do profissional.
d) proibição ao profissional.
e) obrigação do profissional.
CAPÍTULO IV DA PUBLICIDADE - DIREITOS
· Art. 103 - Utilizar-se de veículo de comunicação para conceder entrevistas ou divulgar eventos e assuntos de sua competência, com finalidade educativa e de interessesocial.
Art. 104 - Anunciar a prestação de serviços para os quais está habilitado. 
RESPONSABILIDADESE DEVERES
 Art. 105 - Resguardar os princípios da honestidade, veracidade e fidedignidade no conteúdo e na forma publicitária.
Art. 106 - Zelar pelos preceitos éticos e legais da profissão nas diferentes formas de divulgação
PROIBIÇÕES
· Art. 107 - Divulgar informação inverídica sobre assunto de sua área profissional. 
· Art. 108 - Inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização.
· Art. 109 - Anunciar título ou qualificação que não possa comprovar.
· Art. 110 - Omitir em proveito próprio, referência a pessoas ou instituições.
· Art. 111 - Anunciar a prestação de serviços gratuitos ou propor honorários que caracterizem concorrência desleal.
ATIVIDADE
24-Sobre os direitos e deveres do profissional de Enfermagem, assinale a alternativa incorreta, em relação ao que expressa o código de ética.
a)Comunicar ao COREN e aos órgãos os competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional. Dever e responsabilidade do profissional de Enfermagem
b) Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica. Um direito do profissional de Enfermagem
c) Ter acesso as informações, relacionadas pessoa, família e coletividade necessária ao exercício profissional, não se inclui entre os direitos e deveres do profissional de enfermagem
d) Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentados 
a sua pratica profissional um direito do profissional de Enfermagem
e) Disponibilizar seus serviços profissionais comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais . Dever e responsabilidade do profissional de Enfermagem
25-De acordo com o código de ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa que apresenta uma das proibições previstas no capítulo que descreve a publicidade.
(A) Divulgar informações o verídica a respeito do assunto de sua área profissional.
(B) Anunciar a prestação o de serviços voluntários ou propor honorários que caracterizem concorrência desleal.
(C) Anunciar titulo ou qualificação que possa comprovar.
(D) Omitir, em proveito de terceiros, referência a pessoas ou instituição.
(E) Inserir imagens ou informa esta que possam identificar pessoas e instituições sem sua previa autorizao
26-De acordo com o código de etica de Enfermagem, no que rege as responsabilidades
e deveres dos profissionais, analise as afirmativas abaixo Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, mesmo com ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
( ) Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
( ) Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poder ser revelado quando necessário prestação da assistência.
( ) O profissional de Enfermagem intimado como testemunha dever comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo
CAPÍTULO V -DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES
· Art. 112 - A caracterização das infrações éticas e disciplinares e a aplicação das respectivas penalidades regem-se por este Código, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. 
· Art. 113 - Considera-se infração ética a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
· Art. 114 - Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.
· Art. 115 - Responde pela infração quem a cometer ou concorrer para a sua prática, ou dela obtiver benefício, quando cometida por outrem. 
· Art. 116 - A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas conseqüências
· . Art. 117 - A infração é apurada em processo instaurado e conduzido nos termos do Código de Processo Ético das Autarquias Profissionais de Enfermagem. 
· Art. 118 - As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:
1. I - Advertência verbal
2. ; II – Multa;
3. III – Censura;
4. IV – Suspensao
§ 3º - São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.
· Art. 122 - São consideradas circunstâncias atenuantes:
1. I - Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as consequências do seu ato;
2. II - Ter bons antecedentes profissionais;
3. III - Realizar atos sob coação e/ou intimidação;
4. IV - Realizar ato sob emprego real de força física;
5. V - Ter confessado espontaneamente a autoria da infração. 
· Art. 123 - São consideradas circunstâncias agravantes:
1. I - Ser reincidente;
2. II - Causar danos irreparáveis; 
3. III - Cometer infração dolosamente;
4. IV - Cometer a infração por motivo fútil ou torpe;
5. V - Facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração;
6. VI - Aproveitar-se da fragilidade da vítima;
7. VII - Cometer a infração com abuso de autoridade ou violação do dever inerente ao cargo ou função
8. ; VIII - Ter maus antecedentes profissionais.
