Buscar

A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Prévia do material em texto

A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: IMPACTOS SOCIAIS
A 4ª revolução industrial se refere a progressos tecnológicos capazes de substituir a mão de obra humana, de forma que em breve a manufatura se tornará totalmente obsoleta, e as mãos humanas vão ser substituídas por máquinas, e serão capazes de fazer todos os processos. 
Assim como toda revolução, ela traz diversos benefícios, porém eles são acompanhados de sérios prejuízos que vão ser capazes de mudar todo o estilo de vida das pessoas que conhecemos atualmente. Afetando suas relações pessoais, a forma de pensar e de agir. 
 Vivemos um período da história que já é marcada por grandes mudanças tecnológicas e suas consequências. As grandes empresas do mercado são hoje, empresas de tecnologia, como o “UBER” que não possui nenhum carro, o “AIRBNB” que não possui nenhuma casa entre outros exemplos. Com esse avanço todos os setores econômicos vêm mudando e se conectando de forma que a cada dia se torna mais virtual e cheio de plataformas, criadas para facilitar as práticas do dia a dia. 
De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, a sociedade é formada por relações líquidas que se perdem em meio ao vazio emocional e os obstáculos tecnológicos. Assim os relacionamentos se tornam a cada dia mais virtuais e ligeiros, enquanto o uso da tecnologia aumenta ainda mais esse abismo, se tornando armadilhas para todos que não à usam com cautela. 
Através da 4.0, assim conhecida por muitos economistas, a 4ª revolução industrial beneficiará apenas aqueles indivíduos preparados e capacitados, que serão inseridos no mercado de trabalho, a fim de gerenciar essa nova tecnologia. Desta forma as diferenças econômicas se tornaram cada dia maiores e mais difícil de serem transpostas 
Atualmente cerca de 12 milhões de brasileiros estão desempregados, tal fardo pressionou a economia nacional para baixo, causando um momento de muita crise em todos os setores. Imaginando que de acordo com o ciclo econômico são as famílias que impulsionam toda a cadeia, o número de desempregados com a 4.0 será muito maior e mais grave. De modo que aqueles que não pensarem e se profissionalizarem serão marginalizados de maneira ainda mais cruel, causando o efeito que especialistas chamam de darwinismo tecnológico. 
Ademais, essa revolução começou por volta do início do século XXI e vem caminhando a passos largos para uma revolução mais palpável e visível. Ela prejudicará seriamente aqueles considerados “preguiçosos intelectuais", e tornará a vida das pessoas mais distantes. Tornando a convivência emocionalmente mais frias, a população mais que viveu através de trabalhos braçais ainda mais pobres.

Continue navegando

Outros materiais