Buscar

Fechamento do texto de Gadamer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REFERÊNCIA
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método 1-traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 11. Ed.Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2011.
	44-45p
	· No conceito de formação percebe-se claramente quão profunda é a mudança espiritual que nos permite parecer contemporâneos
· Conceitos e palavras decisivas, com as quais costumamos trabalhar, e quem não quer se deixar levar pela linguagem, esforçando-se para alcançar uma autocompreensão histórica fundamentada, para encontrar um caminho entre questões da historia da palavra e do conceito.
· A palavra formação se origina da Idade Média, sobrevive na mística do barroco e sofre uma espiritualização com bases religiosas.
· A religião formativa do século 19 guardou a profunda dimensão dessa palavra.
· Hoje, a formação está estreitamente ligada à cultura, a maneira especificamente humana de aperfeiçoar suas aptidões e faculdades.
· |Wilhelm e Humboldt, com o fino senso que lhe é próprio, já percebem perfeitamente uma diferença de significado entre cultura e formação,quando falamos de formação se referimos de algo mais elevado e mais íntimo,ou seja, modo de perceber que vem do conhecimento e do sentimento, conjunto do empenho espiritual e moral.
	46-47p
	· Aqui a formação significa mais que cultura. Ou seja, aperfeiçoamento de faculdades e de talentos.
· A ascensão da palavra formação desperta a antiga tradição mística, segundo qual o homem traz em sua alma a imagem de deus, o que se deve reconstruir em si mesmo.
· Desde o aristotelismo da Renascença, forma, vem sendo inteiramente desvinculada de seu significado técnico e interpreta de maneira puramente dinâmica e natural.
· Mas o conceito formação (Bildung) nos dias de hoje encontra-se a palavra imagem``(Bild), que abrange também o significado de ´´cópia``(Nachbild), quanto o de ´´modelo (Vorbild). 	Comment by Andre Gilioli: Esse é o tipo de formação que se procura hoje,uma formação voltada só para o mercado de trabalho,onde é tudo padronizado,sem se preocupar com a verdadeira formação,aquela que vem de dentro,particular de cada um.
· Aqui a transferencia é bastante evidente,pois o resultado da formação não se produz na forma de finalidade técnica,mas nasce processo interior de formulação e formação,permanecendo assim em constante evolução e aperfeiçoamento.
· Na formação é possível apropriar-se totalmente daquilo que lhe é instruído. Na formação adquirida nada desaparece tudo se preserva.
· A formação é o conceito genuinamente histórico, e é justamente o caráter histórico da ´´conservação`` o quem importa para a compreensão das ciências do espírito.
· O homem se caracteriza pela ruptura com o imediato e o natural,vocação que lhe atribui pelo aspecto espiritual e racional de sua natureza.
· O ser humano usa primeiro a emoção em vez da razão,por isso tem necessidade de formação.
	48-49p
	· Hegel descreve a formação prática como determinação fundamental do espírito histórico:reconciliar-se a si mesmo no ser-outro.
· Consiste em aprender que também o diferente tem sua validade e encontrar pontos de vista universais,entendendo ´´o que há de objetivo na sua liberdade ``,issento de interresses egoísticos.
· É justamente por isso que toda aquisição de formação conduz ao desenvolvimento teóricos,e Hegel fundamenta a apropriação específica do mundo e da linguagem dos antigos como o fato de que esse mundo é para nós suficientemente remoto e estranho,para produzir aseparação necessária que nos aparte de nós mesmos.
· Deve-se encontrar a essência verdadeiramente universal do espírito.
· Toda qualquer profissão tem relação com o destino,com a necessidade de nos entregar as tarefas que não assumiremos para nossos fins privados.
· A formação prática é posta à prova no fato de preencher as exigências de nossa profissão em todas as suas facetas.
· Entregar-se ao sentido universal da profissão,fazer com que sua profissão uma questão inteiramente sua.
	50-51p
	· Mas esse mundo contém ao mesmo tempo todos os pontos de partida e todos os fios de retorno a si mesmo,da familiarização,o reencontro de ´´si mesmo``,segundo a essência verdadeiramente universal do espírito.
· Hegel reconhece que é no preconceito classista ,que se pode encontrar com mais facilidade a essência universal do espírito.
· Reconhecer no estranho o que é próprio,familiarizar-se com ele,eis o movimento fundamental do espírito,cujo ser é apenas o retorno a si mesmo apartir do ser-outro.
· Nesse sentido,toda a formação teórica,mesmo o cultivo de idiomas e aquisição de concepções de mundos estrangeiros,é a mera continuação de um processo de formação que teve inicio bem mais cedo.
· Cada individuo particular que se eleva de seu natural a um ser espiritual encontra no idioma,nos costumes,uma substancia prévia de que se deve apropriar,como o aprender a falar.
· Com isso fica claro que o que perfaz a essência da formação não é o alheamento como tal,mas o retorno a si,que pressupõe naturalmente o alheamento.
· A formação não deve ser entendida apenas como o processo que realiza a elevação histórica do espírito ao sentido universal,mas também o elemento onde se move aquele que se formou.
· Para Hegel a formação como movimento de alheamento e apropriação,se realiza num total apodera mento da substancia,na dissoluçãode toda essência objetiva,o que só se alcança no saber absoluto da filosofia.
· O que importa é ter claro que ,também para as ciências históricas do espírito,que se distanciam de Hegel,a idéia da formação plena continua sendo uma idéia necessária,uma vez que a formação é o elemento no qual se movimentam.
	52-53p
	· Quem exercita sua memória,como uma mera capacidade,continua sem possuir o que é mais próprio da memória.
· Por ´´tato`` entendemos uma determinada sensibilidade e capacidade de percepções de situações,assim como o comportamento que temos nessas situações ,quando não possuímos nenhum saber baseado em princípios universais.
· Com o tato contornamos algo,mas contornar não significa desviar a vista de algo mais atentar para não esbarrar nele e poder passar ao lado.
· È também uma forma de conhecimento e uma forma de ser.
· Helmholtz denomina o tato incluindo a formação,é a função da formação tanto estética como histórica.
· Assim quem possui sentido estético sabe discernir o belo e o feio,a boa e a ma qualidade,e quem possui sentido histórico sabe oque é possível e o que não é possível para uma época,e tem sentido para distinguir o passado do presente.
	54-55p
	· Os pontos de vista universais para os quais a pessoa formada se mantem aberta não são um padrão fixo de validade,mas se apresentam apenas como pontos de vista de possíveis outros.
· Um sentido universal e comunitário... , está é de fato, uma formulação para a essência da formação.
· O determinante desse texto foi os estudos humanistas, que poderiam significar uma nova metodologia do século 17 para as ciências do espírito.
Acadêmicas: Gislaine Tolardo e Thaís Ribeiro de Moraes

Outros materiais