ATIVIDADE
27-Um técnico de enfermagem trabalha em uma unidade de pronto atendimento e cometeu uma infra�.o .tica. Ap.s a infra�.o ter sido apurada em processo instaurado e conduzido nos termos do código de Processo ético das Autarquias dos Profissionais de Enfermagem, a penalidade aplicada foi Suspenso do Exercício Profissional, que consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período não superior a:
a) 29 dias.
b) 45 dias.
c) 60 dias.
d) 6 meses.
e) 12 meses
28-Na aplicação de penalidades do código de Deontologia da Enfermagem, são consideradas situações agravantes:
(A) bons antecedentes profissionais.
(B) realizar atos sob coação.
(C) confessar espontaneamente a infração.
(D) cometer infração dolosamente.
(E) realizar infração sob emprego real de forca física
29-O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões física, mental, social e espiritual. De acordo com o código de Ética dos profissionais de enfermagem, constitui circunstancia atenuante
(A) aproveitar-se da fragilidade da vitima.
(B) cometer a infração o com abuso de autoridade ou violação do dever inerente ao cargo ou função 
(C) cometer a infração o por motivo fútil ou torpe.
(D) confessar espontaneamente a autoria da infração
(E) facilitar ou assegurar a execução, a ocultação o, a impunidade ou a vantagem de outra infração.
30-O dia foi corrido na unidade de internação. Já no final do plantão, o técnico optou por trocar a roupa de cama dos pacientes sem dar-lhes o banho prescrito. Depois, nos prontuários, fez o registro dessa tarefa como se houvesse cumprido toda sua responsabilidade. Menos de uma hora depois, arrependido, ligou e avisou ao enfermeiro o ocorrido. O fato de o infrator ter relatado a ocorrência, por sua livre e espontânea vontade, caracterizado no código de tica de enfermagem como:
(A) isenção.
(B) atenuante.
(C) dolo.
(D) agravante.
(E) omissão.
32-No caso de suspensão por infração ética, há proibição do exercício profissional da enfermagem por um período Não superior a:
(A) 7 dias.
(B) 14 dias.
(C) 29 dias.
(D) 3 meses.
(E) 1 ano
33-A inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem considerada:
(A) falta grave.
(B) suspensão do exercício profissional.
(C) descumprimento do direito profissional.
(D) infração disciplinar.
(E) infração ética.
34-Durante atividade profissional, um Técnico de Enfermagem realizou a administração de uma medicação sem certificar-se da natureza das drogas que a compõem, entretanto seuato não trouxe danos para o cliente. Apesar apurar os fatos, o Conselho Regional de Enfermagem estabeleceu a seguinte penalidade ao profissional: repreensão que ser divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Esta penalidade corresponde.
(A) multa.
(B) cassação.
(C) censura.
(D) advertência verbal.
(E) suspensão.
35-Tendo cometido uma Infração, a penalidade imposta pelo Conselho Regional de Enfermagem ao Profissional foi uma repreensão, divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação Tal penalidade se refere .:
(A) advertência verbal.
(B) cassação.
(C) censura.
(D) suspensão.
(E) multa
36-Dentre as penalidades aplicadas pelo Conselho Regional de Enfermagem está Suspensão que consiste na proibição o do exercício da Enfermagem por um período não superior a:
(A) 19 dias.
(B) 29 dias.
(C) 39 dias.
(D) 49 dias.
(E) 59 dias.
