Buscar

Legislação Trabalhista e Previdenciária DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Graziella Heide (1290258)
	
	Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637272) ( peso.:4,00)
	Prova:
	15864996
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma das características do empregador é admitir os empregados e designá-los cada qual a seu cargo. Essa característica é chamada de poder de direção do empregador, que define a atividade a ser exercida pelo empregado dentro da empresa. Valendo-se do poder de direção é que Pedro contratou um diretor de sociedade e atribuiu um cargo de confiança a um funcionário. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o empregado diretor de sociedade e empregado de cargo de confiança.
	Resposta Esperada:
O empregado diretor de sociedade é amparado pela CLT e visto como empregado, caso cumpra algum dos requisitos que assim o caracterizem, como a subordinação. Por outro lado, para não ser considerado empregado, deve ter autonomia deliberatória e liberdade de horário.
Já o cargo de confiança geralmente é indicado a um funcionário da própria empresa, e possui algumas diferenças com relação aos demais celetistas, como a flexibilidade de horário, o que não faz gerar horas extras, por exemplo. Ele possui responsabilidades tal qual fosse o dono do negócio.
	2.
	O trabalho noturno, por ser mais penoso ao empregado, é remunerado de forma diferente do prestado diurnamente. Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. Entretanto, o trabalhador rural que labora no período noturno também possui direito ao adicional, com algumas diferenças comparadas ao prestado pelo trabalhador urbano. Nesse sentido, descreva as diferenças existentes entre o adicional noturno do trabalhador urbano e rural.
	Resposta Esperada:
Para o trabalhador urbano, é considerado noturno o trabalho prestado entre as 22h de um dia e as 5h do outro, já o trabalhador rural, é das 21h às 5h para o agricultor, e das 20h às 4h para os pecuaristas. Enquanto o adicional do trabalhador urbano é 20%, o rural é de 25%. A hora noturna do trabalhador urbano é reduzida, ou seja, 52 minutos e 30 segundos, enquanto o trabalhador rural não tem direito a hora reduzida.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais