Buscar

2 prova automação-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Disciplina: Avaliação: Prova:
Nota da Prova:
Automação Industrial (EPR11)
Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638154) ( peso.:1,50) 16937655
10,00
Legenda:	Resposta Certa	Sua Resposta Errada
1. Em processo de fabricação contempla-se a tecnologia de fabricação, que trata do fluxo de materiais, envolvendo a transformação dos materiais, aliada à tecnologia de gerenciamento, que consiste no gerenciamento do fluxo de informações para que se possa gerir esse fluxo de materiais. Sobre a Arquitetura de Controle de Sistemas de Manufaturas, analise as sentenças a seguir:
I- Na arquitetura de controle centralizado, as atividades referentes ao chão de fábrica são concentradas em um único equipamento.
II- Na arquitetura de controle hierárquico, os sistemas são construídos em níveis de controle, sendo arranjados de forma piramidal.
III- A arquitetura de controle centralizado apresenta facilidade de modificação e alta tolerância a falhas.
IV- A arquitetura de controle hierárquico não toma em consideração os resultados do nível inferior para a tomada de decisões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.
2. Os CLPs são utilizados para o controle de equipamentos em vários segmentos industriais. A evolução da tecnologia vem permitindo obter CLPs de baixo custo, o que possibilita a sua utilização também por empresas de pequeno porte, o que culmina em possibilidades de automatização de processos também nessas empresas. A redução de variáveis operacionais é uma das consequências benéficas. Com relação às qualidades e limitações dos CLPs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os CLPs são dispositivos bastante práticos. A praticidade desses equipamentos se relaciona com a sua
facilidade de instalação e operacionalização, não necessitando conhecimentos específicos para executar esse serviço.
( ) Uma das vantagens dos CLPs diz respeito à facilidade de identificação de falhas. Como existe uma interação entre hardware e software, é possível localizar as falhas no sistema criado pelo usuário.
( ) Os sistemas controlados por CLPs apresentam-se bastante flexíveis. Essa flexibilidade se relaciona com a padronização de todos os tipos de equipamento, que seguem um modelo padronizado. Isso significa que qualquer CLP pode ser prontamente substituído por outro de marca diferente.
( ) Com a expansão da automação nas últimas décadas, vários processos podem ser executados por máquinas a grande velocidade. De fato, uma das limitações dos CLPs diz respeito à sua velocidade de processamento frente às necessidades de processamento das máquinas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) F - V - V - V.
 c) F - V - F - F.
d) V - F - F - V.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php
1/4
3. A estrutura principal de um controlador lógico programável é dividida em três partes: entrada, processamento e saída. Estas funções são fundamentais para o perfeito desempenho dos programas e microprocessadores, com o objetivo de controlar os processos no ambiente industrial. Com relação aos princípios de funcionamento de um
CLP (Controlador Lógico Programável), assinale a alternativa CORRETA:
a) Análise da estrutura de entrada, comparação dos resultados obtidos, centralização dos dados e atualização dos dados de saída.
b) Avaliar o estado de entradas, realizar a centralização dos dados encontrados, comparar os resultados encontrados e processo de finalização.
 c) Processo de inicialização, verificar o estado das entradas, transferir para a memória os efeitos encontrados, comparar com programa do usuário e atualizar o estado das saídas.
d) Fazer a comparação com o programa do usuário, processo de inicialização, unificação dos dados e transferir os dados de saída.
4. Os Sistemas Flexíveis de Manufatura são um composto de equipamentos flexíveis e modelos automáticos de manuseio de materiais, aptos para processar volumes pequenos e médios de uma diversidade de modelos e partes, sendo monitorados por um sistema computacional e por mão de obra de operadores. A partir da definição de Sistemas Flexíveis de Manufatura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A diminuição nos tempos de processos produtivos pode ser alcançada com a aquisição e a instalação de novos equipamentos e substituição de material.
( ) A otimização nos processos produtivos de usinagem não depende exclusivamente da operação. ( ) A redução nos tempos de produção depende exclusivamente do estado de uso das máquinas.
( ) Para que seja possível ter uma real definição das velocidades e da fabricação das máquinas, é necessário avaliar as restrições do material.
( ) Para que seja possível configurar qualquer sistema de manufatura a partir de seus módulos básicos, não é necessário realizar testes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V - F.
 b) V - V - F - V - F.
c) V - F - V - F - V.
d) F - V - V - F - V.
5. Um Controlador Lógico Programável (CLP) pode ser definido como um equipamento eletrônico, composto por hardware e software, aplicável a sistemas industriais. Entre os princípios de funcionamento de um Controlador Lógico Programável (CLP), temos o Ciclo de Varredura. Assinale a alternativa CORRETA que melhor define o conceito de Ciclo de Varredura:
a) É um processo de limpeza dos circuitos instalados.
b) É um processo que verifica os estados das chaves principais.
c) É um processo que desativa todas as saídas.
 d) É um processo de leitura dos estados de cada uma das entradas, na qual se verifica se alguma foi acionada.