37-Considerando o código de ética de Enfermagem, Resolução do COFEN n¡ 311/2007, a penalidade de cassação do direito ao exercício profissional___________________________; e competência do _____________________.
A) Consiste na admoesta�.o ao infrator, de forma reservada; Conselho Regional de Enfermagem.
B) Consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (uma) a 05(cinco) vezes o valor da anuidade da categoria profissional qual pertence o infrator; Conselho Federal de Enfermagem.
C) Consiste na proibição de exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias; Conselho Federal de Enfermagem.
D) Consiste em repreensão por um período não superior a 180 (cento e oitenta) dias; Conselho Regional de Enfermagem.
E) Consiste na perda do direito ao exercício da enfermagem; Conselho Federal de Enfermagem.
38-Sobre as infrações previstas no código de ética Profissional de Enfermagem, correto afirmar que:
(A) ações que provoquem perigo de vida são consideradas infrações gravíssimas.
(B) ações de difamação de organizações da categoria ou instituições são consideradas infrações leves.
(C) ações que provoquem deformidade permanente s.o consideradas infrações graves.
(D) ter bons antecedentes profissionais n.o atenua a infração cometida no exercício da função.
(E) a desobediência e/ou inobservância as disposições do código de ética dos Profissionais de Enfermagem se constitui em infração disciplinar.
CAPÍTULO VI- DA APLICAÇÃO DAS PENALIDADES
· Art. 124 - As penalidades previstas neste Código somente poderão ser aplicadas, cumulativamente, quando houver infração a mais de um artigo. 
· Art. 125 - A pena de advertência verbal é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 5º a 7º; 12 a 14; 16 a 24; 27; 30; 32; 34; 35; 38 a 40; 49 a 55; 57; 69 a 71; 74; 78; 82 a 85; 89 a 95; 98 a 102; 105; 106; 108 a 111 deste Código. 
· Art. 126 - A pena de multa é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 5º a 9º; 12; 13; 15; 16; 19; 24; 25; 26; 28 a 35; 38 a 43; 48 a 51; 53; 56 a 59; 72 a 80; 82; 84; 85; 90; 94; 96; 97 a 102; 105; 107; 108; 110; e 111 deste Código.
· Art. 127 - A pena de censura é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 8º; 12; 13; 15; 16; 25; 30 a 35; 41 a 43; 48; 51; 54; 56 a 59; 71 a 80; 82; 84; 85; 90; 91; 94 a 102; 105; 107 a 111 deste Código.
· Art. 128 - A pena de suspensão do exercício profissional é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 8º; 9º; 12; 15; 16; 25; 26; 28; 29; 31; 33 a 35; 41 a 43; 48; 56; 58; 59; 72; 73; 75 a 80; 82; 84; 85; 90; 94; 96 a 102; 105; 107 e 108 deste Código. 
· Art.129 - A pena de cassação do direito ao exercício profissional é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 9º; 12; 26; 28; 29; 78 e 79 deste Código.
CAPITULO VII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
· Art. 130 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Federal de Enfermagem. 
· Art. 131- Este Código poderá ser alterado pelo Conselho Federal de Enfermagem, por iniciativa própria ou mediante proposta de Conselhos Regionais. 
Parágrafo único - A alteração referida deve ser precedida de ampla discussão com a categoria, coordenada pelos Conselhos Regionais. 
· Art. 132 - O presente Código entrará em vigor 90 dias após sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 
· 
RESUMO DO CODIGO DE ETICA
 Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) é um documento que reúne os princípios fundamentais para a conduta profissional Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras e Atendentes de Enfermagem.Aprovada e editada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a resolução com a versão mais recente do CEPE foi publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de novembro de 2017, entrando em vigor 120 dias após sua publicação.A nova revisão reúne os direitos, os deveres, as proibições, as infrações, as proibições e as infrações e penalidades a serem observados e cumpridos durante o exercício da profissão. Este breve artigo visa apresentar, de forma prática, os principais pontos dispostos no novo CEPE. É importante destacar que o profissional da área não estará isento da leitura completa do documento original.
