Buscar

Impactos Positivos do Teletrabalho na Suframa

Prévia do material em texto

ARTIGO ORIGINAL
ANDRADE, Paulo Augusto de Freitas [1]
ANDRADE, Paulo Augusto de Freitas. Os impactos positivos da possível implementação do Teletrabalho na Suframa. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 04, Vol. 02, pp. 05-26. Abril de 2020. ISSN: 2448-0959
Contents [hide]
· RESUMO
· 1. INTRODUÇÃO
· 2. DESENVOLVIMENTO
· 3. SUFRAMA
· 4. SERVIDORES DA SUFRAMA
· 5. ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA, BUROCRÁTICA E GERENCIAL
· 6. TELETRABALHO
· 7. RELATÓRIO DO TCU
· 8. POSSÍVEIS IMPACTOS POSITIVOS DO TELETRABALHO
· CONCLUSÃO
· REFERÊNCIAS
RESUMO
O artigo trata dos impactos positivos da possível implementação do Teletrabalho na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), tem como objetivo mostrar que o desenvolvimento de uma administração gerencial, baseada no Teletrabalho, gera tanto mais eficiência, transparência e controle nas ações governamentais, quanto melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos. A metodologia usada na pesquisa foi a comparação da atual situação crítica da Suframa, consoante a “Auditoria Exposição da Administração Pública Federal a Fraude e Corrupção” do Tribunal de Contas da União (TCU), e a provável melhoria desse cenário com a implementação do Teletrabalho, gerando impactos positivos nos indicadores das Fragilidades nos Controles: Fraude e Corrupção; Gestão da Ética e Integridade; Gestão de Riscos e Controles Internos; Transparência e Accountability; Auditoria Interna e, por fim, Designação de Dirigentes. O referencial teórico baseia-se em Rennó, Cardoso, Medeiro, dentre outros. Por fim, concluiu-se que, com a possível implementação do Teletrabalho, via administração gerencial, há benefícios para todos os envolvidos: o governo, a sociedade e os servidores públicos.
Palavras-chave: Teletrabalho, Administração Gerencial eficiência, transparência, controle, Qualidade de Vida.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como tema os impactos positivos da possível implementação do Teletrabalho na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), visto que a instituição precisa de melhorias nos indicadores avaliados pelo TCU (Tribunal de Contas da União), conforme Auditoria Exposição da Administração Pública Federal a Fraude e Corrupção- 2018 do TCU. Uma vez isso feito, todos os envolvidos ganham: a sociedade, a instituição e os servidores. Para Medeiro (2018), o Teletrabalho pode possibilitar tanto uma melhora no controle dos processos quanto o foco em resultados.

Mais conteúdos dessa disciplina