Buscar

Sociologia: Origens e Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 2
AULA 2
1. O autor considerado pai da Sociologia, Auguste Comte, acreditava que a nova ciência das sociedades deveria igualar-se às demais ciências da natureza que se pautavam pelos fenômenos observáveis e mensuráveis para que assim fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva ideológica é chamada de:
	
	
	
	Dadaísmo.
	
	
	Positivismo.
	
	
	Marxismo.
	
	
	Darwinismo.
	
	
	Iluminismo.
		2. Qual é a corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX e seus principais idealizadores foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX e acredita que a ciência é cumulativa, transcultural onde as idéias de percepção humanas são baseadas no conhecimento científico?
	
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	Teologia.
	
	
	Marxismo.
	
	
	Positivismo.
	
	
	Metafísica.
	Explicação: Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro. 
		3.
		O nascimento da Sociologia é atribuído tanto a SaintSimon (1760-1825) quanto a Augusto Comte (1798-1857), ambos franceses, que procuravam uma ¿física social¿ com métodos baseados nas ciências:
	
	
	
	Humanas uma vez que sempre compreendeu as especificidades e a subjetividade desta ciência.
	
	
	Naturais, como forma a encontrar leis universais que regessem os fenômenos sociais e desta forma se consolidar como ciência.
	
	
	Exatas, pois a sociologia buscava a compreensão exclusiva dos fatos físicos da sociedade.
	
	
	Antropológicas, pois buscava compreender as sociedades primitivas de maneira evolucionista.
	
	
	Naturais, uma vez que sempre compreendeu as especificidades e a subjetividade desta ciência.
	Explicação: A Sociologia surgiu sob as condições das mudanças profundas na sociedade. Sobretudo as revoluções industriais e a revolução francesa. As ciências existentes nesta época não apresentavam explicações convincentes nem mesmo o instrumental necessário para a compreensão de todas essas mudanças. Necessitava-se, então, de uma nova ciência. Surge o pensamento Positivista de Auguste Comte, considerado um dos fundadores da Sociologia. Ele utilizou-se o referencial das ciências naturais para garantir que a nova Ciência se configurasse como verdade científica e não apenas como opiniões especulativas.
		4.
		(UFAP) A sociologia nasce e desenvolve-se com o mundo moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações [...]. O mundo moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. A sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno.¿ As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofiapositivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. (IANNI, Octávio., A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social: USP, 1989). Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que:
	
	
	
	A sociologia se consolida como ciência de fato no século XIX, em resposta às graves crises provocadas pelo capitalismo e sua primeira corrente teórica foi o interacionismo simbólico.
	
	
	A sociologia nasce no século XX, principalmente, devido à Segunda Revolução Industrial, que modificou radicalmente as relações de trabalho na sociedade europeia.
	
	
	A sociologia nasce no século XVI motivada pelo surgimento do capitalismo e das contradiçõesentre capital e trabalho.
	
	
	A sociologia surge a partir da Revolução Industrial e Francesa, no século XVIII, e sua primeira corrente teórica foi o marxismo.
	
	
	As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio.
	Explicação: A sociologia surge em um contexto social específico, no século XIX, e foi fortemente influenciada pelo pensamento positivista da época. São autores positivistas como Augusto Comte e Émile Durkheim que inicialmente definem o campo de estudo e os métodos da pesquisa para essa ciência.
		5.
		Na Sociologia as contribuições de Augusto Comte foram fundamentais para sua consolidação como ciência. Indique o modelo filosófico de pensamento originário das ideias deste pensador:
	
	
	
	Dialética.
	
	
	Formalismo.
	
	
	Criticismo.
	
	
	Positivismo.
	
	
	Marxismo.
	Explicação:Positivismo.
		6.
		Todas as afirmativas apresentadas nas opções correspondem à compreensão da Sociologia enquanto ciência, EXCETO:
	
	
	
	A Sociologia é uma das três ciências sociais básicas, que são: a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política.
	
	
	A Sociologia  estuda os grupos sociais e a divisão da sociedade em camadas ou classes sociais.
	
	
	As formas de organização social do ser humano são objetos de estudo da Sociologia.
	
	
	A Sociologia estuda mais especificamente as diferentes culturas no mundo.
	
	
	A Sociologia estuda as relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio das instituições sociais.
	Explicação: A Sociologia é uma das  ciências sociais  que se caracteriza por  estudar  as relações sociais e as diferentes formas de associação entre os  seres humanos e os fatos sociais.
		7.
		Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando são validados. Essa atitude de veneração frente deve-se, A sociedade ocidental que produziu uma forma específica de explicar o mundo. Uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.  Essa definição se relaciona:
	
	
	
	à ciência
	
	
	à filosofia
	
	
	à religião
	
	
	ao mito
	
	
	ao senso comum
		8.
		A Sociologia e as outras ciências têm em comum:
	
	
	
	Estratégias metodológicas e problemas.
	
	
	Ideologias e desigualdades sociais.
	
	
	Campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.
	
	
	Ideologias e fatos sociais.
	
	
	Realidades sociais e ostracismo.
	Explicação: A sociologia não é a única ciência a pesquisar o homem em sociedade, outras áreas do conhecimento humano também se voltam para a compreensão do homem entre a história, a psicologia social, a economia e outras. O que essas ciências possuem em comum são as estratégias metodológicas e os problemas.

Outros materiais