O que é a Enfermagem?: É “uma ciência, arte e uma prática social” essencial para a área da saúde e comprometida com o cuidado ao ser humano. O profissional desta área é responsável por prestar cuidados conforme a necessidade da pessoa, família e coletividade.
Direitos: O Art. 1º do COFEN garante o direito de exercer a profissão com liberdade, segurança, autonomia, livre de discriminação e em consonância com os princípios legais, de direitos humanos e da ética. Aos profissionais da Enfermagem também deve ser dado o direito de trabalhar em um local que respeite sua dignidade humana, proteja seus direitos e permita que o exercício de sua função seja desenvolvido sem riscos à sua integridade física e psicológica. Receber todas as informações necessárias para o desempenho de suas funções também lhe é garantido, assim como o poder de recusar-se a revelar informações confidenciais que tenham chegado a ele nesta mesma circunstância. Conforme disposto no documento, o profissional de Enfermagem pode recusar-se a ser filmado, fotografado ou exposto em mídias sociais enquanto desempenha seu trabalho.
Outro direito importante garantido no CEPE é o de negar-se a desempenhar atividades que estejam em desacordo com sua competência, que ofereçam risco à sua própria segurança, ou à segurança de terceiros.
Deveres: O exercício da profissão de Enfermagem deve ser feito com “justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”. As relações devem ser baseadas no direito, na solidariedade e no respeito às diversidades.
Caso seja observada alguma ação que fira os dispositivos ético-legais da profissão, ele deve informar imediatamente ao Conselho Regional de Enfermagem e aos órgãos competentes.Outro dever a ser destacado é o de disponibilizar ao paciente todas as informações necessárias à boa continuidade de sua assistência, esclarecendo seus direitos, riscos e benefícios em todas as etapas de sua assistência. O exercício da função deve ser livre de discriminações de qualquer natureza. O pudor, a intimidade e a privacidade da pessoa devem ser respeitados tanto em vida, quanto em morte e pós morte. Também cabe ao profissional respeitar as diretivas antecipadas tomadas pelo paciente de forma livre e esclarecida sobre sua saúde. As responsabilidades aceitas pelo profissional devem estar sempre em acordo com sua capacidade técnica, científica e legal.Sua inscrição profissional precisa ser mantida no Conselho Regional de Enfermagem, bem como os dados cadastrais e as obrigações financeiras devem estar regularizados.
Proibições: O primeiro artigo do Capítulo III do CEPE informa que o profissional não deve executar ações que sejam contrárias ao estabelecido pelo próprio Código de Ética e à legislação vigente referenteà Enfermagem. Assim como disposto nos deveres, reafirma-se que o profissional está proibido de assumir a execução de atividades que estejam fora de sua competência ou que não ofereçam segurança a si mesmo ou a terceiros. Também é proibido pleitear ou aceitar empregos dos quais profissionais da área tenham se desligado pela necessidade do cumprimento do código de ética ou da legislação que rege a profissão.
É vedada a utilização de seu cargo para obter qualquer tipo de vantagem em troca de assistência profissional, bem como é proibido utilizar-se de seus conhecimentos profissionais para praticar atos criminosos ou contravenções. Desde que não haja risco à sua própria integridade física, o profissional não deve negar assistência em situações de “urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe”. De acordo com o disposto no Art. 74, é proibida a participação ou prática que tem fim a antecipação da morte de outro indivíduo.
Penalidades: Ao desobedecer ou deixar de observar as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais códigos regionais, o profissional poderá receber as seguintes penalidades: Advertência Verbal, Multa, Censura, Suspensão do Exercício Profissional e Cassação do direito ao Exercício Profissional.
Para definir a penalidade a ser aplicada, será considerada a gravidade da infração, os agravantes e atenuantes, os danos e resultados, e os antecedentes do infrator.
