Buscar

ATIVIDADE 10

Prévia do material em texto

AULA 09 – ATIVIDADES 10
		1a Questão
	
	
	
	Pedro é um jovem que pouco se interessa pelos conteúdos que são trabalhados no colégio. Seu maior interesse é pelo futebol, esporte no qual se destaca como o melhor do time desde os 4 anos de idade, pois apresenta velocidade, boa capacidade de driblar os adversários do jogo e sobretudo, jogar fazendo poucas faltas. Ele apresenta persistência e envolvimento com futebol, tem uma capacidade acima da média de sua idade e realiza jogadas tão criativas que surpreendem todos os técnicos. Marque a alternativa que sintetiza a informação correta sobre o desenvolvimento de Pedro.
		
	 
	Pedro tem altas habilidades e sua principal área de saber é a psicomotora.
	
	Pedro tem altas habilidades e sua principal área de saber é a inteligência espacial.
	
	Pedro tem Síndrome de Asperger, pois sua inteligência é acima da média e trata apenas de um interesse específico que é o futebol.
	
	Pedro é um menino que tem ansiedade em todas as tarefas que precisa se concentrar, exceto as relacionadas ao esporte.
	
	Pedro é um menino rebelde que precisa estudar as demais matérias, pois o futebol não representa uma inteligência ou habilidade específica.
	Respondido em 17/04/2020 14:04:22
	
Explicação:
Alunos com altas habilidades/superdotação necessitam de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem seu potencial
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?
		
	
	Transtorno de Personalidade
	
	Oligofrenia
	
	Síndrome de Asperger
	
	Autismo
	 
	Altas Habilidades
	Respondido em 17/04/2020 14:04:31
	
Explicação:
Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), as altas habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes. 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	João está sendo observado por sua professora com a suspeita de apresentar um quadro de Altas Habilidades devido seu desenvolvimento intelectual acima da sua faixa etária, bem como suas aptidões para artes e resolução criativa de problemas. Das categorias de Renzulli, quais comportamentos fazem parte dos 3 anéis referentes ao comportamento da pessoa com altas habilidades?
		
	 
	habilidades gerais e/ou específicas acima da média; envolvimento com a tarefa e níveis superiores de criatividade.
	
	habilidades gerais e/ou específicas acima da média; alta criatividade e capacidade psicomotora acima da média de sua faixa etária.
	
	habilidades gerais e/ou específicas acima da média, inteligência lógica-matemática e precocidade de interesses em relação ao trabalho.
	
	habilidade numérica, mecânica e espacial acima da média e facilidade para falar em público.
	
	inteligência lógico-matemática, criatividade, inteligência linguística e artística acima da média de sua faixa etária.
	Respondido em 17/04/2020 14:05:06
	
Explicação:
O conceito de altas habilidades envolve os indivíduos que demonstram elevado potencial em áreas gerais ou específicas (cognição, aptidão acadêmica, habilidades pessoais e interpessoais, liderança e artes). Este estudo objetivou uma revisão da literatura referente à Teoria Triádica da Superdotação, idealizada e desenvolvida por Joseph Renzulli e Franz J. Mönks visando possibilitar uma maior compreensão deste conceito, tomando como referência os fundamentos teóricos que embasam a identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando