A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Apol Biomecânica 2

Pré-visualização | Página 3 de 3

do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista Brasileira de Educação Física do Esporte. v. 21, p. 61-85, dez. 2007, p. 61.
 Entre as quatro grandes áreas da biomecânica, uma delas consegue avaliar, por meio da dinamometria, quais são as forças geradas em razão das ações motoras realizadas, as quais podem ser internas ou externas, dependendo do tipo de informação que se deseja. De acordo com o fragmento de texto e o livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, essa área que emprega o dinamômetro para avaliar as forças geradas por ações motoras corresponde...
Nota: 10.0
	
	A
	à audiometria.
	
	B
	à anatomia.
	
	C
	à cinemática.
	
	D
	à cinética.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “A Cinética consegue avaliar, por meio da dinamometria, quais são as forças geradas em razão das ações motoras realizadas, as quais podem ser internas ou externas, dependendo do tipo de informação que se deseja. Por estarem diretamente ligadas ao movimento executado, as forças que o causaram tiveram influência nas repercussões no fenômeno analisado (Amadio; Serrão, 2007)” (Livro-base, p. 26-27).
	
	E
	ao controle.
Questão 9/10 - Biomecânica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Biomecânica é uma disciplina entre as ciências derivadas das ciências naturais, que se ocupa de análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, de análises físicas de movimentos do corpo humano”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMADIO, A. C., SERRÃO, J. C; Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista Brasileira de Educação Física do Esporte. v. 21, p. 61-85, dez. 2007, p. 61. 
Apesar da disciplina de biomecânica ter sido incluída de forma relativamente recente na grade curricular dos cursos de Educação Física de todo o Brasil, seus conceitos e suas aplicações são antigos e muito úteis às mais diversas áreas da ciência. Considerando o livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre as áreas de conhecimento da biomecânica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	a biomecânica estuda áreas relacionadas ao movimento e à massa corpórea do ser humano, incluindo o funcionamento de músculos antagônicos e tecidos epiteliais.
	
	B
	a biomecânica é uma das formas para estudar a maneira como o homem se adapta às leis da mecânica quando realiza movimentos involuntários.
	
	C
	a biomecânica é uma ciência bastante ampla, que se apropria de conceitos de várias áreas para desenvolver teorias e práticas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa porque “A biomecânica é uma ciência muito ampla, a qual acaba se apropriando de conceitos de diversas áreas para poder desenvolver seu raciocínio. Todas essas áreas, de alguma forma, estão interligadas e, portanto, é necessário compreender a biomecânica como um todo, para que as análises tenham real sentido” (livro base, p. 25).
	
	D
	a biomecânica é uma disciplina derivada das ciências naturais que se preocupa exclusivamente com a análise física do sistema nervoso.
	
	E
	a biomecânica trabalha diferentes áreas de conhecimento, cujo método avaliativo se volta para aos aspectos dos sistemas muscular e nervoso.
Questão 10/10 - Biomecânica
Leia o texto a seguir: 
“A denominação das forças normalmente varia conforme o objetivo de aplicação da alavanca, podendo ser denominadas de força 1, força 2 ou força A e força B, e assim consecutivamente. No caso do corpo humano, as forças normalmente são chamadas de força potente (força exercida pelo músculo) e força resistente (força que resiste ao movimento gerado pelo músculo). A força resistente está relacionada à massa do segmento e à carga externa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, C.S; PINTO, R.S.  Cinesiologia e Musculação. Artmed, 2006, p.14 
Tendo o livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais como base e os conteúdos abordados nas aulas, assinale a alternativa que apresenta os três tipos de alavancas presentes no esqueleto humano:
Nota: 10.0
	
	A
	rosca scott, tríceps testa e fixa;
	
	B
	anterior, ventral e frontal;
	
	C
	interfixa, interpotente e inter-resistente;
Você acertou!
Comentário: os três tipos de alavancas presentes no corpo humano são: interfixa, quando a articulação se encontra linearmente entre o ponto de aplicação da força (inserção muscular) e ponto de aplicação da resistência (carga externa, por exemplo); interpotente, quando a força se encontra entre o ponto de apoio e a resistência; ou inter-resistente, quando é a resistência que se encontra entre o apoio e a força (livro-base, p. 78).
	
	D
	sagital, medial e distal;
	
	E
	vasto medial, vasto intermédio e vasto lateral;

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.