Benefícios do código: Embora definir um conjunto de princípios a serem seguidos não seja fácil, é preciso assumir tal responsabilidade em benefício da conduta profissional de qualquer categoria. Por se tratar de uma área que lida essencialmente com o cuidado ao ser humano, o exercício da Enfermagem apresenta sempre desafios que levam à necessidade constante de tomada de decisões importantes por parte de seus profissionais. Promover uma assistência de saúde adequada, de qualidade e acessível o exige siga princípios éticos em sua conduta. Ao se deparar com situações que gerem dúvidas durante o exercício de sua função, o profissional de Enfermagem poderá se amparar e encontrar os subsídios necessários nas disposições do CEPE. (redação: Lorena de Sousa).
ATIVIDADES DE REVISAO PARA PROVA
1- (IBFC/2016/SES-PR) De acordo com o CAPÍTULO V do Código de ética dos Profissionais de Enfermagem, as penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federais e Regionais de Enfermagem, conforme determina o art.18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes, EXCETO:
a) Advertência verbal.
b) Censura.
c) Multa.
d) Advertência por escrito.
2- De acordo com o CAPÍTULO V do Código de ética dos Profissionais de Enfermagem, as penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federais e Regionais de Enfermagem, conforme determina o art.18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes, EXCETO:
a) Advertência verbal.
b) Censura.
c) Multa.
d) Advertência por escrito.
3-Os profissionais técnicos em enfermagem são pessoas qualificadas que desenvolvem ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Colaboram com atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. De acordo com o Decreto 94.406/87, que regulamenta o exercício da enfermagem, cabe ao técnico de enfermagem as seguintes tarefas, EXCETO:
A) Executar atividades de assistência de Enfermagem, excetuadas as privativas do
Enfermeiro e as referidas no artigo 9o deste Decreto.
B) Assistir ao Enfermeiro na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em
estado grave.
C) Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos
científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.
D) Como integrante da equipe de saúde cabe a participação nos programas de higiene e
segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho.
h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;
4-O decreto 94.406/87, que regulamenta o exercício da enfermagem no Brasil, entre outros preceitos, estabelece as atribuições do técnico de enfermagem como atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem. Assinale a alternativa que corresponde a uma condição de exercício profissional do técnico de enfermagem, estabelecida no art. 13 do Decreto-Lei supracitado.
A) O técnico de enfermagem exerce as suas atividades profissionais de forma livre e autônoma.
B) O técnico de enfermagem exerce as suas atividades profissionais sob a supervisão e orientação de qualquer profissional integrante da equipe de saúde.
C) O técnico de enfermagem exerce as suas atividades profissionais somente sob a supervisão,
orientação e direção do enfermeiro.
D) O técnico de enfermagem exerce as suas atividades profissionais sob a supervisão, orientação e direção do enfermeiro ou do médico.
E) O técnico de enfermagem exerce as suas atividades profissionais somente sob a supervisão,
orientação e direção do médico.
.
5-NÃO corresponde a função do técnico em enfermagem:
A) Execução de curativo pós-operatório, anotações, observações e orientação aos pacientes.
B) Administração de medicamentos segundo prescrição médica.
C) Execução de plano de cuidados em enfermagem realizado por enfermeiro.
D) Organização e direção de serviços de enfermagem e coordenação de cursos
de formação de pessoal em enfermagem.
E) Participação em equipes de saúde da família em equipes de saúde da família.
.
6- Considerando-se as penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o Art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, é CORRETO afirmar que:
A) a censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos
Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
B) a multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 05 (cinco) a 10 (dez) vezes o valor da
anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator,em vigor no ato do pagamento.
C) a cassação consiste na perda do direito ao exercício da enfermagem e será divulgada nas
publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
D) a suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 30 (trinta) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e
Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.
E) a advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de três testemunhas.
