Buscar

atividade de competencias absolutas e relativas processo civil

Prévia do material em texto

1)-Pesquisar no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo https://esaj.tjsp.jus.br/cjsg/consultaCompleta.do?f=1São Paulo: 
Dois acórdãos do tribunal de justiça: um sobre competência absoluta e outro sobre competência relativa.
Explicar os fundamentos de cada decisão dos acórdãos pesquisados (2º. Grau) que julgaram a respeito da competência absoluta ou relativa.
Apontar número do processo e vara de origem 1º. Grau e a   comarca de origem do Estado de São Paulo.        
A competência absoluta jamais pode ser modificada, pois é determinada de acordo com o interesse público, assim não é plausível de mudança pelas circunstâncias processuais ou vontade das partes.
A competência relativa, diz respeito ao interesse privado, ela é fixada de acordo com critérios em razão do valor da causa (Juizados Especiais Estaduais, Federais e da Fazenda Pública, que tem um teto previsto para o valor das ações) em razão da territorialidade (de acordo com a circunscrição territorial judiciária, foro comum: domicilio do acusado). A relativa só pode ser requerida pelo réu, no prazo da resposta sobre a penalidade de preclusão. Assim, o juiz não pode reconhecê-la de oficio, mas o Ministério Público pode alegá-la em beneficio de réu incapaz.
Caso 1 
1049159-22.2019.8.26.0100
Emerson Costa, cliente do banco Itaú, entrou com ação referente a possibilidade de ressarcimento o qual por seu entendimento, os 08 (oito) contratos de emprestimos realizados , estariam com taxas de juros superiores a tabela mais recente. O juíz do caso negou a necessidade de outros tipos de provas, vendo que se tratava apenas de analise do contrato já anexado ao processo, e pelo mesmo julgou improcedente o pedido, já que o banco estaria cobrando uma taxa aceitavel. Por fim a sentença ‘’ Diante do exposto, pelo meu voto,nego provimento ao recurso, e majoro os honorários advocatícios (NCPC, art. 85, §11), observada gratuidade de justiça e a condição suspensiva do NCPC, art. 98, §3º.’’.
O acordão do feito é relacionado a competencia relativa já que é pedido do Emerson Costa, onde seu interesse privado era o ressarcimento pelas taxas abusivas dos 8 contratos com o banco itau, porém teve seu provimento negado devido as taxas apesar de altas, não serem consideradas abusivas pelo tribunal.

Continue navegando