6. As entradas digitais são cabeamentos utilizados para regular eletricamente os sinais de entrada para possibilitar o processamento pelo microprocessador e possuem dois níveis: ligado ou desligado. Sobre os exemplos de
aparelhos que podem ser ligados às entradas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Sensores de proximidade capacitivos, interfaces de entrada, circuitos auxiliares, sensores de saída de dados, memória do programa monitor.
 b) Chaves ou micro fim de curso, sensores de proximidade sintéticos ou capacitivos, termostatos, controle de nível (que flutue).
c) Circuitos auxiliares, chave de fim de curso, sensores indutivos os capacitivos, termostato com controle de nível.
d) Memória do programa monitor, circuitos auxiliares, termostatos capacitivos, sensores para entrada de dados.
7. Em se tratando de CLPs, existem padrões de comunicação que se dividem basicamente em duas vertentes: os diferentes padrões estabelecidos pelos grandes fabricantes e os padrões internacionais. Assim, o usuário que
adquire equipamentos de um fabricante está condicionado a adquirir computadores e dispositivos que utilizem os mesmos padrões. Esse é um artifício que é amplamente utilizado também em outros segmentos de produtos eletrônicos. Assim, o que ocorre na prática é uma dificuldade de comunicação entre dispositivos que utilizem padrões diferentes. A ISO começou a desenvolver uma solução para esse problema a partir da especificação do padrão OSI (Open Systems Interconnect). Com relação aos padrões OSI, MAP e MMS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O padrão MAP tem como referência o padrão ISO-OSI. Assim, aplicam-se protocolos definidos por organismos internacionais, além de desenvolvimento de novos protocolos, que são submetidos aos sistemas internacionais de padronização.
( ) O conceito de cliente-servidor é corretamente descrito através do seguinte exemplo: um robô (cliente) executa um movimento de A para B de acordo com o requisitado por um controlador (servidor). Para isso, o cliente (robô) sinaliza a disponibilidade para executar o serviço para o controlador (servidor).
( ) O MMS (ISO-9506) é considerado o primeiro protocolo para chão de fábrica em nível de aplicação. Ele foi concebidopelo conceito cliente-servidor, ou seja, o cliente executa uma requisição de serviço e o servidor fornece o serviço solicitado.
( ) Os processos de padronização dos protocolos de comunicação não apresentam grandes dificuldades, visto que os maiores fabricantes não apresentam restrições (técnicas ou financeiras) em adquirir uma tecnologia padronizada, ou a abertura dos seus sistemas próprios para ampla divulgação e difusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - V.
 d) V - F - V - F.
8. Os CLPs surgiram da necessidade de facilitar o processo de trocas nas linhas de produção da General Motors, quando da troca do modelo a ser produzido. Desde então, buscou-se reduzir o tempo de setup e programação desses equipamentos e das linhas de produção que o utilizam. Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), de acordo com o sistema de programação utilizado, podem dividir-se em cinco gerações. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração.
II- Segunda geração.
III- Terceira geração.
IV- Quarta geração.
V- Quinta geração.
( ) Preocupação na integração e padronização dos protocolos de comunicação e programação dos CLPs.
( ) Programação intimamente ligada ao hardware. Para poder programar, era necessário conhecer a eletrônica do projeto do CLP.
( ) A programação passou a ser realizada por microcomputadores.
( ) Aparecem as primeiras linguagens de programação. Eram programadas em memórias, que depois eram colocadas no CLP.
( ) Possibilidade de conectar um teclado ou programador portátil para realizar a programação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - I - IV - II - III.
b) II - IV - III - I - V.
c) III - I - V - II - IV.
d) IV - V - I - III - II.
9. O CLP é um tipo de controlador largamente utilizado na indústria devido à alta tecnologia de hardware e software empregada, o que culmina em diversas características desejáveis, dentre as quais se pode destacar a sua
flexibilidade. Qual das características a seguir é um exemplo de flexibilidade dos CLPs?
a) Processamento rápido e preciso das informações dos dispositivos de entrada.
b) Capacidade de realizar cálculos e operações numéricas.
 c) Mudanças no projeto podem ser realizadas apenas com a adição ou exclusão de linhas no programa fonte.
d) Capacidade de realizar operações complexas e rotinas avançadas.
10. Um CLP é constituído por um microprocessador. Além disso, apresenta também uma Memória de Programa, Memória de Dados, Interface(s) de Entrada e de Saída, além de Circuitos Auxiliares. Esses componentes fazem parte da chamada Arquitetura do CLP. Com relação a esses elementos que constituem o CLP e suas respectivas funções e características, analise as seguintes afirmativas:
I- A unidade de processamento ou CPU consiste em uma placa que usualmente fica separada das demais, podendo estar combinada em um mesmo módulo com os demais circuitos. Esse é um caso mais frequente em controladores de menor porte.
II- O Programa Monitor, como o nome indica, monitora e armazena o Programa do Usuário. Esse tipo de memória possui dois estados possíveis: RUN (em operação) e PROG (parado, carregando o programa aplicativo no CLP).
III- Os chamados Circuitos Auxiliares funcionam como uma tabela contendo informações que o CPU irá consultar no momento de avaliar as entradas e saídas do sistema. São vários circuitos em paralelo, cada um responsável por um banco de dados de determinada variável de entrada.
IV- A Memória do Usuário é uma região da memória responsável pelo armazenamento dos dados do programa do usuário, porém não armazena a aplicação desenvolvida pelo usuário. O programa da aplicação é armazenado na Memória de Dados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Outros materiais