7-Aos infratores do Código de Deontologia de Enfermagem poderão ser aplicadas as seguintes penas:
I – advertência verbal;
II – multa;
III – censura;
IV – suspensão do exercício profissional;
V – cassação do direito ao exercício profissional.
8-Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o Técnico em Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe
I. assistir o(a) enfermeiro(a) na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar.
II. assistir o(a) enfermeiro(a) no planejamento, programação, orientação e supervisão das
atividades de assistência de Enfermagem.
III. a consultoria, a auditória, e a emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.
IV. assistir o(a) enfermeiro(a) na prevenção e no controle das doenças transmissíveis em
programas de vigilância epidemiológicaem geral.
V. planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da
assistência de Enfermagem.
9-Enfermeiro (a) exerce todas as atividades de enfermagem, destacando-se que algumas delas são privativas somente desse profissional. Assinale a alternativa que apresenta tais atividades.
A) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
B) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovadapela instituição de saúde.
C) execução do parto sem distócia.
D) participação na equipe de saúde.
E) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
10-Durante um atendimento a uma adolescente de 16 anos é firmado o diagnóstico de gravidez, sendo o pai um colega, com quem namora já mais de dois anos. A jovem é estudante de 2º grau, bem orientada e não quer que o fato seja naquele momento revelado à família ou ao citado pai. Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem você deve:
A) Respeitar o sigilo solicitado.
B) Comunicar os pais da adolescente.
C) Convocar o jovem citado como pai, independentemente do desejo da jovem.
D) Comunicar ao conselho de defesa dos direitos da infância e da adolescência.
E) Comunicar à promotoria da infância e juventude
11-O decreto no 94.406, de 8 de junho de 1987 regulamenta a Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem e dá outras providências. Conforme este decreto uma das atividades do técnico de enfermagem é:
A) assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
B) prestação de assistência à parturiente e ao parto normal.
C) assistir ao enfermeiro a ministrar medicamentos por via oral e parenteral.
D) participação na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem.
E) participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde
12-Marque a alternativa que corresponde a uma atividade privativa do enfermeiro.
A) Prestar cuidados de conforto ao paciente.
B) Reconhecer e descrever sinais e sintomas.
C) Prescrever a assistência de enfermagem.
D) Executar ações assistenciais de enfermagem.
E) Assistirá parturiente e ao parto normal
13-O código de ética é um documento que contém normas que orientam os profissionais quanto às posturas e atitudes moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade no exercício do trabalho. Acerca do código de ética dos profissionais de enfermagem, assinale a alternativa correta.
a) Esse código baseia-se exclusivamente nos postulados das normas internacionais sobre
pesquisa em seres humanos.
b) A formação da comissão de ética é uma prerrogativa exclusiva das instituições públicas.
c) O profissional tem o direito de se recusar a executar procedimentos de enfermagem que
não disponibilizem equipamentos de proteção individual.
d) É permitido ao profissional assinar ações de enfermagem realizadas por outro profissional
caso este tenha deixado de assiná-las por motivo de esquecimento.
e) Mesmo em situação de urgência/emergência, o profissional tem o direito de se recusar a
realizar prescrição medicamentosa
14-Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012, em seu artigo 1º, afirma que compete às equipes de Atenção Básica realizar testes rápidos para o diagnóstico de HIV e detecção da sífilis, assim como para outros agravos, no âmbito da atenção ao pré-natal para gestantes e suas parcerias sexuais. No artigo 2º, enfatiza que a realização desses testes é de competência de profissionais devidamente capacitados, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem nº 7.498/86, e conforme exposto na referida portaria, o teste citado pode ser realizado
a) privativamente pelo técnico em enfermagem.
b) privativamente pelo enfermeiro.
c) exclusivamente pelos profissionais de nível médio de enfermagem.
d) exclusivamente pelo profissional de enfermagem devidamente treinado.
