Buscar

Literatura Infantojuvenil exercicios 1A

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 1 Abr 2020, 17:47
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 1 Abr 2020, 17:57
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo 2 de seu livro Almeida (2011) diz que: “Como o homem sempre teve e tem necessidade de acreditar em forças mágicas para poder explicar o que acontece à sua volta ou no mundo, a literatura contempla essa busca com”:
Escolha uma:
a. Os contos de fadas.
b. As fábulas.
c. Os contos de fadas, as fábulas.
Justificativa: Encontra-se na p. 30 do livro onde a autora diz que: “Como o homem sempre teve e tem necessidade de acreditar em forças mágicas para poder explicar o que acontece à sua volta ou no mundo, a literatura contempla essa busca com os contos de fadas, as fábulas, os contos populares, parábolas que eternizam o enredo e a ideologia neles contida. Nesse sentido, a literatura infantil entra em cena. ”
d. Os poemas e fábulas.
e. Os poemas e contos de fadas.
Feedback
A resposta correta é: Os contos de fadas, as fábulas..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na visão de Almeida (2011) a literatura infanto-juvenil tende a ser o primeiro contato do leitor com a literatura em si. Segundo ela esse primeiro contato deve servir para:
Escolha uma:
a. Mostrar aos pequenos que existem pessoas boas e más, tais como os personagens dos livros.
b. Expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência.
Justificativa: Encontra-se na p. 17 do livro onde a autora diz que: ” Assim, por iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. ”
c. Garantir que a criança aprenda a ler.
d. Desenvolver a imaginação e a criatividade da criança.
e. Expandir a capacidade de tomar decisões e despertar o prazer pela leitura.
Feedback
A resposta correta é: Expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A literatura infantojuvenil desempenha um papel importante, no sentido de desalienar a criança, o que significa não entregar pensamentos prontos, mas _________________________. Sem esquecer que está fazendo arte, reconstruindo o mundo, a literatura voltada para crianças e jovens leitores deve propiciar a formação de uma consciência crítica, contrária àquela que contorna os problemas, que os aceita e permite ficarem como estão. Assim sendo, analise o trecho faltante e complete com a sentença correta:
Escolha uma:
a. Fazer a criança repetir.
b. A entregar pronto à criança.
c. Fazer a criança a reproduzir, ou seja, fazer igual.
d. prender a aprender a ler.
e. Ensinar a pensar.
A literatura infantojuvenil desempenha um papel importante, no sentido de desalienar a criança, o que significa não entregar pensamentos prontos, mas ensinar a pensar. Logo, é indubitável que as produções não enfoquem temas relacionados à violência e nem incentivem posturas sociais aliadas ao preconceito ou à exclusão. “Literatura é arte e, como tal, as relações de aprendizagem e vivências que se estabelecem entre ela e o indivíduo, são fundamentais para que este alcance sua formação integral (sua consciência do eu + o outro + o mundo em harmonia dinâmica)”.
Feedback
A resposta correta é: Ensinar a pensar..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É sabido que a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com novas formas, novas propostas, novos caminhos, em meados da década de 70, graças à contribuição de Monteiro Lobato,
PORQUE
Há transmissão de valores da sociedade em obras voltadas para as crianças.
Obras essas que raramente tinham o ensejo de tornar a leitura uma fonte de prazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
Monteiro Lobato é “o pioneiro a escrever para as crianças brasileiras histórias que deixavam a visão maniqueísta de lado” (p. 13) e “a função pedagógica, e não literária, presente nos primeiros livros infantis, implicava a ação educativa do livro sobre a criança, dificultando sua decisão e escolha do que e como ler.” (p. 14 e 15). Essas justificativas tornam as asserções verdadeiras. No entanto, a segunda não justifica a primeira, pois “antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional, traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, e Hans Christian Andersen(...) histórias populares recolhidas da tradição oral, presentes em todos os povos do mundo, as quais apontavam para a moralidade e o sentido educativo (p. 18 e 19). Observamos que o objetivo da literatura infantil não é uma abordagem de forma utilitária, como pretexto para o ensinamento de preceitos pedagógicos ou morais.
b. As duas asserções são proposições falsas, mas a segunda é uma justificativa da primeira.
c. As duas asserções são proposições falsas e não se justificam entre si.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, sendo a segunda justificativa da primeira.
e. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por volta dos anos 70 a literatura infantil toma novos rumos e começa a se apresentar de novas maneiras, ela vem com propostas inovadoras e com novos caminhos. Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira começa no ano de:
Escolha uma:
a. 1976 com Eva Furnari.
b. 1949 com Tatiana Belink.
c. 1955 com Maurício de Souza.
d. 1958 com Jean Piaget.
e. 1921 com Monteiro Lobato.
Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira, propriamente dita, começa com Monteiro Lobato, em 1921, com a obra A Menina do Narizinho Arrebitado. Ele foi o pioneiro, isto é, o primeiro que escreveu para as crianças brasileiras histórias com qualidade literária. Antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional, traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, e Hans Christian Andersen.
Feedback
A resposta correta é: 1921 com Monteiro Lobato..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade. Segundo um autor muito conhecido por todos nós, “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage (efeitos nocivos) dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”. Tais considerações referem-se ao autor:
Escolha uma:
a. Ana Maria Machado.
b. Jean Piaget.
c. Monteiro Lobato.
Assim, por iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade. Segundo Lobato (1964, p. 250), “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage (efeitos nocivos) dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”. De acordo com o autor, a literatura infantil teria que dizer à imaginação dos leitores, e que aqueles que tivessem na infância o contato com uma leitura prazerosa estenderiam o “progresso autoeducativo” para a fase adulta.
d. Olavo Bilac.
e. Maurício de Souza.
