Buscar

Citometria de fluxo

Prévia do material em texto

Citometria
 de fluxo
Disciplina: Imunologia Clínica
Docente: Isabela da S. V. Rodrigues
Discentes:
Givaldir Antônio
Maycon Cortês
Naldson Lima
Rosimario Batista
Vannuci Santana
O que é citometria de fluxo?
 É uma metodologia capaz de analisar e caracterizar múltiplos aspectos físicos, químicos e biológicos de diferentes elementos, que se movem através de um sistema fluídico, por meio de um fonte de laser.
 Ou seja, é utilizada para contar, analisar o tamanho. Forma e propriedades das células individuais em uma população de células heterogenias. 
As informações obtidas pela citometria são extremamente quantitativas e podem ser analisadas detalhadamente por por programas e softwares de citometria de fluxo.
Cito metria fluxo
Célula medida movimento
O que é citometria de fluxo?
Citômetro de fluxo
Sistema fluido - Sistema ótico
Sistema eletrônico
Sistema fluido – introduz e alinha as partículas em um fluxo contínuo;
Sistema ótico – gera e coleta sinais de luz;
Sist. Eletrônico – converte os sinais ópticos em sinais eletrônicos, disponibilizando-os para análise no computador.
Citômetro de Fluxo BD FACSVerseTM
O princípio de funcionamento do FACS utiliza feixe de laser e um identificador de luz para a contagem individual das células íntegras que se encontram em suspensão.
Sistema ótico-eletrônico
Citômetro de fluxo
Sistema óptico do Citômetro de Fluxo BD FACSVerseTM
Cada anticorpo é marcado com um fluorocromo diferente,
As celulas são então analizadas.
5
O processo se inicia com a seleção de anticorpos, marcados com fluorocromos e específicos para o antígeno celular que permite caracterizar a população das células de interesse. Após o processamento da amostra, obtida a partir de fluidos ou processamento de tecidos sólidos, uma suspensão de células é introduzida no aparelho, fluindo em direção a um laser posicionado no caminho das células. Como o fluxo das células é laminar e o diâmetro do tubo se afunila, as células são forçadas a passar em fila única pela luz emitida pelo laser. O fluorocromo ligado ao anticorpo absorve a energia do laser e rapidamente emite essa energia em forma de luz, em comprimentos de ondas específicos de acordo com o fluorocromo empregado. A luz emitida é captada por um sistema óptico que é sensível a diferentes comprimentos de onda, permitindo que um ou mais marcadores sejam lidos ao mesmo tempo, transferindo essas informações para um computador acoplado ao sistema. 
O procedimento
Interpretação dos dados
Espalhamento frontal (FSC)
Espalhamento lateral (SSC)
Linfócitos / Granulócitos
Finalidades do exame
 Exames de citometria do fluxo são usados para confirmar a ocorrência de neoplasias, como linfomas, leucemias, como também para acompanhar e fazer a detecção de doenças que mede a eficácia do tratamento para saber se o paciente está respondendo bem ou não aos procedimentos. Isso é muito importante pois permite se necessário, a mudança, redução do tempo ou dose de tratamento que é tóxico e expõe o paciente a diversos efeitos colaterais. 
 O citômetro de fluxo permite estudar as células detalhadamente a partir de um sistema de marcação por anticorpos detalhados.
 A Citometria de fluxo em escala nanômetros permite avaliar partículas previamente ignorada nas análises tradicionais. Algumas delas sã capazes de detectar um grande discriminação de eventos raros, além de possuir resolução suficiente para detectar partículas, permitindo a análise de nanopartículas biológicas dentro de um contexto fenotípico. 
 Doenças diagnosticadas pela citometria de fluxo, são leucemias, hemoglobinúria paroxística, linfomas.
 
DOENÇAS
EFICÁCIA
Painel representativo da técnica de citometria de fluxo na análise de nossos dados: a) Seleção de células mononucleares periféricas (R1), b) Células CD45 negativas (R2) onde estão as EPCs, c) Portão CD34 x KDR mostrando celulas positivas para CD34, KDR e CD34/KDR.
bibliografia
Braga, Karla & Pimenta, Vanessa & Rodrigues, Fernanda & Santos, Thais & Araújo, Eugênio. (2016). CITOMETRIA DE FLUXO: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÕES EM PESQUISA. Enciclopédia Biosfera. 13. 304-319. 10.18677/Enciclopedia_Biosfera_2016_027. 
Guimaraes, Tania. (2014). PERFIL DE EXPRESSÃO DE CÉLULAS PROGENITORAS ENDOTELIAIS CIRCULANTES CD45-/CD34+/KDR+ EM MULHERES HIPERTENSAS NA PRÉ-MENOPAUSA EM COMPARAÇÃO COM MULHERES SAUDÁVEIS NORMOTENSAS.. 10.13140/RG.2.1.2323.9125. 
Obligado
Truminha!

Continue navegando