15-Com base nas disposições do Código de Ética de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O Código de Ética de Enfermagem prevê que o profissional tem o direito de participar da prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.
II. É proibido ao profissional de enfermagem prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.
III. O segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser mantido em qualquer circunstância, mesmo quando a revelação for solicitada por pais ou responsáveis.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) III. B) I. C) I e II. D) II e III. E) II.
16-8ª Região (PA e AP) A respeito da ética e da educação continuada na enfermagem, assinale a opção correta.
A) É dispensável o consentimento informado nos casos de tratamentos médicos ou cirúrgicos em pacientes participantes de pesquisas experimentais.
B) A confidencialidade e a privacidade dos registros de prontuários de pacientes podem ser
quebradas pela instituição de saúde caso seja apresentada autorização da comissão de ética em pesquisa,mesmo sem o consentimento do paciente.
C) Devido ao impedimento de utilizar casos clínicos reais, imposto pela ética e pelo sigilo entre
paciente e profissional de saúde, os estudos de caso restringem-se a histórias hipotéticas e
ficcionais,embora detalhadas e complexas.
D) Os múltiplos papéis de defesa e responsabilidade profissionais contribuem para aumentar os dilemas éticos de enfermeiros-administradores em sua atividade profissional, levando-os, por vezes, a atuar como defensores dos médicos, dos pacientes e da instituição.
E) Na aprendizagem baseada em problemas, o aprendizado em si é pouco colaborativo, já que o professor/facilitador não interfere, deixando que o aluno conduza mo seu próprio aprendizado.
17 -A Portaria nº 2.048 de 05 de novembro de 2002 define as Competências/Atribuições dos técnicos de enfermagem na serviço pré hospitalar móvel. Das Competências/Atribuições listadas abaixo, assinale a opção INCORRETA:
a) Realizar o planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
b) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave, sob supervisão direta ou à distância do profissional enfermeiro.
c) Participar de programas de treinamento e aprimoramento profissional especialmente em urgências/emergências.
d) Realizar manobras de extração manual de vítimas.
18-Um paciente procura o ambulatório para ser medicado por via oral com um comprimido de anti-hipertensivo de uso contínuo. Durante o atendimento a equipe de enfermagem identifica que a receita médica apresentada está fora da validade. Nesta situação hipotética a conduta a ser tomada, de acordo com a orientação do Conselho Federal de Enfermagem, é
A) medicar, tendo em vista que se trata de medicação de uso contínuo.
B) não medicar e orientar o paciente para retornar a consulta médica.
C) comunicar ao profissional enfermeiro chefe da unidade, para validar oprocedimento.
D) medicar, pois trata-se de medicamento que consta no protocolo nacional do programa de hipertensão arterial.
E) medicar e marcar retorno em consulta médica.
19-Uma funcionária do Tribunal procura o ambulatório referindo diminuição da audição e sensação de pressão no ouvido direito há,aproximadamente, dois dias. Após o exame de otoscopia, o médico constatou a presença de cerume impactado no ouvido direito. O tratamento prescrito pelo médico foi remoção do cerume impactado através de lavagem auricular. Nesta situação hipotética, e de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso, o Técnico de Enfermagem está
A) proibido de realizar a lavagem de ouvido.
B) autorizado a realizar o procedimento, por não ser considerado invasivo.
C) autorizado a realizar o procedimento, sob a supervisão do enfermeiro.
D) proibido de realizar a lavagem de ouvido, pois este procedimento é privativo do enfermeiro.
E) autorizado a realizar o procedimento utilizando a técnica do Cone de ouvido.
20-As infrações cometidas por um profissional de enfermagem podem ser classificadas em leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. É considerada uma infração grave aquela que:
A) cause perda ou inutilização de membro.
B) provoque deformidade permanente.
C) cause dano moral irremediável.
D) difame organizações da categoria.
E) provoque

Outros materiais

Perguntas Recentes