Feedback
A resposta correta é: Monteiro Lobato..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questãoSabendo que, na fábula, os protagonistas das histórias são animais personificados, e algumas associações com as características humanas feitas pelas fábulas mantiveram-se fixas em várias histórias, aponte a alternativa cujo excerto não aborda corretamente tais definições em “O leão e o ratinho”, fábula de Esopo, recontada por Jean de La Fontaine.
Escolha uma:
a. Seu Leão, esse favor, eu jamais esquecerei. Se puder, algum dia, ainda lhe pagarei, disse o ratinho.
b. E o ratinho humildemente, cheio de satisfação, estendeu sua patinha ao grande e velho leão!
c. E assim dizendo, o ratinho correu e muito feliz entrou no seu buraquinho. E o leão tranquilamente, embrenhou-se na floresta.
d. Amigo, não me agradeça, entretanto aprenda bem, não faça pouco dos fracos, confie neles também!
e. Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos, ouvia-se a passarada que regressava a seus ninhos.
Na alternativa A há narração e, nas alternativas B, C e D, tem-se personificação das características próprias do ser humano. O francês Jean de La Fontaine, no século XVII, criou o que hoje conhecemos como a forma definitiva desse tipo de narrativa e a introduziu efetivamente na literatura ocidental. No prefácio de sua primeira coletânea das Fábulas (1668), La Fontaine registra a sua intenção de instruir, de ensinar: “Sirvo-me de animais para instruir os homens.” (LA FONTAINE, 1668, [s. p.]) .
Feedback
A resposta correta é: Caía a tarde na selva. E ao longe pelos caminhos, ouvia-se a passarada que regressava a seus ninhos..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No final do século XVII, surge a literatura como uma produção didática e não literária no mundo infantil, com o objetivo de transmitir os valores sociais na vida das crianças, assim como, o enfrentamento da realidade e a criação de hábitos de leitura. A sociedade desta época surgia de um grande declínio de um sistema absolutista que apoiou muitas revoluções, estas revoluções contribuíram para a propagação de uma determinada sociedade que justifica a literatura como produção didática. A ação era pragmática e tentava estabelecer todos os padrões de comportamentos exigidos por uma sociedade:
Escolha uma:
a. Burguesa.
Este caráter didático da produção para a infância surgiu no final do século XVII com o intuito de ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e propiciar a adoção de hábitos. Assim, essa função pedagógica, e não literária, presente nos primeiros livros infantis implicava na ação educativa do livro sobre a criança, dificultando sua decisão e escolha do que e como ler. Extremamente pragmática, procurava estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesa que se estabelecia.
b. Capitalista.
c. Monarquista.
d. Liberalista.
e. Anarquista.
Feedback
A resposta correta é: Burguesa..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A literatura infantil corresponde de alguma forma, aos anseios do leitor e à sua identificação com ele. Por isso, trabalhar o imaginário e a fantasia, através de uma abordagem de questões cotidianas, individuais e universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário / realidade do cidadão em desenvolvimento. Como acentua Nelly Novaes Coelho, a literatura infantil é:
Escolha uma:
a. A literatura infantil é um processo muito utilizado pelo docente apenas para trabalhar como base de suas metodologias pedagógicas.
b. Literatura Infantil é uma linguagem que visa apenas a habilidade de leitura e a formação de um leitor.
c. A literatura ocupa um espaço na educação infantil, apesar da criança pequena não ter prazer em manusear livros e ouvir história.
d. A literatura infantil é, antes de tudo, “literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização”.
Assim, a literatura infantil corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e a sua identificação com ele. Por isso, trabalhar o imaginário e a fantasia, através de uma abordagem de questões cotidianas, individuais e universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário / realidade do cidadão em desenvolvimento.
Como acentua Nelly N. Coelho (2000, p. 27), a literatura infantil é, antes de tudo, “literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.”
e. É um fenômeno que deve estar presente apenas no ensino fundamental dos anos finais, onde a criança tem maturidade para compreender e interpretar melhor o que lê.
Feedback
A resposta correta é: A literatura infantil é, antes de tudo, “literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização”..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A arte da literatura começa a ser produzida de uma nova perspectiva. Inicia o entendimento de que através das histórias o leitor pode levar a criança para o mundo da imaginação, fazendo com que eles imaginem cenários, conheçam novos modos de agir. Com esta renovação, alguns autores alegam que a literatura infantojuvenil passa a apresentar uma diversidade grande de matizes narrativos e com muita variedade de gêneros e de temas nas suas publicações. Todas estas mudanças passam a atender às necessidades de um público:
Escolha uma:
a. Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual.
Com essa renovação, segundo Abílio e Mattos (2006), constata-se que a literatura produzida para crianças e jovens começou a contar com uma grande diversidade de matizes narrativos e com uma imensa variedade de gêneros e temas em suas publicações. Essa riqueza, sem dúvida, começou a atender às necessidades de um público que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual. Surgem, então, novos escritores como Maria Mazzetti, Fernanda Lopes de Almeida, Lygia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado, Sylvia Orthof, Marina Colasanti, Ruth Rocha, Roseana Murray, entre outros.
b. Que apresenta interesse em contos literários para a leitura.
c. Que apresentam interesse em publicar cada vez mais contos literários.
d. Que tem objetivos claros de que a literatura ajuda muito, mas em sala de aula como recurso de alfabetização.
e. Não passam a atender nenhuma necessidade mais importante do que a que já estava construída no início de nossa história.
Feedback
A resposta correta é: Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando