Buscar

Prova I - Sociedade e meio ambiente

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637454) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16875926
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Considerado o berço do novo homem, no Vale da Mesopotâmia, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam drasticamente. Uma das mudanças mais marcantes é a fixação do homem à terra, que dá origem à propriedade. Dessa maneira, deve-se aos mesopotâmicos vários elementos de nossa civilização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O círculo de 360 graus e o processo aritmético da multiplicação.
(    ) O ano de 12 meses, a semana de 7 dias e a divisão do dia em 24 horas.
(    ) A crença nos horóscopos e os 12 signos do zodíaco.
(    ) A descoberta das vacinas, diminuindo imensamente o caos sanitário decorrente da falta de saneamento.
(    ) O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da Lua.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	2.
	Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	De acordo com o novo estilo de vida, o sedentarismo, o homem passa a provisionar a oferta de alimentos. Agora, as civilizações não estão mais a mercê da mãe natureza, e, assim, além da gestão das terras cultiváveis, passam a demarcar territórios, surgindo o conceito de propriedade. Com relação a esta nova era, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de propriedade implica um reconhecimento formal daquela extensão de terra, e de direito exclusivo ao uso da comunidade que a delimitou.
II- Desde as primeiras negociações, para que fossem delimitadas as terras, eram feitos acordos por escrito, para evitar conflitos entre os povos.
III- O mais famoso destes acordos para a definição de propriedades foi o código de Hamurabi.
IV- De acordo com historiadores, Hamurabi era um típico legislador, criando leis inéditas que orientassem as civilizações na conduta de suas ações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Os ciclos econômicos brasileiros, como o do café, soja, mineração, borracha, pecuária extensiva, afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e continuam causando problemas ambientais. Com relação aos principais problemas ambientais e suas causas, analise as sentenças a seguir:
I- O crescimento populacional é uma das principais causas dos problemas ambientais.
II- A utilização não sustentável dos recursos naturais associados à pobreza desencadeiam problemas ambientais.
III- A falta de responsabilidade ambiental e a ignorância ecológica contribuem para o desequilíbrio ambiental.
IV- O desenvolvimento tecnológico e biotecnológico polui e degrada o meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Durante o processo de fixação das aldeias e comunidades próximas aos locais de cultivo, o ambiente natural sofreu profundas modificações. É nesse período que surgiram também os primeiros aglomerados humanos, que precisava dar vazão ao excedente agrícola produzido. Dentro deste contexto, e com relação às alterações nos ecossistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A urbanização ocorreu preferencialmente em terras férteis, próximas a rios e vales. A construção de diques e reservatórios era uma prática comum a este tempo.
(    ) A transformação dos leitos dos rios mudou características essenciais para a manutenção desses ecossistemas. O que antes era um rio de corredeiras, passou a ser lêntico, influenciando sobre a qualidade de água.
(    ) O uso de tecnologias favoreceu a ampliação das populações, e, no que tange à exploração dos recursos hídricos, entende-se que os rios passaram a "trabalhar" para o homem e a comunidade de entorno, mas não foram decisivos para seu estabelecimento.
(    ) O assentamento das cidades, o uso contínuo dos recursos da terra e a utilização de novas tecnologias, foram fatores preponderantes para o esgotamento do meio ambiente a níveis insustentáveis, observado muitos anos depois.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana. Com o passar dos anos, a sociedade os viu como parte da vida diária, que não merece nenhuma atenção especial, basta colocá-lo na beira da calçada para ser recolhido (THOMAS; CALLAN, 2012). Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o surgimento da peste bubônica.
(    ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
(    ) Já na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos está presente na cidades, existem postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
(    ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:    
FONTE: THOMAS, J. M; CALLAN, S. J. Economia ambiental: fundamentos, políticas e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à revolução neolítica. Com relação às diferenças entre nomadismo e o sedentarismo no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nomadismo.
II- Sedentarismo.
(    ) Modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência.
(    ) Economia coletora motivada pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios animais que pretendiam caçar. 
(    ) Constituem a maioria da população mundial, ora vivem em cidades, onde têm trabalho e moradia fixos, ora vivem do campo, explorando os recursos naturais renováveis,como as fontes de água, a agricultura e a pecuária.
(    ) Data de aproximadamente 10 mil anos, quando a transformação climática permitiu o início da produção de alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - II.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	I - II - I - I.
	 d)
	II - I - II - I.
	8.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 b)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 c)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 d)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	9.
	Após a Revolução Neolítica, adoção do sedentarismo, surgimento das primeiras cidades, evolução da cultura urbana, os impactos para o meio ambiente foram se acentuando. Os muitos ciclos econômicos também contribuíram para a atual degradação que se encontra o meio ambiente brasileiro na atualidade. Com relação à sequência cronológica destes ciclos econômicos, observe os itens a seguir:
I- Ciclo do tráfico de escravos.
II- Ciclo do café.
III- Ciclo do Pau-Brasil.
IV- Ciclo da soja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	III - II - IV - I.
	10.
	A configuração do homem atual é reflexo das disputas do passado, a partir do momento em que as terras transformaram-se em propriedades particulares. De maneira geral, as leis de propriedade que impactam o ambiente natural também transformam o homem em dono de terras. A ganância e a cobiça, inerentes ao ser humano, antes desconhecidas, afloram em disputas de poder e produtos, visando não mais ao consumo imediato, mas ao acúmulo de riquezas. Com relação a essa mudança de comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir do momento em que os primeiros aglomerados surgiram na Mesopotâmia e foram ordenados política e economicamente, houve grande valorização do trabalho humano.
(    ) Com a divisão das sociedades em classes econômicas, o regime escravo torna-se uma prática comum.
(    ) Os primeiros escravos realizavam trabalho compulsório ou obrigatório, o que, de certa forma, impulsionou a economia das primeiras civilizações.
(    ) O regime de escravidão nos tempos da Mesopotâmia era atribuído às pessoas por motivos diversos, enquanto que nas sociedades modernas o escravo era aquele etnicamente inferior, vítima de preconceito racial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando