Buscar

Resumo Flavonoides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
 CURSO: FARMÁCIA
 ACADÊMICA: JOCELAINE MANCIAS JAVORSKI
ATIVIDADE EAD – RESUMO FLAVONÓIDES
	São uma importante classe de polifenóis, derivados dos fenilpropanóides, são hidrosolúvel, são composto de origem naturais dos grupos metabólitos secundários. São responsáveis pela coloração das flores,frutos, folhas, desenpenham um papel fundamental na proteção do vegetal atuando na proteção contra agentes oxidantes..Ficam localizados em vacuólos das células epidérmicas de folhas, frutos e flores e também no mésofilo.
	Sua estrutura quimica é composta por 15 átomos de carbono, pode-se apresentar em 2 formas (conjugados e forma livre), é classificada como flavonas,flavonóis e seus O-glicosídeos. Flavonas e flavonóis são pouco solúveis em água, enquanto flavonas são mais solúveis. Sua ação farmacológica, é antioxidante, anti-inflamatória, antiviral-antitumoral,atividade hormonal.
	Sua função nas plantas é antioxidante, proteção dos vegetais, proteção contra insetos, fungos, vírus, bactérias. Nos flavonóides temos o Ginkgo Biloba, ele possui cerca de 20 glicosídeos flavônicos e terpenos( que podem ser mono, di e sesqui). Já o maracujá é um sedativo ontem tem acido fenólico, flavonóides, os Citroflavonóides, são obtidos dos frutos de diversos citrus rutacea.
	A classe de flavonóides, o núcleo é a estrutura básica, sempre começa a numerar pelo anel C, eles se diferenciam pelo estado de oxidação e saturação do anel C.
	Flavonas, eles não possuem ligação dupla entre os carbonos 2,3, não possuem OH no carbono 3, possuem carbonila no carbono 4, possuem ligação dupla entre os carbonos 2 e 3, não possuem OH no carbono 3, possuem carboxila no carbono 4. O flavonol eles não possuem ligação dupla entre os carbonos 2,3, possuem OH no carbono 3, possuem carbonila no carbono 4. Flavan_3_ol não possuem ligação dupla no carbono 2-3, tem OH no carbono 3, não possui carbonila no carbono 4. Antocianidinas tem ligação dupla entre oxigênio e carbono 2,3,4, o oxigênio do anel C possui uma carga positiva. Os isoflavonas o anel B está ligado ao anel C pelo carbono 3, ligação dupla no carbono 2,3 e carbonila no carbono 4. As chalconas os aneis A, B, estão ligado por uma cadeia aberta de 3 átomos de carbono. Auronas formado pela união de um anel do tipo benzofurano grupo benzilideno. 
Flavonoides C-heterosídeos: C-heterosídeos são diferenciados dos O-heterosídeos pela ligação açúcar-genina, sendo que nos primeiros a ligação é feita entre o carbono C-1 (anomérico) do açúcar e um ou dois carbonos do anel A do flavonoide (sempre nos carbonos 6 e/ou 8). 
Antocianos: Antociano é um termo empregado originalmente para descrever os pigmentos azuis de Centaurea cyanus As antocianidinas (forma livre) podem apresentar-se de maneira mais estável na forma de heterosídeos, chamadas de antocianosídeos.
Chalconas: possui um núcleo fundamental o 1,3-diarilpropano, modificado pela presença de uma ligação olefínica, de um grupamento cetona e/ou de um grupo hidroxila. São compostos precursores da via de biossíntese dos flavonóides.
Auronas:  As auronas são derivadas de 2-benzilidenocumaranona. A presença de uma ligação olefínica introduz, nessas estruturas, a isomeria geométrica. A maior parte das auronas de origem natural apresenta a configuração Z-olefina, sendo chamadas de Z-auronas.
Di-hidroflavonoides: As di-hidrochalconas não apresentam centros assimétricos. Da mesma forma que, nas outras classes de flavonóides as variações de estruturas consistem em substituintes hidroxilas, metilas, açúcares, alquilas, etc. dos núcleos fundamentais. Muitos di-hidroflavonoides foram identificados na forma de heterosídeos.
Isoflavonoides: Os substituintes mais comuns são os grupamentos hidroxila, metoxila e metilenodioxila. São conhecidas muitas isoflavonas substituídas por grupamentos isoprenila. Existem também, com frequência, 5-desóxi-isoflavonoides, assim como moléculas hidroxiladas em posição C-6 e C-2.
Neoflavonoides: O termo neoflavonoide é empregado para caracterizar um grupo de compostos de origem natural, contendo 15 átomos de carbono.
Biflavonoides: Os biflavonoides constituem uma classe de flavonóides diméricos, diferenciando-se de outros oligômeros, como as proantocianidinas, devido à sua origem biogenética comum. A maioria dos biflavonoides de ocorrência natural são dímeros de flavonas e flavanonas – raras vezes chalconas –, apresentando substituintes nas posições dos carbonos 5, 7, 4’ e, mais raramente, 5, 7, 3’, 4’. Os monômeros podem ser iguais ou de diferentes tipos: flavona-flavona, flavanona-flavanona ou flavona-flavanona. Certos grupamentos hidroxilas podem apresentar-se metoxilados. Os heterosídeos são pouco frequentes.
A Biosíntese dos flavonóides são formados por 3 aneis são sintética mista, eles são sintetizados apatir de duas vias, então é a vida do acetato e a via chiquimato.

Continue navegando

Outros materiais