A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Apol Biomecânica

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Biomecânica
Leia o texto a seguir: 
“A cinemetria objetiva a determinação da posição, do deslocamento, da velocidade e da aceleração, enquanto descritores das características cinemáticas dos segmentos e do próprio corpo humano. Tais parâmetros podem ser mensurados por intermédio de câmeras de vídeo, de sistemas opto-eletrônicos, de acelerômetros, ou dos eletrogoniômetros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMADIO, A. C., SERRÃO, J. C; A Biomecânica em Educação Física e Esporte. Revista Brasileira de Educação Física do Esporte. São Paulo, v.25, p.15-24, dez. 2011 
Com base nessa informação e no livro base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, analise as sentenças a seguir sobre a cinemetria (medir o movimento). Na sequência assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
I. Qualquer tipo de análise de movimento exige um conhecimento profundo de bases anatômicas e cinesiológicas, planos e eixos de movimento, assim como uma boa noção de tempo e espaço.
II. Os sistemas de análise de movimento podem ser baseados na captura de imagens em foto ou vídeo, na captura de referenciais do indivíduo (pontos) ou mesmo no registro das acelerações causadas nos segmentos corporais durante a atividade.
III. Os sistemas de análise se diferenciam quanto à facilidade e ao custo de operação, não sendo possível determinar qual a “melhor” ou “pior” opção, apenas aquela que é mais ou menos adequada para responder à dúvida existente.
IV. Independentemente do sistema de análise utilizado, não é possível observar com grande clareza e objetividade o movimento realizado e, desse modo, não se pode determinar as melhores estratégias de intervenção. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois correspondem as técnicas de mensuração da cinemetria. Já a afirmativa IV é falsa, isso porque independentemente do sistema de análise utilizado, é possível observar com grande clareza e objetividade o movimento realizado e, desse modo, determinar as melhores estratégias de intervenção, seja para manutenção, recuperação ou melhora do desempenho naquela determinada tarefa.
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, V, F, V
Questão 2/10 - Biomecânica
Leia o texto a seguir: 
“Alguns aspectos da biomecânica manifestam-se de forma muito característica no treinamento de força. Um dos principais diz respeito aos sistemas de alavancas, representados tanto em segmentos corporais como em equipamentos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, C.S; PINTO, R.S.  Cinesiologia e Musculação. Artmed, 2006, p.13 
De acordo com os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre os conceitos de alavancas criado por Arquimedes, enumere, na ordem sequencial, os três tipos de alavancas a seguir às suas respectivas características:
 
1. interfixa
2. interpotente
3. inter-resistente
 
(   ) quando a força se encontra entre o ponto de apoio e a resistência.
(   ) quando a articulação se encontra linearmente entre o ponto de aplicação da força (inserção muscular) e ponto de aplicação da resistência (carga externa, por exemplo).
(   ) quando é a resistência que se encontra entre o apoio e a força.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: interfixa, quando a articulação se encontra linearmente entre o ponto de aplicação da força (inserção muscular) e ponto de aplicação da resistência (carga externa, por exemplo); interpotente, quando a força se encontra entre o ponto de apoio e a resistência; ou inter-resistente, quando é a resistência que se encontra entre o apoio e a força (livro-base, p. 78).
Questão 3/10 - Biomecânica
Leia o excerto abaixo: 
“As fibras musculares são compostas por diversas finas tiras denominadas miofibrilas. As miofibrilas contêm proteínas contráteis da fibra muscular e apresentam uma estrutura característica. Cada miofibrila apresenta 1 a 2 cm de diâmetro e é composta por muitos miofilamentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEUMANN, D. A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação. Rio de Janeiro: Elsevier Health Sciences, 2010. p. 57. 
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, os dois tipos de miofilamentos são:
Nota: 10.0
	
	A
	Citocina e nebulina.
	
	B
	Titina e troponina.
	
	C
	Nebulina e actinina.
	
	D
	Actina e miosina.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “[...] os filamentos de actina e miosina são os responsáveis pela geração de uma conexão física entre as estruturas do sarcômero (pontes cruzadas), geração da tensão e, por consequência, do movimento” (livro base, p. 57).
	
	E
	tropomiosina e desmina.
Questão 4/10 - Biomecânica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] testes biomecânicos podem ser realizados com várias finalidades: para testar e/ou comparar diferentes métodos de fixação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALMOLIN, F; PINTO FILHO, S.T.L; CORTES, A.M; BRUN, M.V; CAUDURO, C.R; SCHOSSLER, J.E.W. Biomecânica óssea e ensaios biomecânicos - fundamentos teóricos. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, n.9, p.1675-1682, set, 2013.
 O acelerômetro é um dispositivo bastante útil e que tem ficado cada vez mais popular. Considerando o fragmento acima e o livro-base Biomecânico: aspectos históricos e conceituais sobre o acelerômetro, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Esse dispositivo fornece dados sobre a aceleração e, por serem pequenos e leves, podem ser fixados em todo o corpo, medindo individualmente o movimento de segmentos ou pontos específicos do sujeito.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, porque o acelerômetro “são pequenos dispositivos que fornecem dados a respeito da aceleração e que, por serem pequenos e leves, podem ser fixados em todo o corpo, medindo individualmente o movimento de segmentos ou pontos específicos do sujeito” (Livro-base, p. 35).
	
	B
	Esse dispositivo é utilizado para avaliar os torques ao redor das articulações durante diferentes tipos de ações musculares. Uma aplicação bastante popular desse dispositivo é na avaliação de assimetrias na capacidade de geração de força.
	
	C
	Esse dispositivo realiza uma avaliação de flexibilidade dos músculos flexores do quadril a partir de uma posição específica, que mensura a capacidade flexível de tais músculos.
	
	D
	Por serem dispositivos pesados – apesar de pequenos –, acabam interferindo na execução do movimento e limitando seu uso a alguns movimentos apenas.
	
	E
	O acelerômetro falha muitas vezes para conseguir observar movimentos que ocorrem fora do plano observado, sendo necessária a adoção de dispositivos mais complexos.
Questão 5/10 - Biomecânica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A análise biomecânica em praticantes de artes marciais busca a compreensão e quantificação da sobrecarga mecânica imposta ao aparelho locomotor; para isso, há a avaliação isocinética”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, S.M. et al. Análise biomecânica dos músculos extensores e flexores do joelho, por meio do dinamômetro isocinético, em praticantes de artes marciais. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 18, n. 31, jun.2012. 
As diferentes análises biomecânicas nos fornecem informações importantes sobre vários aspectos do movimento humano, principalmente quando relacionados ao desempenho esportivo. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre os dispositivos para análises biomecânicas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Alguns recursos que nasceram de forma experimental e bem limitada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.