Buscar

EXERCÍCIO 1

Prévia do material em texto

Exercício 1 
1. Quais as funções dos vacúolos?
Os vacúolos têm diferentes funções dependendo do seu tipo ele pode servir para regular o PH, controlar a entrada e saída de água por osmorregulação, manter a pressão hidrostática da célula vegetal, armazenamento de substâncias, reserva energético (os vacúolos encontrados nas células dos adipócitos dos animais) e também atuam na digestão de resíduos intracelular.
1. O que são PLASTOS e quais plastídios podem ser originados em células animais e vegetais?
São organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. São formadas por um envelope de duas membranas unitárias contendo internamente uma matriz ou estroma, onde se situa um sistema de membranas saculiformes achatadas, os tilacóides. Originam-se dos plastídios e contêm DNA e ribossomos. Eles são divididos em grupos, entre eles estão os cloroplastos, cromoplastos, leucoplastos e proplastos.
Cloropastos: Os cloroplastos são os plastídios estão relacionados diretamente com a fotossíntese. Além disso, estão relacionados com a síntese de aminoácidos e ácidos graxos. São capazes de se mover no interior da célula, posicionando-se da melhor maneira para capturar a luz. Eles caracterizam-se pela presença de clorofila em seu interior, além de carotenoides. São plastos verdes, uma vez que os carotenoides acabam mascarados pela clorofila. 
Cromoplastos: são aqueles que acumulam carotenoides e normalmente não apresentam clorofila. Sua coloração varia do amarelo ao vermelho. Sua função principal não é a de realizar fotossíntese, como os cloroplastos, estando relacionados principalmente com a atração de polinizadores e de dispersores, uma vez que são encontrados dando cor às pétalas e frutos.
Leucoplastos: Os leucoplastos não possuem nenhum pigmento, seu sistema de membranas interno não é muito elaborado e funcionam armazenando substâncias. Seu nome muda de acordo com a substância que é encontrada em seu interior: Amiloplastos: Acumulam amido; Proteínoplastos: Acumulam proteínas; Elaioplastos ou oleoplastos: Acumulam substâncias lipofílicas.
Proplastos: São proplastídios se desenvolvem na ausência de luz, apresentam um sistema especial, derivado da membrana interna.
1. Quais as funções dos GLIOXISSOMOS?
São células específicas dos vegetais, presentes nas folhas e sementes das plantas, desempenhando o papel de peroxissomos especiais, ou conhecidos como glioxissomos. Atuam em algumas reações do processo de fotossíntese, relacionadas à fixação do gás carbônico e a transformação do oxigênio e na transformação de ácidos graxos em substâncias de menor tamanho, facilitando na obtenção e reserva energética, que acabarão sendo convertidas em glicose e utilizadas pelo embrião em germinação. Grande parte dessas células também estarão presentes nas folhas e sementes, mas a grande maioria no caule e nas raízes das plantas, originando assim os tubérculos. 
1. Quais as funções dos PEROXISSOMOS?
Os peroxissomos são enzimas digestiva. E tem como a principal função do peroxissomo, a capacidade de degradar compostos tóxicos para a célula. Após esta degradação, estes compostos são transformados em compostos menos tóxicos. Os peroxissomos atuam também na desintoxicação do organismo, principalmente em órgãos como o fígado e rins e, em certos vegetais, eles atuam no processo de fotorrespiração, na quebra de gordura e aminoácidos entre outras funções.
Os peroxissomos, pertencem a duas classes enzimáticas: as oxidases e as catalases.
1. Quais as funções dos CLOROPLASTOS e MITOCÔNDRIAS? Eles realizam funções semelhantes em plantas e animais? Justifique sua resposta.
Os cloroplastos são os plastídios estão relacionados diretamente com a fotossíntese, síntese de vitaminas e desenvolvimento energético. Além disso, estão relacionados com a síntese de aminoácidos, vitaminas e ácidos graxos, além do desenvolvimento energético. 
As mitocôndrias são organelas complexas presentes apenas em células eucarióticas. A sua função é a produzir a respiração celular e obtenção ou produção de energia das células, através do processo chamado de respiração celular. O tamanho, a forma, a quantidade e a distribuição das mitocôndrias variam de acordo com o tipo de célula.
Os cloroplastos e mitocôndrias realizam funções semelhantes pois ambos estão envolvidos na alimentação da célula, pois ambos produzem e armazenam alguma forma de energia.

Continue navegando